O orientador educacional é um profissional muito importante para o desenvolvimento dos alunos. Na maioria das escolas, o orientador trabalha em conjunto com coordenador pedagógico, desempenhando um papel complementar. Neste cenário, é fundamental que toda a comunidade escolar entenda a importância desta função, as diferenças em relação a outras áreas da escola e qual é o papel do orientador educacional na educação infantil.
Leia também: O que é gestão escolar democrática e como aplicá-la?
Ou seja, o papel do orientador educacional vai muito além de promover direcionamento de carreira. Por isso, este profissional é muito importante na educação infantil também.
O papel do orientador educacional é:
- Ajudar os alunos no desenvolvimento pessoal e profissional;
- Auxiliar e direcionar o trabalho do professor de forma assertiva;
- Realizar a elaboração da proposta pedagógica junto à coordenação;
- Desenvolver relacionamento e confiança com os pais;
- Promover um espaço favorável para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
- Identificar dificuldades de aprendizagem e auxiliar os alunos;
- Propor adaptações curriculares para alunos que tenham necessidades especiais.
Um bom orientador ajuda a potencializar o desempenho de toda a comunidade escolar. Seu principal foco deve ser desenvolver um relacionamento saudável com os alunos, para que eles possam ter uma relação de confiança com a escola.
Um ambiente escolar que conta com um orientador pedagógico desde a educação infantil, promove no aluno muito mais:
- Confiança;
- Autoestima;
- Senso de comunidade;
- Capacidade de expressão.
Apesar de ser um trabalho essencial, é muito comum que as escolas não tenham um profissional específico para a orientação educacional dos alunos na educação infantil. Por isso, é essencial que a escola busque promover a orientação educacional, recrutando profissionais capacitados para esta função e oferecendo condições para que o trabalho do orientador educacional seja conduzido da melhor forma possível com as crianças.
Gestão pedagógica: Saiba como montar uma reunião pedagógica com a equipe
O que diz a lei sobre o trabalho do Orientador Educacional?
O papel do orientador educacional envolve muitas responsabilidades, principalmente por se tratar de um envolvimento mais profundo com os alunos. Por isso, um bom orientador precisa estar atento às leis que cercam seu trabalho. A LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, criada em 1961, prevê a orientação educacional.
Na LDB a orientação educacional é uma ação educativa destinada ao ensino médio, mas as escolas que se preocupam com o desenvolvimento integral do aluno, também podem oferecer a orientação educacional desde a educação infantil. De acordo com a lei, o orientador educacional:
- Deve realizar a orientação educacional e vocacional em parceria com a família do aluno;
- Acompanhar e verificar o processo de ensino e aprendizagem;
- Confrontar teoria e prática e apresentar novas perspectivas ao aluno.
Leia também: Gestão escolar alinhada à BNCC: Saiba como realizar!
A importância do orientador educacional na elaboração do projeto político pedagógico da escola
O orientador educacional não é o principal responsável pela elaboração do PPP, mas sua colaboração neste processo é fundamental. A experiência e contato mais próximo com os alunos permite que o orientador contribua de forma significativa com as estratégias e ações traçadas no PPP. Um bom orientador pedagógico ajuda a promover um Projeto Político Pedagógico mais:
- Empático e humano;
- De acordo com a realidade dos alunos;
- Centrado nas necessidades educacionais;
- Assertivo e eficiente;
- Envolvente e engajante.
Tudo isso promove maior envolvimento de toda a comunidade escolar, aumento no desenvolvimento dos alunos, engajamento familiar, retenção de matrículas e mídia espontânea para a escola. Por isso, o orientador educacional tem um papel super importante na elaboração do PPP!
E aí, este conteúdo te ajudou de alguma forma? Deixe aqui seu comentário!