Obter a atenção das crianças no período de letramento e alfabetização é um desafio para todos os educadores, afinal, hoje em dia existem inúmeras distrações que competem espaço nesta disputa por um pouco de atenção e concentração. O que os professores precisam ter em mente é que interagir com essas distrações é mais eficaz do que competir com elas.
A gamificação é uma boa estratégia para vencer este desafio. Ela é uma metodologia de ensino pautada na dinâmica e no uso de jogos, sejam eles eletrônicos ou aqueles tradicionais, para aplicar os conteúdos das disciplinas escolares. Este método gera muito engajamento na hora de promover o letramento e alfabetização e propõe uma aula mais lúdica, o que atrai muito os alunos.
Saiba como usar a literacia digital para otimizar o processo de ensino!
Um bom uso da gamificação em sala de aula permite que os alunos pensem em novas formas de resolver situações, estimula o trabalho em equipe e ajuda a promover uma aplicação prática dos conteúdos do currículo escolar. Ou seja, torna o aprendizado ainda mais prazeroso, interessante e estimulante.
Por isso, o professor pode:
- Separar a turma em grupos
- Criar competições
- Estabelecer etapas
- Criar pontuações
Dessa forma, os participantes acabam superando não apenas o time adversário, mas sobretudo a si mesmos e, isso é o mais importante. Você pode criar uma gincana para estimular as crianças a superarem seus desafios. Isso ajudará a aumentar a autoestima, o senso de comunidade e trabalho em grupo e a determinação dos alunos.
Além de servir para engajar sua turma, a gamificação pode ser usada como parte da avaliação do semestre. Para as crianças isso é excelente, pois além de trazer um objetivo à brincadeira, diminui a sobrecarga que a avaliação tem.
Muitos alunos assimilam os conteúdos com facilidade, o que torna o processo de letramento e alfabetização mais tranquilo, mas não conseguem transmitir o que aprenderam nas provas tradicionais por conta do nervosismo e todos os sentimentos envolvidos neste tipo de avaliação. Usar a gamificação para avaliar os alunos de forma lúdica torna tudo mais leve e, por isso, proporciona um ambiente confortável para que a criança aprenda a ler e escrever sem pressão.
Porque usar a gamificação na escola?
Geralmente as formas tradicionais de ensino tornam as aulas monótonas e pouco instigantes. Por isso, é comum conhecer alunos que não estão nada interessados nos ensinamentos da escola, muito menos sabem o porque precisam estar tanto tempo de suas vidas ali.
A gamificação traz um novo olhar para a educação, deixa o professor mais próximo dos alunos e permite uma experiência empírica com os conteúdos. O ideal é que durante os jogos, o professor transmita a funcionalidade prática de cada aprendizado, principalmente a funcionalidade da língua, quando falamos de letramento e alfabetização. Além disso, é importante que ele estimule o interesse dos alunos mostrando como cada brincadeira pode ser útil para diferentes situações da vida.
Literacia digital: Saiba mais sobre o app Grapho Game!
Use a gamificação para promover o letramento e alfabetização
A etapa de letramento e alfabetização é muito importante para todo indivíduo. Quando usamos metodologias diferentes para letrar, a criança rende muito mais e demonstra um interesse maior pelo que está aprendendo, principalmente quando se trata de leitura e escrita.
As crianças na fase de letramento e alfabetização precisam de incentivos diferentes e, em muitos casos, o professor precisa pensar formas de ser multissensoriais para promover o letramento e alfabetização de forma que atenda à turma. As pessoas não aprendem todas da mesma forma. A gamificação é uma tática que permite que cada aluno seja contemplado pelo ensino, pois possibilita o uso de muitos recursos na construção dos jogos.
Por isso, você pode promover o letramento e alfabetização usando:
- Conteúdos em formato de áudio
- Vídeos, filmes e documentários
- Textos, poesias, reportagens
- Jogos eletrônicos e vídeo games
Existem inúmeras formas de aproveitar esta metodologia em sala de aula, por isso, fique sempre atento às novidades e busque trazer inovação para sala de aula durante o processo de letramento e alfabetização.
Gostou deste artigo? Você já usou esta metodologia em sala de aula? Compartilhe conosco suas experiências!