A escrita criativa vai muito além de ter ideias brilhantes na hora de elaborar uma história. Ela é um conjunto de técnicas que juntas, tornam tanto a escrita quanto a leitura dos textos mais dinâmicas e interessantes. Estas técnicas resultam numa habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, afinal, o segredo está no domínio da técnica e no treinamento.
Para ter uma escrita criativa, a pessoa deve fugir do óbvio e tentar ao máximo segurar o leitor até o final. Isso porque a escrita criativa foge dos modelos engessados, apostam em muitas figuras de linguagem e analogias e buscam escrever histórias cativantes, pensando sempre na experiência do leitor.
Escrita: Como usá-la para desenvolver habilidades socioemocionais
Ter essas habilidades desenvolvidas é muito importante tanto para quem quer gerar engajamento com seus textos, tanto para quem deseja aprimorar as técnicas em benefício próprio, afinal, escrever de forma criativa ajuda no desenvolvimento da imaginação e torna nosso cérebro muito mais dinâmico na hora de raciocinar e estabelecer conexões.
A escrita criativa traz benefícios como:
- Melhora da articulação do raciocínio
- Proporciona novos olhares sobre o mundo
- Trabalha a capacidade crítica e analítica
- Mais foco e atenção
Como desenvolver uma escrita criativa
Se você não tem uma escrita criativa de forma intuitiva, é possível desenvolvê-la com alguns passos. É importante que você crie um repertório por meio da leitura de diversos conteúdos, defina os objetivos do texto para ter em mente o que você pretende alcançar, estruture as ideias antes de começar a escrever e não espere a inspiração chegar. Por isso:
- Anote suas ideias durante o dia
- Leia muito e leia sempre
- Assista filmes e séries para se inspirar
- Saia da sua zona de conforto
- Escreva diariamente
Infelizmente a forma como a prática da escrita é passada em sala de aula é muito diferente do que se propõe na escrita criativa. Isso porque na escola, os alunos não são apresentados à leitura e a escrita de uma forma que motive eles a praticar cada vez mais. Por isso, separamos 4 formas de incentivar seus alunos a criarem histórias usando uma escrita criativa!
Escrita: Saiba como melhorar a habilidade de comunicação das crianças
1- Revista em quadrinhos
Hoje em dia as crianças estão tão imersas no mundo da tecnologia, que muitas nem sabem o que é uma revista em quadrinhos. Por esse motivo, as velhas histórias desenhadas se tornam grandes novidades para os alunos em sala de aula. A possibilidade de escrever e desenhar ao mesmo tempo torna muito mais dinâmica e divertida a criação de textos autorais.
Por isso, o professor pode apresentar as histórias em quadrinhos mais famosas e mostrar aos alunos como funciona a dinâmica das histórias em quadrinhos. Em seguida, é interessante que ele imprima folhas já com o layout em forma de quadrinhos para que os alunos escrevam.
3- Escrita criativa com correio em sala de aula
Uma prática muito legal, mas deixada de lado hoje em dia, é a escrita de cartas. Escrever recados e declarações em cartas e bilhetes é uma boa forma de tornar a escrita mais criativa e livre para as crianças. Por isso, leve esta cultura para a sala de aula criando um correio para que os alunos troquem cartas com os colegas e professores.
Além disso, o professor pode propor que os alunos entrem no mundo da imaginação e escrevam cartas para seus personagens preferidos, personalidades públicas e figuras importantes dos livros de história. Assim, os alunos poderão soltar a criatividade e escrever de forma muito mais autoral e divertida.
4- Projeto SuperAutor
Você já ouviu falar sobre o projeto que transforma alunos em autores? O SuperAutor é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita nas crianças. Para as crianças que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para as que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros.
O projeto pode ser utilizá-lo como complemento para as disciplinas escolares. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo? E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!
E aí, gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo com alguém apaixonado pela educação!