8 de novembro - 2021

Fim de ano na escola: Como fidelizar pais e alunos no período de rematrícula?

O período de rematrícula no fim de ano na escola é o momento onde os pais buscam avaliar todas as atividades, programas e projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano. Além disso, um fator primordial que influencia essa decisão é o rendimento escolar dos alunos diante de tudo o que foi executado na escola. 

Por isso, um dos maiores desafios das escolas no fim de ano é gerar valor aos pais e alunos e promover retenção de matrícula. Neste artigo, vamos entender como é possível fidelizar a comunidade escolar durante o ano todo para que o período de rematrículas seja um sucesso!

Leia também: Planejamento pedagógico: Saiba como realizar em 5 passos!

Como gerar rematrícula no fim de ano na escola?

Com planejamento e organização estratégica, sua escola pode trocar a correria do fim de ano na escola, por projetos bem executados e um calendário pensado para a retenção de matrículas. Antes mesmo desse assunto ser pauta na instituição, é necessário apostar em diversas ações que gerem valor para a comunidade escolar, como:

  • Surpreender os pais;
  • Engajar alunos;
  • Valorizar professores;
  • Promover inovação;
  • Gerar prova social.

Planner coordenador pedagógico 2022: Passo a passo para montar o seu!

Mas o que geralmente acontece é que as escolas focam em outras áreas durante todo o ano letivo e, no último mês, trazem à tona a necessidade de reter matrículas. A comunicação com os pais a respeito deste assunto é focada na urgência e, o que poderia ser uma ação natural, acaba se tornando um dever a ser cumprido. 

O planejamento escolar deve ser pensado como um todo. Uma ação pedagógica bem realizada, deve estar nas metas de matrícula do fim de ano. Por isso, pense quais são as melhores estratégias para que a instituição possa cativar os pais e alunos gradativamente e as coloque no papel. 

Além disso, é muito importante que a Instituição:

  • Tenha metas claras e objetivas;
  • Faça pesquisas de opinião para entender o que mais funciona na escola;
  • Entenda seu público e faça propostas correspondentes à realidade;
  • Busque agregar as famílias nas atividades escolares;
  • Tenha um calendário pedagógico e administrativo estruturado;
  • Comece a incluir as comunicações sobre matrículas com antecedência.

Separamos 3 técnicas de fidelização que podem te ajudar a promover mais matrículas no fim de ano na escola!

1- Tenha um atendimento personalizado

Quando a escola é flexível às diferentes realidades e atua de forma personalizada e individualizada com pais e alunos, a retenção de matrícula é maior. Isso vai desde a sala de aula até as reuniões de pais. Os professores devem separar sempre um espaço para falar em particular com a criança, entender seus anseios, dificuldades, interesses e habilidades. 

Por sua vez, a coordenação pedagógica precisa agir da mesma maneira com os pais, separando um momento para tratar de assuntos mais profundos fora do coletivo. Tudo isso ajuda a promover um relacionamento para além da sala de aula, que fideliza as famílias.

2- Inclua pais e alunos nas tomadas de decisões

Envolver pais e alunos nas escolhas e decisões da instituição é uma ótima maneira de gerar reciprocidade. Quando oferecemos algo bacana a alguém, automaticamente, geramos a necessidade de retribuição. Comece incluindo a comunidade escolar nas decisões mais simples, como:

  • Melhor horário para reuniões;
  • Que tipo de atividade é melhor para ser realizada;
  • Organização de eventos comemorativos;
  • Logística de passeios extraclasse.

3- Faça sempre mais do que o esperado

Quando se trata de instituição de ensino, surpreender é primordial na hora de fidelizar. Isso porque estamos lidando com a emoção dos pais que estão em busca do melhor para os filhos. Quando a escola trata os alunos como indivíduos, se importa com cada criança de forma única e promove ações de impacto para marcar a experiência infantil naquele ambiente, os pais se esforçam mais para manter os filhos na escola.

Dica extra: Leve o Projeto SuperAutor para sua escola!

O SuperAutor é um projeto pedagógico pronto que ajuda escolas de todo o Brasil a incentivar a leitura e a escrita dos alunos. Com uma metodologia voltada para o desenvolvimento de habilidades da criança de forma autônoma, o Projeto entrega muito mais do que apenas uma atividade escolar.  

Nossa missão é transformar a vida de milhões de crianças por meio da valorização da leitura, da criatividade e da experiência de escrever e lançar o próprio livro. O SuperAutor é um passaporte para o mundo dos livros, do conhecimento e do futuro da criança!

E como isso acontece? 

Os alunos em fase de letramento escrevem e ilustram suas próprias histórias com a orientação do professor, em sala de aula. Ao final do processo de produção, as histórias são transformadas em livros de verdade, para serem autografadas no Super Evento de Autógrafos. 

Saiba mais sobre este projeto encantador que promove retenção de matrículas e muita mídia espontânea para as escolas!

Gostou deste artigo? Compartilhe com sua equipe pedagógica!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.