3 de fevereiro - 2021

Curso ABC: Saiba a importância da qualificação profissional na alfabetização para educadores

O Brasil é um país onde a alfabetização enfrenta muitos desafios. Isso porque contamos com desigualdades que afetam diretamente a educação, principalmente a educação infantil. A alfabetização, quando negligenciada na educação infantil, pode gerar cada vez mais o aumento do índice de analfabetismo nos adultos, o que torna as desigualdades ainda mais latentes. 

As desigualdades na educação são causadas por:

  • Falta de acesso à materiais didáticos
  • Ambiente pouco favorável aos estudos
  • Impacto da Regionalidade 
  • Pouco alcance da educação em áreas rurais
  • Trabalho infantil

Por esses e outros motivos o Pacto Nacional pela Alfabetização foi lançado. Este pacto é um acordo pensado para a implementação de projetos que são alinhados às metas do Plano Nacional de Educação. Este plano visa a alfabetização até os 8 anos, com o programa tempo de aprender, buscando reduzir esses impactos sociais causados pelo analfabetismo adulto. 

Uma das bases dessas medidas é a capacitação dos professores. Ou seja, a formação especializada e continuada. Os programas voltados para a educação do professor fazem muita diferença na qualidade da educação oferecida, seja ela pública ou privada. 

Leia o artigo Alfabetização: 4 dicas para qualificar sua equipe e melhorar este processo e entenda como colocar isso em prática na sua escola!

Alfabetização Baseada na ciência: Entenda como funciona este curso de capacitação

Este curso foi uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram 40 mil vagas para profissionais da alfabetização fazerem o curso online, com uma duração de 160 horas de aula. O ABC começou no dia 11 de janeiro de 2021 e os profissionais que participaram vão receber um certificado confirmando sua participação.

Saiba mais sobre o programa aqui!

Serão vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudos focados numa abordagem inovadora da alfabetização. Dentre os conteúdos, o curso trata sobre Literacia emergente, ou seja, os aprendizados que as crianças absorvem sobre a leitura e escrita antes mesmo de serem alfabetizadas.

Quer entender melhor sobre o que é a literacia emergente? Leia este artigo do Blog SuperAutor!

Como a alfabetização é impactada pela capacitação profissional dos educadores?

É inevitável que os métodos educacionais mudem e se aprimorem ao longo dos anos. Por isso, é importante para os profissionais da educação se manterem atualizados. Aquilo que funcionava antigamente já não funciona hoje em dia com a mesma eficácia. Isso porque o mundo mudou, as crianças estão tendo rotinas diferentes e, principalmente, estímulos diferentes.

Dessa forma, é papel da escola e do professor, oferecer uma alfabetização de qualidade, que esteja adequada às necessidades dos alunos e que os corresponda da melhor forma possível. Isso só é possível por meio da capacitação profissional dos educadores. Quando os educadores estão atualizados e bem preparados para lidar com os desafios do processo de alfabetização, tudo se torna muito mais fácil. 

Assista a conversa entre Claudia Costin e Priscila Cruz sobre a importância da formação de professores para o ensino.

Promovendo esta capacitação:

  • A escola aumenta a qualidade do ensino
  • Os alunos se tornam mais engajados
  • Novas técnicas e ferramentas são implementadas
  • O currículo escolar permanece atualizado
  • As desigualdades no ensino podem ser minimizadas

Então é essencial que os professores participem de cursos, palestras, seminários, workshops e diversos outros canais de comunicação para que melhorem cada vez mais como profissionais. Isso deve ser uma iniciativa própria de todo educador, mas também deve ser um interesse da escola. 

Os maiores beneficiados são os alunos e, por isso, instituições e educadores precisam estar unidos buscando melhorias para a educação oferecida. Lembrando sempre que os impactos disso trazem benefícios não só para o meio educacional, mas também para a sociedade como um todo.

E aí, gostou deste artigo? Comente aqui o que você achou!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.