Whatsapp (21) 99722-3393 | Telefone de contato (21) 2042-0483
27 de abril - 2022

Educação midiática: Entenda a importância de aplicá-la em sala de aula.

Em uma era altamente digital com informações sendo compartilhadas em tempo real, tudo ganha um alcance global. Vivemos na era digital, portanto, as mídias digitais têm maior impacto atualmente, sobretudo as redes sociais, os sites, as plataformas de streaming, os smartphones, os aplicativos, entre outros.

A tecnologia está presente no dia a dia de todos. A educação midiática ganha espaço dentro desse contexto, pois trabalha com esse recurso em sala de aula e nas atividades propostas.

A educação midiática tem como finalidade utilizar um conjunto de meios de comunicação para transmitir informações e compartilhar com os alunos conteúdos diversos, seja no formato analógico, seja no digital.

Neste artigo, vamos explicar a importância da educação midiática e como implementá-la em sala de aula:

O que é a educação midiática?

Os alunos estão em contato diretamente com milhares de informações, que podem ser úteis para o futuro ou não. Sendo assim, é fundamental que eles aprendam a analisar como cada informação é produzida e de que modo ela pode afetar a sociedade, desenvolvendo a capacidade de se posicionar em cada situação.

A educação midiática consiste em uma proposta de ensino voltada ao senso crítico e responsabilidade na utilização das mídias. Ela envolve um conjunto de competências inseridas no processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de formar cidadãos aptos a analisar e produzir conteúdo nas mídias, com senso crítico.

Outro aspecto importante da educação midiática, é que os alunos aprendam a utilizar a liberdade de expressão com consciência e responsabilidade, não confundindo com desrespeito.

É por meio da educação midiática, que os alunos aprendem a identificar uma fake news e entendem a importância de não compartilhar esse tipo de informação.

Como aplicar o ensino midiático?

É possível realizar diversas atividades para trabalhar a Educação Midiática. Confira como!

Investimento em tecnologia

É importante contar com ferramentas como computadores, sistemas de ensino, câmeras, tablets ou qualquer outro dispositivo que possa ser aplicado de forma eficiente. É preciso avaliar como cada recurso será utilizado.

Construa roteiros midiáticos

Elaborar roteiros detalhados que incluem o passo a passo da aula, pode ser primordial para garantir o sucesso da sua aplicação. 

Utilize memes

Os memes são uma forma divertida e descontraída de trabalhar a educação midiática, além de ser possível capturar a atenção dos alunos de uma forma mais ativa.

Capacitar os professores

Não adianta ter as melhores tecnologias disponíveis se os professores não a empregam no dia a dia ou não as utilizam de forma adequada. Além dos equipamentos, é preciso que os educadores participem de forma ativa para que o método funcione. É fundamental oferecer treinamentos, explicando como a tecnologia deve ser inserida no processo de ensino. 

Gostou do conteúdo? Então, coloque em prática na sua escola!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.