SuperAutor – Um Projeto Pedagógico Encantador

Alfabetização e letramento: Como desenvolver de forma lúdica

Alfabetização e letramento: Como desenvolver de forma lúdica

O período em que uma criança é alfabetizada é um marco que gera impactos em toda sua vida. Quando falamos de alfabetização e letramento, estamos falando de um processo que insere as crianças na sociedade em que vivem e as torna parte de um grupo. Ou seja, a habilidade de escrever, ler e interpretar os códigos linguísticos é muito importante e é essencial para que os indivíduos exerçam plena cidadania. 

Todas as experiências vividas pela criança nesta etapa são decisivas para a eficácia de seu aprendizado. Por isso, a alfabetização e letramento da criança precisa acontecer de forma natural, lúdica e divertida, afinal, as crianças aprendem muito mais dessa forma. Isso porque a ludicidade proporciona momentos de aprendizagens que vão além da sala de aula. 

Alfabetização e Letramento: Conheça os principais métodos e saiba como aplicá-los!

Quando usada na alfabetização e letramento, a ludicidade: 

Ou seja, quando o professor consegue usar a ludicidade para ensinar em sala de aula, ele pode obter resultados surpreendentes no processo de alfabetização e do letramento dos alunos. Saiba como melhorar o desenvolvimento da aprendizagem dos filhos e alunos!

Como inserir a criança na alfabetização de forma lúdica

A ludicidade é não só uma forma prazerosa de ensinar e aprender, como é também uma forma de ensinar alunos com dificuldades de aprendizado. Nesses e em outro casos, diversificar os métodos de ensino é uma ação muito eficaz. Não deixe de se atualizar e estar sempre trazendo novidades e atividades lúdicas para sua aula, isso é muito importante para manter seus alunos engajados

Por que é importante iniciar o letramento nas atividades pré-escola!

Por isso, separamos 3 formas práticas de inserir a ludicidade na sua aula e engajar seus alunos no processo de alfabetização e letramento!

1- Use trabalhos manuais

Os trabalhos manuais são muito usados na educação infantil. Eles são uma forma lúdica de ajudar a criança a se manter engajada e atenta na aula, sem entrar na monotonia do dia a dia. Mas quando os professores usam essas atividades não só para sair da rotina, mas também para ensinar algo relevante aos alunos, os trabalhos manuais são muito mais otimizados e bem aproveitados. 

Além disso, os trabalhos manuais ajudam a criança a desenvolver:

Você pode usar estas atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento dos seus alunos de diversas formas. Além disso, uma dica legal é fazer recorte de palavras e letras de revistas e jornais e montar diferentes palavras a partir destes recortes. Dessa forma, nesta atividade, o aluno não só trabalha seu raciocínio lógico, como tem diversas experiências sensoriais a partir das texturas diferentes de cada papel. 

2- Musicalidade

A música faz muito sucesso no meio infantil e as crianças adoram ouvi-las e dançar com elas. Dessa forma, é muito comum ver desenhos, filmes e jogos infantis que contam com uma grande trilha sonora. Isso não é atoa, pois a música desperta inúmeros sentidos no cérebro humano, como por exemplo:

Além disso, a música faz o tempo passar mais rápido, ela envolve a criança e  proporciona uma sensação de prazer à quem escuta e torna tudo mais leve. Por isso, envolva a musicalidade no processo de alfabetização e letramento e transforme o aprendizado em algo lúdico e prazeroso para a criança. 

3- Aposte em brincadeiras

A brincadeira é uma prática muito importante para a educação como um todo. Ou seja, não se trata apenas de deixar a criança livre sem nenhum objetivo por trás disso e sim, de conduzir o conhecimento e o aprendizado de uma forma natural para ela. Por isso, quando os educadores aproveitam as brincadeiras do dia a dia para ensinar algum conteúdo, a criança fixa muito mais o que acabou de aprender por meio deste instrumento. Isso acontece porque ela acaba aprendendo de forma lúdica, sem pressão e fora da monotonia. 

Você pode iniciar o processo de alfabetização e letramento com brincadeiras com:

Todas essas brincadeiras têm o objetivo de fazer a criança treinar a leitura, reconhecer as letras e fazer a junção delas para a formação de palavras. 

Projeto superautor

Você já ouviu falar sobre o projeto que transforma alunos em autores? O SuperAutor é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita nas crianças. Para as crianças que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura.

Para as que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Gostou das dicas? Vamos trabalhar a alfabetização e letramento de forma lúdica e criativa?

Por: Amanda Guimarães