Alfabetização e Letramento: Como avaliar os alunos nesta fase educacional?
Avaliar os alunos da pré-escola em fase de alfabetização e letramento é sempre um desafio. Isso porque eles ainda estão numa fase muito lúdica da educação e os avanços cognitivos são evidenciados no dia a dia, não apenas em um momento específico de teste. Mas é importante acompanhar o desenvolvimento dos alunos e buscar formas de avaliar que façam sentido para esta fase.
Em 1990, o MEC criou um sistema para medir a qualidade da alfabetização das crianças no Brasil. Mas esta avaliação, conhecida como ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), foi extinta em 2018. A partir de então, as avaliações a respeito da alfabetização e letramento no Brasil são feitas a cada 2 anos, por meio de testes do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Para os alunos em fase de alfabetização e letramento, ou até mesmo para aqueles que já estão no ensino fundamental, a avaliação não deve ser formativa. Ou seja, ela não deve buscar punir ou premiar o desempenho dos alunos, mas única e exclusivamente, entender como anda o desenvolvimento. Acompanhar o desenvolvimento dos alunos é essencial para que o professor possa ajudá-los no que for necessário.
Letramento: Como avaliar o desenvolvimento dos alunos ao longo dos anos
Dessa forma, avaliar é:
- Dialogar
- Questionar
- Ouvir
- Refletir em conjunto
- Compartilhar conhecimento
Por que é importante avaliar a alfabetização?
Como já falamos, acompanhar o aprendizado dos alunos é fundamental. Muitas vezes os professores não conseguem identificar alunos com dificuldade e, por isso, alguns alunos acabam se perdendo no caminho e ficando para trás. Isso não é incomum, pois, de acordo com o levantamento realizado pelo MEC, em 2016, 54,73% das crianças acima de 8 anos não sabiam ler e interpretar texto de forma satisfatória. Por isso é tão necessário avaliar o desenvolvimento dos alunos neste sentido.
Para avaliar o letramento dos alunos ao longo dos anos é necessário saber como se dá um processo de letramento eficaz. É muito comum que a escola foque no ensino de outras competências após a conclusão do letramento, mas até mesmo a forma como os alunos absorvem estes novos conteúdos é afetada pelo processo de letramento.
Projeto de letramento: Saiba como tornar o seu PPP inovador
Quais são as características de um processo de letramento eficaz?
Os alunos são letrados quando conseguem desprender do sentido do que se lê nos textos, sabendo relacionar causa e efeito e entendendo sentidos figurados, de forma natural. Ou seja, vai muito além da memorização de palavras, é necessário entender realmente o que está sendo proposto.
Um letramento eficaz promove no aluno a:
- Capacidade de interpretação de texto
- Facilidade para sintetizar ideias e textos
- Habilidade de se expressar e se comunicar
- Confiança para lidar com as demandas sociais
- Identificação dos diferentes gêneros textuais
Se os seus alunos apresentam estas habilidades, significa que o processo de letramento da sua escola está trazendo bons resultados. Agora, o papel da escola é promover e avaliar este letramento ao longo dos anos, para que ele tenha ainda mais sucesso.
Use um projeto de alfabetização e letramento para avaliar seus alunos
Esta é uma forma lúdica de realizar a avaliação, sem jogar uma pressão em cima dos alunos. O projeto de alfabetização e letramento não carrega o peso de um teste, mas ajuda a identificar em que fase do desenvolvimento está cada aluno. Além disso, ajuda a envolver as famílias dos alunos neste processo, o que torna o aprendizado muito mais proveitoso.
Para aumentar a autonomia dos alunos e incentivar o interesse pela leitura, nada melhor do que transformar seus alunos em autores de suas próprias histórias. Você pode criar um projeto na sua escola com o intuito de fazer com que cada aluno escreva seu próprio livro ou ir em busca de projetos pedagógicos que auxiliem neste processo. Existem inúmeras formas de colocar isto em prática! O projeto SuperAutor, por exemplo, é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos.
Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e, também, promove um interesse maior pelo universo dos livros. Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?
E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!
Ah! E a ANA sempre fez parte do Saeb!
Muito interessante e proveitoso.
Amei
Ficamos felizes Maria!
O processo de avaliar é uma etapa…que engloba e é bom para todas as partes…
Análise… reavaliação e busca de melhoras sempre !!
Um exercício das decisões que saem da escola para a vida….!!
Amei esse tema !!!
Que bom! A Equipe SuperAutor agradece!
Tema excelente para nossa formação. É um tema de fina importância para o nosso conhecimento, nosso dia a dia…
Excelente proposta do Super Autor. Vou utilizá-lo para promover a leitura!
Obrigada!
Gostaria de saber a fonte de vocês, pois caiu uma questão em meu concurso em Campo Grande MS e colocaram a fonte de vocês, porém, aqui não vi o caminho de pesquisas dessa plataforma.
Essa foi o excerto:
“Para os alunos em fase de alfabetização e letramento, ou até mesmo para aqueles que já estão no ensino fundamental, a avaliação não deve ser formativa”.
At,te,
Gerson Alvarenga Monteiro.
067 9 9222-6347.
Olá, boa noite!
Gostaria de saber a fonte de vocês, pois caiu uma questão em meu concurso em Campo Grande MS e colocaram um material oriundo desse site, porém, aqui não vi o caminho de pesquisas dessa plataforma.
Desde já, agradeço.
Essa foi o excerto:
“Para os alunos em fase de alfabetização e letramento, ou até mesmo para aqueles que já estão no ensino fundamental, a avaliação não deve ser formativa”.
At,te,
Gerson Alvarenga Monteiro.
067 9 9222-6347.
OOOOiiiiiiiiiiiiiiiii, gostei do material, qual a fonte de pesquisa dessa plataforma?
Obrigado.
A ação pedagógica tem que ter como foco a alfabetização de modo que se garanta aos estudantes a apropriação do sistema da escrita alfabética, a compreensão leitora e a escrita de textos com complexidade adequado à faixa etária dos estudantes e o desenvolvimento da capacidade de ler e escrever números, compreender suas funções, bem como o significado e uso das quatro operações matemática.. É um bom senso muito grande em três coisas, a apropriação do sistema de escrita alfabética, a compreensão leitora e a escrita de textos. São três direitos, aprendizados importantes.
A ação pedagógica tem que ter como foco a alfabetização de modo que se garanta aos estudantes a apropriação do sistema da escrita alfabética, a compreensão leitora e a escrita de textos com complexidade adequado à faixa etária dos estudantes e o desenvolvimento da capacidade de ler e escrever números, compreender suas funções, bem como o significado e uso das quatro operações matemática.. É um bom senso muito grande em três coisas, a apropriação do sistema de escrita alfabética, a compreensão leitora e a escrita de textos. São três direitos, aprendizados importantes. Para que tudo isso aconteça os alunos devem confeccionar jornais, livros, ter conhecimento de símbolos para que possa diferenciar a escrita de um produto de limpeza e um produto alimentício.