A BNCC, Base Nacional Comum Curricular, é um documento que tem muita importância para as instituições de ensino. É por meio desta base que professores e gestores podem aprimorar o trabalho desenvolvido na escola e refletir sobre seu papel na vida dos alunos. A gestão escolar é uma das áreas mais interessadas na melhora do processo educacional da instituição. Por isso, é importante que os gestores busquem promover uma gestão escolar alinhada à BNCC.
Mas o que isso quer dizer na prática? É evidente que a aplicação das normas da BNCC não são responsabilidade única e exclusiva da gestão escolar. Mas é importante ter em mente que muitas das escolhas importantes da escola, partem da gestão escolar. Uma boa gestão entende que o projeto político pedagógico, a organização do calendário escolar e os projetos pedagógicos da escola precisam estar alinhados à BNCC.
Leia também: Planejamento pedagógico: Saiba como realizar em 5 passos!
Os professores e demais profissionais da equipe escolar colocam em prática as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, mas, antes disso, os gestores escolares planejam e organizam as atividades para que a escola caminhe nesta direção. Ou seja, o papel da gestão escolar é:
- Planejar a implementação da BNCC na escola;
- Ficar de olho em como está sendo a implementação no município e estado em que a escola está inserida;
- Estudar a BNCC para pensar formas de tornar seu entendimento mais simples para as equipes;
- Entender os direitos de aprendizagem e buscar referências para que eles sejam aplicados.
Leia também: Gestão de equipe pedagógica: 5 dicas de sucesso!
Principais pontos da BNCC que não podem faltar na escola
A BNCC busca garantir que todos os alunos tenham seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento assegurados. Ou seja, este documento visa a formação integral do indivíduo, não apenas em aspectos pedagógicos, mas também sociais. No que diz respeito à educação infantil, a BNCC tem como determinação 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Leia também: Conheça 10 tópicos da BNCC que podem ser aplicados com o Projeto SuperAutor!]
Esses direitos de aprendizagem são focados no desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas e autonomia para lidar com as demandas sociais. São eles:
- Conviver;
- Brincar;
- Participar;
- Explorar;
- Expressar;
- Conhecer-se.
Como alinhar a sua gestão escolar à BNCC
O SuperAutor é um projeto pedagógico alinhado à BNCC que trabalha o exercício da alfabetização e do letramento com incentivo à leitura, criatividade e protagonismo. Com uma metodologia inovadora, o SuperAutor permite que seus alunos criem histórias autorais escritas e ilustradas por eles. Ao final do projeto, as histórias são transformadas em livros de verdade! Legal, né?
Quando a escola apoia projetos de incentivo à leitura, como o SuperAutor, promove também diversas competências previstas pela BNCC, como:
- Habilidades de interpretação de texto;
- Enriquecimento do vocabulário;
- Pensamento crítico e capacidade de argumentação;
- Ampliação das visões de mundo.
E aí, vamos alinhar a gestão escolar à BNCC e promover um projeto inovador na escola? Clique aqui para saber mais!