Nos primeiros anos de vida da criança, depois da família, a escola é o local de maior desenvolvimento da sociabilidade, desenvolvimento proporcionado pela convivência escolar com colegas e professores, cada um com suas particularidades, com seus valores e formações diferentes. Nesse período, além de estudar e aprender, os pequenos desenvolvem suas formas de se expressar, negociar, brincar e muito mais!
Além disso, uma diferença importante da convivência escolar para o ambiente familiar é o exercício que se faz necessário: conviver com as diferenças. No núcleo familiar, são seguidas as mesmas regras e costumes, culturas e gostos. Enquanto isso, na escola, as crianças têm contato com outras, de idades diferentes, que estão sendo educadas de formas diversas e únicas.
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O papel do educador na convivência escolar
O educador, além de transmitir o conhecimento das matérias tradicionais para seus alunos, tem o papel mediador nas novas relações que nascem da convivência diária em sala de aula.
Nesse processo, até mesmo movimentos mais simples são importantes, como por exemplo, quando a professora explica que é preciso levantar a mão e aguardar a vez de falar ou também quando é organizada uma fila para beber água.
Dividir o espaço e os materiais, desenvolver o apoio mútuo e a coletividade, entender que cada um terá seu momento de falar, lanchar, participar das aulas e brincar é a base que permite que os pequenos alunos estejam preparados para conviver bem nos espaços coletivos.
A seguir, serão apresentadas algumas dicas de atividades para integrar as crianças e mostrar que suas diferenças as tornam únicas:
Montar o Calendário de Aniversariantes da Turma
A atividade de montar juntos um calendário com os aniversários dos alunos é um ótimo momento para:
- Aprender sobre os meses do ano;
- Divisão do tempo em dias, anos, semanas, etc;
- Falar sobre as estações e temperaturas diferentes;
- Entender que cada um nasceu em um momento diferente.
Partindo do último tópico, é possível dialogar sobre como cada aluno nasceu em um dia diferente, de um mês e um ano específicos. E que, além disso, mesmo se houver dois alunos nascidos exatamente no mesmo dia do mesmo ano, eles têm isso em comum e mesmo assim são seres humanos únicos e distintos entre si. Esse tipo de compreensão auxilia muito na boa convivência escolar.
3 formas de estimular a sociabilidade na educação infantil
Roda de experimentação de frutas
A ideia é levar pequenos pedaços de frutas para sala e, em uma roda onde todos possam se comunicar, cada um experimentar um pedacinho do tamanho que quiser e da fruta que desejar. Nesse momento, será possível falar sobre:
- As cores e nomes de cada fruta;
- As diferenças de paladar;
- Qual sua fruta favorita;
- Colegas que tenham a fruta preferida em comum.
Leituras de histórias que falem sobre respeitar as diferenças
A leitura compartilhada em sala de aula traz diversos benefícios para a convivência escolar, como estímulo da criatividade e imaginação, possibilidade de conhecer novos lugares, culturas, entre outros.
A literatura infantil voltada para o conhecimento e respeito das diferenças é bem ampla e é a ferramenta ideal para complementar as atividades realizadas na escola em prol da convivência e da diversidade.
Além de ouvir as histórias, que tal produzi-las?
No processo de alfabetização e letramento dos alunos, é muito interessante poder levar a eles temas do dia a dia que possam se fundir com o imaginário. Já pensou em ver seus alunos sendo autores dos próprios livros sobre o respeito às diferenças e de todos os outros temas que a imaginação permitir? O programa SuperAutor cria essa oportunidade única para as escolas e seus alunos!
Escrever o próprio livro com um tema específico irá auxiliar as crianças na fixação de suas vivências e aprendizados sobre ele, além de estimular a imaginação, a escrita criativa, maior entendimento do mundo à sua volta e enriquecer suas formas de expressão.
Conheça o programa que transforma alunos em autores de livros de verdade! 😉
Por Thayana Freitas