Whatsapp (21) 99722-3393 | Telefone de contato (21) 2042-0483
8 de julho - 2022

Programa SuperAutor: aplicação em Escolas Bilíngues ou Cursos de Línguas

Por Carine Muniz Dias Pinto

Desenvolver a escrita e leitura de uma língua estrangeira é um dos pontos mais críticos encontrados nas salas de aula. Principalmente, porque os alunos estão em processo de aprender a escrever autonomamente e ler efetivamente na sua língua natal. Quando o aluno esbarra na reestruturação das letras para um mesmo conteúdo, causa estranhamento e desconexão. Apesar de hoje termos as facilidades com a globalização e tecnologias, dentro da sala de aula a exigência da produção torna isso menos natural.

Será que apenas apresentar um livro com os símbolos estruturados de forma diferente e sinalizar a pronúncia para memorização fará sentido para o aluno? 

Um programa como o SuperAutor faz com que a criança entenda que a sua história e fala estão representadas, descritas, por detrás daquela língua. Faz perceber que esses símbolos reorganizados constroem o que ela falou audivelmente, e até mesmo em sua língua natal. Faz com que a criança compreenda que aquela língua tem o registro de sua fala/história para outros lerem e compreenderem. E que essa reestruturação das letras está apenas traduzindo para que o leitor de um outro país possa entender o que ela disse. 

Segundo a Base Curricular Nacional devemos usar diferentes linguagens, além da oral, escrita, corporal e a visual para nos expressar e comunicar. O Programa abrange e explora com ludicidade cada uma dessas linguagens, permitindo a promoção dos eixos da BNCC para língua estrangeira. Que são, além dos falados acima, o conhecimento linguístico e a dimensão intercultural. Com isso, a exigência de produção de texto será mais leve e divertida! Além da exigência de avaliar a própria escrita e de seus colegas. Uma ideia extra que podemos dar, e faz parte de nosso aparato pedagógico do Programa, é o livro chegar em alguém que tenha o inglês como língua natal e esta pessoa falar sobre a história por detrás daquele livro, conectando e dando valor ao autor. Isso despertará o interesse em conhecer outras culturas, desejar se comunicar oralmente, pela escrita e conhecer novas pessoas e histórias através da leitura!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.