24 de dezembro - 2019

3 Atividades Escolares que vão encantar seus alunos

As atividades escolares são muito importantes para o processo educacional. É por meio delas que os educadores inserem a ludicidade nas aulas e isso ajuda muito na fixação e aprendizado dos conteúdos passados em sala. É certo que sair da rotina é essencial para cativar e manter o interesse da criança na escola e, por isso, as atividades escolares são ótimas aliadas nesta tarefa. 

Os momentos de atividades escolares são riquíssimos para a criança. É por meio dessas atividades que elas aprendem a socializar, trabalhar em equipe, ter experiências empíricas e lidar com a frustração. É muito mais do que passar um tempo divertido com a criança. As atividades escolares são muito valiosas e educativas. 

Porque as atividades escolares são importantes para a educação infantil?

O período de educação infantil é muito importante para o indivíduo. Isso porque é a fase que mais marca e determina suas vidas. É na educação infantil que a criança desenvolve funções super importantes para o crescimento saudável. 

Assim, inserir atividades pedagógicas no dia a dia dos alunos proporciona condições favoráveis para a evolução:

  • Física
  • Social
  • Emotiva
  • Cognitiva
  • Motora

Quando o professor promove atividades que envolvem os conteúdos ensinados em aula, o aluno aprende muito mais. Além disso, as atividades promovem momentos de descontração e interação que dão o respiro necessário para que o aluno volte com todo o gás e concentração para a aula tradicional. 

Como as atividades ajudam no desempenho escolar?

Mudam a visão que os alunos têm dos estudos

Usar atividades escolares é ótimo para ajudar a mudar a visão que os alunos têm sobre o ato de estudar. Hoje em dia, a atenção das crianças anda muito difusa e difícil de se obter. Quando não exploramos novas formas de despertar o interesse das crianças, fica cada vez mais difícil de ter um processo de ensino-aprendizagem satisfatório. Por isso, desenvolva atividades que despertem o interesse dos alunos pelos estudos e pelos conteúdos dados em aula!

Transformam o aprendizado em diversão

A ludicidade é muito importante para o processo de aprendizagem e é por meio dela que o aluno cria interesse pelos estudos. Além disso, é muito comum ver alunos que têm dificuldade de aprender por conta de uma barreira criada pela seriedade excessiva da escola. Isso gera um certo medo que, muitas vezes, é desnecessário e traz malefícios ao aluno. Dessa forma, transformar o aprendizado em diversão é essencial e é por meio das atividades escolares que isso pode acontecer.

Mostra a aplicação prática do conteúdo

As crianças têm uma curiosidade impressionante e uma vontade enorme de experimentar. Por isso, para despertar o interesse infantil, invista em atividades escolares que mostrem a aplicação dos conteúdos aprendidos em aula, na prática. O contato com as experiências empíricas ajuda muito na fixação e no entendimento do que está sendo aprendido. Uma coisa essencial para o sucesso das atividades pedagógicas é saber conciliar de forma eficaz de que forma usar os conteúdos do currículo escolar com as atividades. 

Por isso, separamos 3 atividades que vão encantar seus alunos!

1- Atividades escolares de Plantio 

As atividades de plantio agregam inúmeros conhecimentos aos alunos. Elas podem ser realizadas em algum espaço da escola que tenha terra e uma boa iluminação, ou podem ser realizadas até mesmo dentro da sala, em jarros de plantas. Seja qual for a forma, o importante é que os alunos coloquem a mão na massa e aprendam enquanto criam a própria horta ou jardim. 

Pra que você aproveite ao máximo este momento, é interessante abordar temas como:

  • Fauna
  • Flora
  • Mundo funge
  • Aquecimento global
  • Preservação da natureza
  • Fotossíntese
  • Ciclo de vida vegetal
  • Diferentes tipos de solo

Além de ser uma atividade que gera conhecimentos acadêmicos, as atividades escolares de plantio são ótimos agentes socializadores, pois durante o processo de plantio e manutenção das plantas, os alunos aprendem a trabalhar em equipe e a respeitar uns aos outros.

2- Yoga para crianças

As crianças hoje em dia são muito afetadas pela pós modernidade e pela agitação do mundo contemporâneo. Isso interfere na forma como elas respiram, agem, pensam e se concentram nas coisas. Por este motivo, a yoga para crianças deve se tornar uma grande aliada dos pais e professores. 

Como esta prática é nova e pouco usada com crianças, os alunos ficam super entusiasmados em fazer yoga na escola, junto com todos os seus colegas. Além de gerar um engajamento enorme dos alunos, esta prática pode ser relacionada a conteúdos de educação física e biologia, por exemplo. Você pode abordar temas como: 

  • Partes do corpo e suas funções
  • Concentração e atividades cerebrais
  • Respiração e funcionamento dos órgãos internos
  • Importância do alongamento do corpo

3- Atividade de Alfabetização e Letramento

Uma ótima forma de engajar os alunos e encaixar o projeto de letramento no seu plano de aula é fazer com que o projeto deixe as aulas práticas e estimulantes. Existem projetos que incentivam o interesse pela leitura e ajudam os alunos a ter experiências próprias de uma só vez. Um deles é o projeto de alfabetização e letramento SuperAutor, um projeto de letramento que transforma os alunos em autores de suas histórias. 

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. O resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

Assim, o projeto de letramento passa a fazer parte do plano de aula de uma forma lúdica e interessante!

E aí, vamos experimentar estas atividades escolares incríveis?

Por: Amanda Guimarães