
Alunos com dificuldade de concentração: como lidar com este desafio?
Views: 3K
A concentração é uma capacidade do cérebro humano que desperta muitas curiosidades. Ela demanda um alto funcionamento cerebral e é influenciada por diversos fatores externos. Dessa forma, o grande fluxo de informações que recebemos todos os dias por meios visuais, auditivos e textuais fazem toda a diferença e apresentam uma dificuldade de concentração. Tudo isso faz com que a concentração se torne um bem imaterial bastante estimado.
O cérebro humano pode se concentrar de 4 formas diferentes por meio da:
- Atenção seletiva
- Sustentada
- Alternada
- Dividida
Super Lista: 5 Atividades Pedagógicas de concentração para crianças agitadas
O que causa a dificuldade de concentração?
Os motivos que levam um aluno a ter dificuldade de concentração são muitos. Assim, eles podem variar desde uma doença até uma falta de engajamento do aluno. Mas, além disso, é muito importante entender quais são as possíveis causas da dificuldade de concentração para conseguir lidar com estes problemas de forma eficiente. De qualquer forma, identificar e entender quando o aluno está apresentando essas dificuldades é fundamental.
A dificuldade de concentração pode ser causada por:
- Ausencia familiar
- Aulas pouco estimulantes
- Transtornos de aprendizagem
- Transtorno do déficit de atenção
Essas causas são muito comuns, mas ao mesmo tempo são difíceis de diagnosticar. Por isso, é de extrema importância que ao menor sinal que a criança der, os pais façam o encaminhamento do aluno para um profissional especializado, que possa ajudar a solucionar estes problemas. Mas como é na escola que as crianças passam a maior parte do tempo, os professores precisam estar bastante atentos e informados para perceber quando a criança está demonstrando uma dificuldade de concentração.
Por isso, fique ligado nos sintomas:
- Queda do rendimento escolar
- Aumento das conversas paralelas em aula
- Esquecimentos frequentes
- Falta de iniciativa nas aulas
- Cansaço constante e desestímulo
Autismo na escola: 4 dicas para promover a inclusão
Como estimular a concentração dos alunos
O estímulo à concentração deve acontecer desde o maternal. É muito comum escolas trabalharem estes aspectos nos alunos, principalmente nesta primeira fase escolar onde a criança ainda está sendo introduzida no mundo escolar. É claro que o acompanhamento profissional é muito eficaz no estímulo à concentração, mas ainda assim existem formas muito eficazes de ajudar alunos com dificuldade de concentração em sala de aula.
Primeiro, você precisa:
- Observar os seus alunos individualmente
- Reorganizar e repensar sua rotina
- Entender o que tem tirado o foco dos alunos
Depois de fazer estes 3 passos, você pode começar a pensar atividades e ações que atendam as necessidades individuais e coletivas dos alunos, organizar sua rotina de forma que atenda estas necessidades e englobe as novas atividades e retirar tudo o que tem tirado a atenção dos seus alunos da sala de aula.
Separamos algumas dicas que vão te ajudar a diminuir a dificuldade de concentração dos seus alunos!
Promova uma ginástica cerebral com os seus alunos
Criar atividades que estimulem a criatividade e exercitem o cérebro de formas diferentes é essencial para diminuir a dificuldade de concentração dos alunos. A rotina do dia a dia acaba esgotando a mente de qualquer pessoa, principalmente a mente das crianças. Isso porque as crianças têm uma necessidade maior de ter contato com novidade para se manterem interessadas.
Você pode exercitar o cérebro:
- Criando brincadeiras de faz de conta
- Incentivando produções musicais e contato com a musicalidade
- Promovendo oficinas de textos e histórias
- Incentivando o debate em grupo na aula
- Estimulando o lado artístico das crianças por meio do teatro
Use a gamificação à seu favor
As crianças hoje em dia começam a ter os primeiros contatos com os jogos online desde bebês. Para muita gente isso representa algo ruim ou prejudicial, mas fato é: Não dá pra competir com esses mecanismos eletrônicos em pleno século XXI. A dica é juntar-se com eles para conseguir atrair a concentração dos alunos em sala de aula.
Existem muitos jogos online que trabalham conteúdos educacionais de forma eficiente, como:
- Jogos matemáticos
- Sobre meio ambiente
- Literários
- Científicos
Comece um projeto pedagógico
Os projetos pedagógicos são ótimos aliados para aumentar o engajamento dos alunos em sala de aula e, consequentemente, diminuir a dificuldade de concentração. O projeto pedagógico SuperAutor, por exemplo, incentiva a leitura e a escrita e ainda promove uma maior concentração dos alunos em sala de aula.
Para os que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. Assim, os alunos terão a concentração necessária e os estímulos certos para aprender muito mais na escola.
Gostou das dicas? Comece a incentivar a concentração dos seus alunos!

Por: Amanda Guimarães
Views: 3K
Bom dia
Gostei muito das dicas até salvei para usar no meu dia-dia com os alunos e aplicar com eles.
Trabalho em escola especial e a as dificuldades são muitas e a gente precisa ajudar a melhora isso neles, fazer a diferença pra eles.
Oi Joana, que bom que o conteúdo foi útil para você!
Sou Pai de gêmeos de 10 anos. O Bernardo está muito disperso e desfocado. Em sala dispersa com os lapis e recortes diários. Estou preocupado… tem excelentes notas e eh EXTREMAMENTE dedicado.. as coisas se misturam nos deixando loucos…
Vc tem referencias bibliográficas?
Olá, tudo bem? Gostei das dicas apresentadas para assas abordagens do criar possibilidades de motivar e estimular o aluno no despertar da consciência fonológica, ou seja, a aprendizagem. Bom dia!
Puxa, legal essas dicas aí. Com certeza ajudarão muito no processo de aprendizagem… continuem assim??
boa tarde! gostei muito do assunto tema de suma importância ao nosso cotidiano.
Não tem o que eu preciso, o meu trabalhos de casa era saber o que eu posso fazer para quando não posso falar porque sou mal educado em sala de aula.
Beijinhos, Best.
Excelente trabalho.