Whatsapp (21) 99722-3393 | Telefone de contato (21) 2042-0483
25 de maio - 2022

Práticas de cidadania na escola: Entenda como incentivar seus alunos

A formação cidadã é um dos pilares do aprendizado escolar para crianças. O sistema educativo envolve não só a transmissão do conhecimento, como também a formação ética e moral. Pensando nisso, a cidadania é um tema que precisa estar inserido no dia a dia escolar.

A principal função da educação é preparar as crianças para a vida, de modo a torná-las indivíduos autônomos, conscientes, críticos e aptos para o convívio social. A relevância da cidadania para os alunos pode ser percebida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que inclui o assunto como uma das suas competências. Mas, na prática, como o tema pode ser explorado em sala de aula?

Como trabalhar a cidadania na escola

Segundo a BNCC, a cidadania envolve a execução de atividades pessoais e coletivas por parte do indivíduo com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. 

O que isso quer dizer? Significa que a criança precisa aprender a desenvolver habilidades sociais e valores para ser um bom cidadão em sociedade. Por isso, esse assunto deve estar incluído no Projeto Político Pedagógico da sua instituição de ensino.

É possível destacar algumas atividades que podem servir de ponto de partida para incentivar a prática de cidadania na escola. Entre eles:

Participação dos estudantes em projetos comunitários

Como podem colaborar para resolver as demandas do bairro em que moram, é uma forma de aprender cidadania na prática. Além disso, os projetos comunitários atuam no estreitamento de vínculos entre escola e comunidade.

Simulação de eleições

O exercício pleno da cidadania está diretamente associado às eleições, momento em que o indivíduo escolhe seus representantes políticos. Por isso, atividades práticas que simulem um debate entre possíveis candidatos de grêmios estudantis ajudam a conscientizar a turma sobre o valor do voto popular, reforçando, também, o papel do cidadão nessa importante escolha.

Criação de grupos de discussão

Os grupos de discussão ajudam a desenvolver as habilidades socioemocionais e cognitivas, dentre as quais se destacam:  diálogo, participação, respeito às diferenças e construção de argumentos.

É possível exercer todas as atividades propostas para o estímulo à cidadania acontecendo de forma envolvente e engajadora. Incentive a cidadania na sua escola, por meio da educação podemos transformar o mundo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.