Ser criativo não é um dom destinado só à algumas pessoas. Essa habilidade faz parte de todo ser humano, e é na infância que ela se aflora com mais força. O que acontece é que ao longo da vida, quanto mais a pessoa se aproxima da vida adulta, mais ela deixa de lado a capacidade criativa. Isso acontece pelas inúmeras influências internas e externas que os indivíduos sofrem o tempo todo, principalmente em relação ao medo do fracasso e do que o outro vai achar.
A criatividade é muito importante para a vida humana, pois é por meio dela que nós nos recriamos e nos adaptamos à novas realidades. Muito além de ter ideias brilhantes, a criatividade é a capacidade de sobreviver aos desafios que são impostos diariamente pelas diversas situações da vida. Por isso, é essencial desenvolver esta habilidade no ambiente escolar.
Projeto digital na escola: Promova engajamento e inclusão no seu PPP
Por isso, a educação criativa vêm propor um despertar da criatividade de cada aluno e uma forma de ensinar que não reprima esta capacidade tão importante. O foco principal desta abordagem é tornar as aulas menos cansativas, explorar o potencial de cada aluno individualmente e criar um processo de ensino-aprendizagem que conte com a participação efetiva deles, promovendo a autonomia do aluno.
Os professores precisam ser criativos em sala de aula para:
- Tornar o ensino e a aprendizagem mais eficazes
- Se atualizar de acordo com as mudanças no mundo educacional
- Acrescentar conteúdos relevantes à vida dos alunos
- Desenvolver uma visão ampliada das necessidades dos alunos
O que é necessário para promover uma educação criativa?
Primeiramente, o professor deve ter consciência de que ele é um mediador do conhecimento. Isso quer dizer que ele precisa transmitir os conhecimentos levando em consideração a bagagem que os alunos têm. Por isso, o educador deve se colocar também no lugar de aprendiz, disposto a trocar informações com os alunos, não só transmitir.
Além disso, ele deve respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos, criar um ambiente de confiança entre os alunos, de forma que cada um possa contribuir com o aprendizado de seu colega e, além de tudo, ser motivado e interessado no que está ensinando para criar um ambiente favorável ao aprendizado.
Projeto Pedagógico: saiba como usar para inovar em sala de aula
Por isso, para promover uma educação criativa:
- Incentive o pensamento crítico dos alunos
- Crie situações para que os alunos participem das aulas
- Use a ludicidade para ensinar
- Promova experiências empíricas
- Leve o ensino para além da sala de aula
- Relacione disciplinas práticas com o cotidiano
Pensando em te ajudar a desenvolver uma educação criativa, separamos 3 maneiras de inovar em sala de aula!
Ensino Híbrido
Este modelo de ensino tem como foco principal o aluno. Ele mistura formas de direcionar as aulas variando a didática aplicada e inserindo a tecnologia. Ou seja, ele mistura o ensino tradicional com a tecnologia. Neste método, o educador pode explorar recursos como:
- Vídeo aulas
- Filmes
- Documentários
- Pesquisas na web
Incentivo à autonomia
Incentivar a autonomia é uma estratégia de “faça você mesmo”, ou seja, estimular o aprendizado por meio das próprias ações do aluno. Isso envolve errar e acertar, construir, modificar, testar e aprender de forma ainda mais eficiente. O professor pode promover a autonomia:
- Criando atividades de autoconhecimento
- Proporcionando momentos para o aluno fazer escolhas
- Pedindo a ajuda do aluno para montar o plano de aula
Transforme os alunos em autores
Projetos que incentivam o protagonismo dos alunos são ótimas apostas para tornar a educação mais criativa em sala de aula. Você já ouviu falar sobre o projeto SuperAutor? Ele é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos.
Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros.
Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?
E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!
E ai, gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo com alguém apaixonado pela educação!