Suporte para pais - (21) 99722-3393 Suporte para escolas - (21) 99694-5751
26 de maio - 2021

Como realizar o projeto pedagógico SuperAutor com alunos de educação especial

A educação especial deve ser prioridade em qualquer instituição de ensino. Cada aluno conta com uma realidade diferente, dificuldades de aprendizagem diferentes e contextos sociais que influenciam o processo de ensino. Por isso, para trabalhar a educação especial, a escola precisa capacitar a equipe pedagógica, criar planos de avaliação diferenciados, oferecer suporte e materiais especiais, adaptar planos de aula e estabelecer uma forte conexão com as famílias dos alunos.

Mas sabemos que a realidade da educação especial no Brasil ainda está longe do esperado. De acordo com o Censo Escolar de 2018, só 31% das escolas (públicas e privadas) possuíam uma estrutura acessível e inclusiva. Ou seja, existe um grande desafio a ser enfrentado para promover uma educação especial adequada para alunos com:

  • Deficiência intelectual;
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA);
  • Dislexia, Discalculia ou Disgrafia;
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Leia também: Saiba como trabalhar a educação especial no modelo de ensino híbrido.

Ferramentas de ensino que promovem a educação especial

Uma boa forma de promover educação especial na escola é apostar em projetos pedagógicos adaptáveis. O SuperAutor é um projeto pedagógico voltado para para o processo de letramento e alfabetização. Ele é uma ótima ferramenta para a escola, afinal, ele promove literacia familiar, interesse pela leitura e escrita,  a criatividade e também protagonismo para os alunos.

Com o auxílio dos pais e professores, cada aluno escreve e ilustra o seu próprio livro. Super legal, né? Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e ele pode ser realizado nos modelos de ensino híbrido, remoto e presencial.

Leia também: 10 tópicos da BNCC que podem ser aplicados com o projeto SuperAutor!

Projeto SuperAutor: Como realizá-lo na educação especial?

A professora Luana Mayara Diniz,  Pedagoga e Neuropsicopedagoga, proprietária do Centro de Apoio Pedagógico (CAPEDUCAÇÃO), adaptou o Projeto SuperAutor às necessidades especiais de seus alunos. Ela conseguiu trabalhar o projeto de diversas formas, uma mais apaixonante que a outra.

“Ano passado (2020) foi o primeiro ano que participamos do Projeto SuperAutor. Tivemos alunos de vários segmentos, que iam da Educação Infantil ao EJA e fizemos um trabalho lindo com três alunos muito especiais para nós.” Afirmou Luana.

Separamos 4 dicas da Professora Luana Mayara que vão te ajudar a realizar o projeto SuperAutor com alunos de educação especial.

1- Descubra os gostos pessoais do aluno de educação especial

Conhecer seus alunos e entender quais são seus gostos pessoais é fundamental. Na educação infantil de forma geral, os alunos precisam desses ganchos para desenvolver sua aprendizagem de forma mais engajada. Converse com os alunos, faça perguntas aos pais e busque entender o que mais engaja a criança.

“Eu tinha um aluno que adorava fazer bonequinhos de alumínio. Como eu sabia que ele amava, eu sugeri que ele fizesse os desenhos na folha e colasse os bonequinhos de alumínio. Ele amou e o livro ficou lindo!”_ Luana.

Veja o resultado do projeto feito com colagens de alumínio!

2- Comece pelos desenhos e evolua para as histórias

“O Victor Emanuel que é autista grau leve já possui uma aptidão grande para o desenho e sua imaginação e criação são incríveis. Por isso, apenas estimulamos ele com indagações sobre o que ele gostaria de falar e começamos a execução do projeto pelo desenho, que é o que ele mais ama fazer.”_ Professora Luana. 

Esta técnica é ótima, afinal, o interesse do aluno é despertado para que o pontapé inicial na realização do livro seja dado. Com os desenhos criados, os alunos terão mais facilidade para desenvolver as histórias e imaginar a partir das cenas criadas. 

3- Crie perguntas chave para ajudar o aluno na hora de criar 

É muito importante direcionar a criança e acompanhar de perto o desenvolvimento do projeto quando se trata de educação especial. Os alunos muitas vezes não sabem por onde começar, se distraem com facilidade e tem dificuldades para se concentrar nas atividades. 

“O Lucas Raposo tem deficiência intelectual e buscamos estimular o aluno com indagações e, o desenho sempre é a primeira opção na execução do projeto.”_ Luana.

Além de criar perguntas chave para ajudar o aluno a desenvolver a história, você pode apostar em modelos de histórias para que seus alunos possam desenvolver seus livros com mais facilidade. Clique aqui para ter acesso aos nossos modelos de histórias!

4- Aposte em autobiografias com a ajuda dos pais

“O João Guilherme, autista grau leve, fez a história da vida dele, desde o nascimento até o diagnóstico de TEA e o convívio familiar e educacional. O Ravi que é cadeirante e tem deficiência intelectual e motora, fez também um livro de memórias falando de toda a sua trajetória de vida e superação.”_ Professora Luana.

Assim como acontece com os demais alunos que participam do projeto, os pais contribuem muito na criação e desenvolvimento do livro dos filhos. Nestes casos, os pais podem ajudar ainda mais, relembrando a história da criança e ajudando a contar ao mundo quem ela é. 

E aí, que tal desenvolver o projeto SuperAutor na educação especial da sua escola? 

Comentários

  1. Participar deste projeto INCRÍVEL da SuperAutor é simplesmente fantástico. Nossos alunos amam participar e já ficam guardando ansiosos para começar a realização dos livros. Contribui na formação leitora, desenvolve a criatividade e a escrita. ESTE PROJETO É MARAVILHOSO!

    1. Luana, a equipe SuperAutor agradece demais! Nosso projeto só é incrível porque conta com profissionais de educação e Super Professoras como você! Vamos continuar juntos transformando crianças em autores de suas próprias histórias!

    1. Trabalho no AEE e gostaria muito de desenvolver o projeto com meus estudante, porém a maioria ainda não desenvolve a leitura. No entanto gostaria do auxílio de vcs.

  2. Olá!

    Fiquei encantada com a construção deste projeto na Educação Especial!
    Sou Pedagoga e atuo na supervisão da educação especial, tano nos anos iniciais como na educação infantil!

    Como faria para ter este acesso?

    Desde já, agradeço!

    1. Boa tarde!
      Gostaria de falar com você Luana Mayara Diniz atavés áudios ou vídeos sobre como por em prática projetos para Educação Especial, ensino Médio.
      Me chamo: Ivanilza Maria do Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.