3 de novembro - 2021

Gestão pedagógica: 5 passos para uma equipe criativa!

Preparar uma equipe pedagógica criativa é um grande desafio para a gestão escolar. Na vida adulta, por diversas vezes acabamos nos esquecendo de exercitar habilidades básicas, como a criatividade. Isso afeta diretamente a forma como trabalhamos, nos relacionamos e produzimos. 

Quando se trata de gestão pedagógica, isso é ainda mais importante de ser levado em consideração, afinal, educadores lidam com a responsabilidade diária de engajar os alunos e transmitir conteúdos de forma envolvente na escola. Quando o professor não exercita sua criatividade, os alunos são afetados negativamente no processo de ensino e aprendizagem.

Neste artigo, vamos entender o que é a criatividade e como podemos auxiliar a equipe docente da escola a desenvolvê-la!

Criatividade: O que é esta habilidade afinal?

Todo mundo já ouviu falar sobre pessoas mega criativas que revolucionaram o mundo, mas a criatividade parece ainda ser algo abstrato demais para a maioria das pessoas. Isso porque a criatividade envolve inúmeros mitos, que nos afastam da sua real definição. Logo de início, devemos entender o que a criatividade não é, para começarmos a entender, de fato, o que ela pode ser. 

Ser criativo não é um dom, ter clarões de ideias a todo momento e nunca errar em suas propostas. Diferente do que muitos pensam, a criatividade não é uma habilidade dada a apenas alguns seres humanos, mas sim, uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Por isso, ainda que sua equipe esteja desanimada, imersa na monotonia e presa à rotina, com a ajuda de algumas técnicas, é possível mudar este quadro na sua gestão pedagógica.

Gestão pedagógica: Saiba como montar uma reunião pedagógica com a equipe

Qual é a importância de estimular a criatividade ao longo da vida?

O ser humano nasce criativo e, com o passar do tempo, vai deixando esta habilidade de lado. Você já percebeu como as crianças se comportam diante de novos desafios? Elas não têm medo de errar, estão sempre abertas ao novo e possuem ideias inovadoras para soluções práticas, sem grandes esforços. Isso é comprovado pelo teste de criatividade feito pelo cientista de Geord Land, realizado com um grupo de 1.600 crianças de 5 anos. 

Quando o teste foi realizado pela primeira vez, 98% das crianças participantes foram definidas como “gênias”. Já na segunda fase das experimentações, quando as crianças estavam com 10 anos de idade, o resultado foi de 30%. O teste se repetiu a cada 5 anos, mostrando que, enquanto as crianças cresciam e se desenvolviam, a criatividade era atrofiada. 

Esses resultados deixam clara a importância do estímulo à criatividade ao longo de toda a vida. Quando usamos as técnicas corretas, melhoramos significativamente nossa capacidade de criar de forma inovadora. Veja abaixo um vídeo que explica como isso pode ser colocado em prática!

Gestão pedagógica: 5 passos para uma equipe criativa na escola!

Como já falamos, a habilidade de criatividade pode e deve ser estimulada na vida adulta por todas as pessoas. Para uma gestão pedagógica, este estímulo é super importante, por promover uma melhora no processo educacional da instituição e gerar bons resultados para a escola como um todo. 

Professores treinados para serem criativos e inovadores inspiram e engajam seus alunos, melhorando o rendimento escolar e gerando impactos em toda a comunidade escolar. Por isso, para ajudar sua equipe docente a ser mais criativa e inovadora, fique atento aos elementos básicos da criatividade:

  • Associação;
  • Questionamento;
  • Observação;
  • Networking;
  • Experimentação.

Separamos 4 dicas para te ajudar neste processo!

1- Dê autonomia aos professores

A autonomia pressupõe confiança e, a confiança estimula muito a criatividade. Quando a gestão pedagógica mostra que está junto com a equipe docente ao ponto de confiar e permitir o máximo de autonomia possível, a autoestima dos professores melhora bastante. 

Com uma boa autoestima gerada pela confiança da gestão pedagógica, os professores terão mais segurança para abrir a mente e deixar a criatividade fluir. Dessa forma, a autonomia oferecida aos professores irá gerar bons resultados.

2- Apoie as iniciativas na sua gestão pedagógica

Uma boa gestão pedagógica abraça as novas ideias e as consideram possíveis até que se prove o contrário. Isso não quer dizer que devemos aprovar toda e qualquer proposta, mas avaliar e ouvir com disposição, antes de vetar. Apoiar as iniciativas dos professores é essencial para que eles se sintam acolhidos neste processo de desenvolvimento da criatividade. Por isso, esteja sempre atento e aberto.

3- Crie oficinas de criatividade

Treinar professores criativos é um desafio, mas é um desafio super importante de ser cumprido. Por isso, aposte em oficinas que despertem o interesse, a criatividade, o prazer e as experiências empíricas da equipe docente. Com alguns recursos simples, é possível despertar novos sentidos, ideias e visões de mundo. 

Você pode trazer profissionais capacitados neste tema para a escola, ou, até mesmo, criar sua própria oficina a partir de materiais disponíveis na internet. Existem inúmeros conteúdos sobre isso no YouTube, por exemplo. Separamos dois vídeos de oficinas que podem te inspirar: 

4- Gerencie o tempo para pausas criativas 

A pausa é essencial para que o cérebro humano se reconecte com a criatividade. Por isso, procure criar espaços estratégicos nas agendas dos professores para que eles possam se beneficiar de um tempo ocioso. Isso é super importante e precisa estar previsto dentro do tempo de trabalho da equipe. Assim, você terá uma equipe muito mais preparada, criativa e inovadora para potencializar os resultados da sua escola!

Dica extra de gestão pedagógica: Aposte em projetos criativos na escola!

O incentivo à leitura é essencial para uma educação criativa na escola e para a boa formação de um indivíduo. Neste vídeo, você vai conhecer o Projeto de Incentivo à leitura que engaja professores, alunos e pais no processo educacional!

Saiba mais sobre o Projeto SuperAutor. Clique aqui!

E aí, vamos colocar estas dicas em prática?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.