O processo de desenvolvimento da aprendizagem do ser humano consiste na junção de experiências biológicas, psicológicas e sociais que norteiam o contexto em que está inserindo, resultando no desenvolvimento cognitivo. Esse processo ocorre em diferentes fases durante a vida, tendo seu início na primeira infância (de zero a cinco anos), em que a criança começa a assimilar respectivas emoções em distintas situações, como forma de se comunicar com as pessoas ao seu redor.
Sendo assim, o sujeito constrói o seu conhecimento a partir das experiências intrínsecas e das influências externas. A maneira como uma pessoa se envolve com o conhecimento pode ser mudada de acordo com diferentes etapas da sua vida e, principalmente, da forma que ela lida com a interpretação do que lhe é ensinado e o que a instiga a aprender.
Educar em casa: 5 dicas para ajudar seu filho no desenvolvimento escolar
Como funcionam as etapas de desenvolvimento da aprendizagem da criança?
O desenvolvimento cerebral de uma criança acontece nos primeiros cinco anos de vida. Isso porque é na primeira infância que o corpo se desenvolve constantemente, organizando o cérebro e o seu funcionamento ao longo da vida, o que dá embasamento para iniciar o processo educacional escolar e familiar.
A construção do conhecimento da criança passa por 5 etapas até que elas estejam prontas para interpretar as coisas ter uma base de argumentação. São elas:
- Compreensão: quando a criança é exposta a uma modalidade de aprendizagem e todo tipo de informação oferecida a ela deve ser interpretada e compreendida.
- Retenção: quando essa informação é gravada na mente da criança e, a partir disso, ela começa a caminhar passo a passo no desenvolvimento mental.
- Prática: a criança deve exercitar o que lhe é ensinado. Para que isso aconteça, é importante que ela seja motivada para tal.
- Disseminação: transmitir o conhecimento adquirido para alcançar mais pessoas.
- Criar: a partir de tudo o que aprendeu até aqui,, criar novos conhecimentos.
Protagonismo infantil: 3 formas de promover no seu filho
Qual é o papel dos adultos neste processo?
O primeiro contato da criança com o mundo é através dos pais e, a partir do momento em que ela é colocada na escola, dá-se o início da construção do conhecimento educacional. Os pais devem ser ativos na educação dos filhos desde o seu nascimento. O primeiro contato com o mundo e os ensinamentos de como se relacionar com as pessoas, vem dos pais. E não é diferente na educação formal.
Quando os pais demonstram interesses em entender as atividades que estão sendo realizadas pelas crianças, conversando sobre o que está sendo ensinado em sala de aula e compartilhando, simultaneamente, os seus conhecimentos sobre o assunto, a criança se sente preparada para dar continuidade aos seus estudos, pois tem a motivação dos pais.
Quando a criança começa a frequentar uma escola regular, esta tarefa é dividida com os educadores e profissionais da educação. Por isso, tanto os pais quanto a escola caminham juntos durante as fases de desenvolvimento da criança.
Neste sentido, cabe à escola:
- Trabalhar diariamente a captação do conhecimento por parte dos alunos;
- Estar atento ao desenvolvimento da criança durante as aulas;
- Propor atividades que ajudem no desenvolvimento da alfabetização e letramento dos alunos.
A participação dos pais na rotina escolar dos filhos é muito importante a medida em que colabora, além do desenvolvimento educacional, com a motivação da criança em buscar e aplicar os seus conhecimentos. A partir disso, quando as crianças adquirem essas instruções na rotina escolar, os pais devem dar prosseguimento em casa.
Por isso, é dever dos pais e responsáveis:
- Acompanhando a realização dos deveres de casa;
- Trocando aprendizados com os filhos;
- Participando das atividades propostas pela escola, motivando o filho a estudar ainda mais.
Além de contribuir na execução das atividades pedagógicas propostas pelos professores, você pode contribuir no aprendizado do seu filho praticando tudo o que ele aprendeu através de atividades lúdicas.
Atualmente, estamos vivendo uma pandemia do coronavírus (COVID-19) no mundo e, para preservar toda a população, algumas medidas preventivas estão sendo tomadas. No ambiente escolar, as aulas presenciais foram suspensas, o que irá interferir no calendário do ano letivo.
As profissões do futuro: Saiba como preparar seu filho para elas!
Pensando nisso, separamos 3 atividades lúdicas para que você ajude no desenvolvimento da aprendizagem do seu filho!
1- Montagem de blocos
Os brinquedos de montar são ótimos para ajudar a desenvolver o funcionamento motor dos alunos. Além de ajudar fisicamente, eles agem no cérebro como um verdadeiro quebra-cabeça que estimula o desafio, a resolução de problemas e, consequentemente, a concentração.
Estas atividades pedagógicas trazem benefícios como:
- Persistência
- Análise
- Criatividade
- Estratégia
- Atenção
2- Jogos de sequenciamento
Usar jogos que contam com sequenciamento, sejam eles de números, de tarefas, de palavras etc, é muito eficaz para desenvolver a concentração. Por isso, proponha aos alunos jogos que envolvem cumprir determinada ordem, como:
- Soletrar palavras ou frases
- Enumerar palavras relacionadas umas às outras
- Separar números impares de números pares
3- Atividades de leitura
A leitura é uma hábito que traz muitas melhorias para os seres humanos. Quando praticamos a leitura, estimulamos diversas áreas do nosso corpo e principalmente, da nossa mente. Ler é uma academia para o cérebro e uma ótima fonte de concentração. A dica é trazer este hábito para a sala de aula incorporando às atividades pedagógicas de uma forma lúdica e criativa.
Você pode:
- Criar rodas de leitura
- Rodízio de livros
- Debates em grupo sobre as leituras da semana
- Projetos de leitura
Trabalhar em conjunto é fundamental para garantir que a criança se desenvolva e adquira conhecimento. Quando o professor ensina em sala de aula e o pai coloca em prática em casa, todos ganham, pois o aluno é motivado nos dois locais e a sua produção será motivo de orgulho para ambos.
Tanto a escola quanto os pais precisam se dedicar para que tudo o que foi ensinado até aqui seja aproveitado e praticado pelo aluno e, consequentemente, ampliará o seu desenvolvimento educacional, preparando-o para as adversidades do mundo.
Projeto SuperAutor
Você já ouviu falar sobre o projeto que transforma alunos em autores? O SuperAutor é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita nas crianças. Para as crianças que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura.
Para as que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros.
Gostou deste artigo? Comece a ajudar no desenvolvimento da aprendizagem do seu filho?