Whatsapp (21) 99722-3393 | Telefone de contato (21) 2042-0483
11 de maio - 2022

Gestão da Rotina Escolar: Como fazer?

A gestão escolar é considerada o ponto principal para um bom desempenho da instituição de ensino como um todo, envolve vários aspectos, pedagógico, financeiro, administrativo, recursos humanos, relacionamento com a comunidade e também a rotina escolar. É na rotina escolar que as crianças vivenciam suas primeiras experiências sociais e cumprem suas atividades com horários e responsabilidades definidas, fundamentais para seu desenvolvimento e formação. 

É importante para guiar o trabalho dos educadores, com planejamento e direcionamento de suas atividades, beneficiando também o trabalho em equipe.Sendo assim, a gestão escolar deve ser realizada por meio de esforços individuais, do gestor, e coletivos, incluindo toda a comunidade escolar.

Neste artigo iremos falar de como realizar a gestão da rotina escolar, confira as dicas!

O que é gestão da rotina escolar?

A rotina escolar é a sequência de atividades que um aluno desenvolve enquanto está na escola, com relação aos horários, cronogramas e a organização do fluxo de trabalho, para cumprir todas as propostas educacionais da instituição de ensino. 

Ter horários definidos permite que os alunos consigam cumprir com as atividades estabelecidas, a rotina escolar é responsável por colocar em prática o planejamento e proposta da escola, sobretudo no que se refere a parte administrativa e pedagógica, ela faz cumprir as atividades programadas para o ano letivo.

É importante que a tarefa de planejar o cotidiano escolar seja responsabilidade dos professores, coordenadores, pedagogos e psicólogos, e garantir que tudo o que foi planejado seja cumprido.

Como realizar a gestão da Rotina Escolar?

Ter uma rotina e, aos poucos, organizar o dia a dia desenvolve habilidades importantes para a formação de uma pessoa, ensinando o aluno a gerir seu tempo e listar prioridades.

Planejamento anual

O planejamento anual auxilia na gestão da rotina escolar, pois contém o registro de todas as definições e ações propostas para o ano, firmando um compromisso da comunidade escolar com os objetivos definidos pela escola.

Planejamento de aula

Independentemente do método pedagógico que você adotar, fazer um plano de aula é essencial para garantir o sucesso do ensino na sua escola. Afinal, esse planejamento é fundamental tanto para professores quanto para os gestores, já que permite colocar em prática as diretrizes traçadas pela legislação e as especificações do projeto político e pedagógico da própria instituição.

PPP

É o documento normativo mais importante da instituição e tem a participação da comunidade escolar, serve como guia de todo o trabalho, ajudando no cotidiano das atividades. 

Nele contém: 

  • O cenário atual da escola (contexto da comunidade local, contexto social dos estudantes e seus familiares, dados educacionais sobre o desempenho dos alunos, entre outros.); 
  • Objetivos da instituição de ensino; 
  • Metas a curto, médio e longo prazo; 
  • Planos de ação; 
  • Diretrizes para a formação continuada do corpo docente; 
  • Práticas de gestão administrativa; 
  • Proposta curricular.

Calendário Escolar

É responsável por organizar o período letivo, determinando as datas de matrículas, início e término das aulas, períodos de férias, feriados e recessos praticados pela escola e planejamento dos eventos que serão realizados durante o ano. 

O calendário também é fundamental para a distribuição bimestral, trimestral ou semestral do conteúdo didático, bem como para o planejamento das avaliações. A sua importância vai além da aproximação com pais e alunos. O calendário escolar é um documento oficial proposto pelo Ministério da Educação e de envio obrigatório à Diretoria de Ensino da região na qual a instituição está estabelecida.

Currículo Escolar

O currículo escolar coordena e orienta as ações dos professores para cumprir as diretrizes da BNCC, definida pelo Ministério da Educação, e garantir que os alunos desenvolvam as competências e habilidades especificadas pela base. Essa proposta deve ser acompanhada continuamente na rotina escolar. 

E aí, o que você achou deste conteúdo? Conta pra gente!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.