25 de janeiro - 2021

O que é literacia emergente e qual sua importância?

Os conceitos de letramento e alfabetização são muito comuns no meio educacional. Esta é uma das etapas mais importantes da Educação Infantil e ela não começa necessariamente na escola. O ambiente escolar é sim o lugar onde a criança mais se desenvolve no que diz respeito ao letramento, mas as práticas de literacia devem começar desde cedo, em casa. 

A literacia emergente é tudo o que a criança aprende antes de formar um processo de letramento formal. O conceito de literacia emergente é muito ligado ao conceito de literacia familiar, afinal, os pais são os maiores promotores da literacia emergente no período pré-escolar da criança.

Vamos entender melhor como funciona a formação da literacia emergente e como isso é importante para o letramento infantil?

O que é a literacia emergente na prática?

É muito comum que os pais apresentem músicas, leiam histórias e conversem com a criança até mesmo antes dela saber compreender o código linguístico. Essas práticas formam um conjunto de experiências sociais interativas que simulam o processo de letramento. 

Essa experiência proporciona uma maior facilidade para a criança em momentos futuros. Quando a criança tem um contato maior com o mundo letrado desde cedo, a literacia emergente começa a criar repertório para que ela tenha um desenvolvimento maior na escola.

Por isso, é importante que os adultos proporcionem para a criança:

  • Interação verbal 
  • Leitura dialogada
  • Narração de histórias
  • Contatos com a escrita
  • Atividades diversas

Ou seja, todas essas ações associadas ao desenvolvimento de competências do vocabulário formam a literacia emergente. É muito importante quando a criança toma consciência de que as palavras são formadas por diversos sons, as letras formam sílabas e as palavras são formadas pela junção de tudo isso. 

Assim, a literacia emergente permite que a criança:

  • Adquira consciência fonológica
  • Estabeleça conexões entre a linguagem escrita e falada
  • Comece a ter experiências com a linguagem
  • Responda aos estímulos auditivos
  • Transforme desenhos em sons

O Projeto Pedagógico que promove literacia emergente!

Você já ouviu falar do projeto SuperAutor? Se você quer aumentar o protagonismo infantil e a autonomia dos alunos, nada melhor do que transformar seus alunos em autores de suas próprias histórias. 

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Já para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Como funciona o projeto pedagógico?

Este projeto é uma ferramenta pedagógica, ou seja, ele auxilia a escola nas atividades do dia a dia. A escola pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

Ao final de todo o trabalho de criação do livro em sala de aula, os pais:

  • Escrevem a biografia dos filhos
  • Escolhem uma foto para ser colocada no livro
  • Compram os livros. 

Assim, a equipe SuperAutor começa a confeccionar os livros e prepará-los para a entrega. Leia um de nossos livros! 

Quais são os resultados deste projeto pedagógico pronto?

O resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos! Esse evento lindo pode ser no próprio ambiente escolar, numa livraria, casa de festas… enfim, onde a escola achar melhor! Ah, e todos os exemplares adquiridos até o prazo de entrega combinado serão entregues na escola sem nenhum custo de frete!!!

Entenda melhor como funciona o super evento de autógrafos!

O que a escola tem que pagar para participar?

Esse projeto pedagógico pronto é uma parceria entre o SuperAutor e a escola, por isso, a escola não paga para participar do projeto. Nosso único retorno financeiro vem com a venda dos livros impressos. Conheça o nosso Super Livro impresso! 

E a parte mais legal do nosso projeto é que ele é realizado no Brasil e também nos Estados Unidos.  Conheça o projeto SuperAuthor US! 

Por este motivo, nós incentivamos muito o trabalho bilíngue. As crianças podem escrever suas histórias e aproveitar para treinar a escrita e a leitura em outros idiomas. 

E aí, já conhecia o termo literacia emergente? Compartilhe este artigo!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.