29 de janeiro - 2020

Projeto de intervenção pedagógica na leitura e escrita: Porque é importante

O projeto de intervenção pedagógica na leitura e escrita é uma ferramenta usada para otimizar o aprendizado em sala de aula. Ele pode ser desenvolvido nas diversas áreas do conhecimento e pode ser realizado na escola desde os anos de educação básica. A palavra intervenção pode gerar uma ideia de ação corretiva mas, nesse caso, a intervenção acontece para melhorar o processo de aprendizagem e isso pode acontecer de forma preventiva. 

Um projeto de intervenção pedagógica é inserido na escola com o objetivo de:

  • Dinamizar os processos
  • Aumentar o engajamento dos alunos
  • Criar um relacionamento da escola com os familiares
  • Melhorar a produtividade dos professores 
  • Aumentar o rendimento dos alunos em sala de aula

Ele visa principalmente dar uma função social ao aprendizado, ou seja, torná-lo parte do cotidiano dos alunos, para que eles aprendam a usar os conhecimentos no dia a dia e com isso, entenderem muito mais aquilo que estão estudando.

Porque é importante ter um projeto de intervenção pedagógica na escola?

O pouco contato com a leitura, a falta de incentivo familiar, e as dificuldades de aprendizado, são fatores que tornam importantíssima a intervenção pedagógica na escola. Sabemos que a leitura e a escrita são habilidades cruciais para o desenvolvimento dos indivíduos em sociedade e, melhorar este processo de ensino só tem a trazer benefícios aos alunos e à sociedade em geral. 

A leitura colabora para:

  • Emancipação do indivíduo
  • Manutenção da cidadania
  • Conscientização social
  • Ampliação de visão de mundo
  • Transformação de realidades

A partir do projeto de intervenção pedagógica, a escola terá alunos muito mais estimulados e engajados na leitura e na escrita e isso despertará um prazer em aprender que afetará todas as áreas de seu aprendizado. Além disso, os alunos terão um aumento de repertório cultural e uma melhora significativa na interpretação de texto, que são coisas que influenciam em todas as áreas da vida. 

O mais interessante do projeto de intervenção pedagógica é que o aluno aprende de uma forma muito mais lúdica e descontraída. Aprender brincando e por meio de atividades criativas, torna o aprendizado muito mais eficiente e proveitoso, afinal, o aluno fixará mais e entenderá na prática o que está aprendendo

Você pode trabalhar por meio de projetos de intervenção pedagógica:

  • Jogos pedagógicos de alfabetização
  • Diferentes estratégias de leitura
  • Reflexão sobre a leitura
  • Diferentes gêneros textuais
  • Produção textual
  • Interpretação de texto

Todas essas intervenções desenvolvem as diversas capacidades relacionadas ao sistema alfabético. Por isso, respeite e ajude a criança a passar por este processo lendo sempre para ela, deixando ela escolher seus próprios livros para ler, sendo paciente, despertando o interesse e a curiosidade da criança para que ela se estimule a ler e descobrir cada vez mais.

O projeto de intervenção pedagógica que você precisa conhecer

Este projeto é uma ferramenta pedagógica, ou seja, ele auxilia a escola nas atividades do dia a dia. A escola pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

Ao final de todo o trabalho de criação do livro em sala de aula, os pais:

  • Escrevem a biografia dos filhos
  • Escolhem uma foto para ser colocada no livro
  • Compram os livros. 

Assim, a equipe SuperAutor começa a confeccionar os livros e prepará-los para a entrega. Leia um de nossos livros!

Quais são os resultados deste projeto pedagógico pronto?

O resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos! Esse evento lindo pode ser no próprio ambiente escolar, numa livraria, casa de festas… enfim, onde a escola achar melhor! Ah, e todos os exemplares adquiridos até o prazo de entrega combinado serão entregues na escola sem nenhum custo de frete!!!

Entenda melhor como funciona o super evento de autógrafos!

O que a escola tem que pagar pra participar?

Esse projeto pedagógico pronto é uma parceria entre o SuperAutor e a escola, por isso a escola não paga para participar do projeto. Nosso único retorno financeiro vem com a venda dos livros impressos. Conheça o nosso Super Livro impresso! 

E a parte mais legal do nosso projeto é que ele é realizado no Brasil e também nos EUA.  Conheça o projeto Super Author US! Por este motivo, nós incentivamos MUITO o trabalho bilíngue. As crianças podem escrever suas histórias e aproveitar para treinar a escrita e a leitura em outros idiomas. 

E aí, gostou do projeto pedagógico SuperAutor? Comece agora na sua escola e deixe os pais apaixonados!