22 de maio - 2020

Conheça o SuperAutor: um projeto pedagógico alinhado à BNCC

A educação brasileira é constituída pela junção de diferentes etapas escolares que complementam os ensinos de acordo com a idade do aluno, ajudando na sua formação. Por isso, existe o projeto pedagógico das escolas.

As escolas precisam montar planos de aula para colocar em prática durante o ano letivo, e eles devem estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que estabelece um conjunto de aprendizagens necessárias para que o aluno possa ter um desenvolvimento educacional nas diferentes etapas da Educação Básica. 

Sendo assim, o documento é proposto para orientar a todas as unidades de Educação, que devem adequar seu método de ensino a cada ano letivo que se inicia. 

Saiba mais sobre a BNCC aqui! 

Uma das principais etapas escolares é a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em que a criança inicia o processo de alfabetização e letramento. Para ajudar nessa etapa, a escola deve compreender que:

  • a alfabetização é um processo fundamental na formação do aluno e deve ser feita de forma eficaz;
  • todo aluno alfabetizado precisa ser, também, letrado.

Quais são as diferenças entre letramento e alfabetização?

A alfabetização é o processo pelo qual a criança aprende a decodificar os elementos que compõem a escrita. Essa decodificação passa por memorização do alfabeto, reconhecimento das letras e ligação entre sílabas. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a alfabetização, por si só, não prepara o indivíduo para o mundo letrado

O letramento é um pouco mais profundo do que a alfabetização. Ele corresponde à interpretação e ao domínio da língua e não apenas à decodificação dela. Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras que emprega, torna-se então um indivíduo letrado. 

Uma pessoa que sabe ler e escrever é alfabetizada. Já uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles. Já a alfabetização deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.

Projeto pedagógico: Saiba as principais diferenças entre letramento e alfabetização

  • qualidade de domínio sobre a leitura e escrita;
  • frequência do uso da leitura e escrita no cotidiano;
  • capacitação para lidar com as demandas sociais;
  • capacidade de interpretação.

Entenda mais sobre essas diferenças neste vídeo!

Como o Projeto Pedagógico SuperAutor está alinhado às diretrizes da BNCC?

Nossa missão é transformar a vida de milhões de crianças por meio da valorização da leitura, da criatividade e da experiência. Acreditamos na construção de seres humanos melhores e podemos mudar o mundo por meio da leitura e da educação.

O SuperAutor trabalha o exercício da alfabetização e do letramento com incentivo à leitura e produção de um livro infantil, escrito e ilustrado por uma criança, garantindo seu protagonismo. 

O incentivo à leitura é essencial para a educação infantil e para a boa formação de um indivíduo. Hoje em dia, as crianças têm tido pouco contato com livros e obras literárias e, cada vez mais, buscam diversão e distração em jogos online e redes sociais. Contudo, a tecnologia não é o vilão dessa história, pois, quando usada de forma correta, pode até contribuir para que o interesse pela leitura seja promovido por meio de algum projeto de incentivo à leitura.

O que precisamos ter em mente é que a falta de estímulo e incentivo à leitura por parte dos adultos que cercam a criança é que a distancia do mundo letrado. Por isso, promover atividades, projetos de incentivo à leitura e maneiras de envolver a criança nesse universo é tão importante. 

Quando a escola apoia projetos de incentivo à leitura, promove também a criatividade da criança, o aumento do domínio da linguagem, a concentração e outros benefícios como: 

  • habilidades de interpretação de texto;
  • enriquecimento do vocabulário;
  • pensamento crítico e capacidade de argumentação;
  • ampliação das visões de mundo.

O hábito de ler contribui para o crescimento e o aperfeiçoamento das capacidades dos estudantes. Dessa forma, a escola deve unir forças com os pais para promover o incentivo à leitura dentro e fora da sala de aula. 

Aposte em projetos pedagógicos para promover a retenção de alunos!

O projeto pedagógico é uma ótima ferramenta para misturar teoria e prática e tem como objetivo otimizar o tempo de aprendizado dos estudantes, engajando-os e inovando. O projeto pedagógico é importante para toda a comunidade escolar. Ele contribui para estreitar as relações entre escola e família, promover um uso social do aprendizado e aumentar a autonomia da criança.

Para promover a literacia familiar, a retenção de matrícula, um engajamento maior e, ao mesmo tempo, entregar valor aos pais neste período de crise, o projeto SuperAutor criou o SuperAutor Em Casa, uma possibilidade incrível de as famílias auxiliarem os filhos no processo de letramento e ainda criarem algo fantástico juntos: um livro autoral da criança! 

Assim, você ajuda os pais a ocuparem as crianças com um projeto pedagógico e lúdico.

Como o projeto pedagógico SuperAutor em Casa ajuda os pais e escolas?

  • Oferece uma atividade pedagógica e lúdica, ocupando o tempo das crianças de forma produtiva
  • Mostra às famílias que a escola se preocupa com elas e com o desenvolvimento de uma maior interação entre a família e a criança
  • Permite que os pais acompanhem o progresso de seus filhos de perto
  • Usa o tempo dos alunos de forma produtiva, evitando que eles apenas assistam à televisão, joguem videogame ou usem o celular quando estão em casa

Como o projeto pedagógico SuperAutor Em Casa funciona?

A SuperAutor permite a cada pai ou responsável fazer o download das folhas de desenho no site. Assim, ele pode imprimir essas folhas em casa, permitindo aos alunos escrever e ilustrar seus livros como se fosse um dever de casa! 

Portanto, para que o projeto SuperAutor Em Casa aconteça, as escolas precisam:

  • Comunicar aos pais, mostrando que eles podem usar o projeto para ocupar de forma produtiva o tempo das crianças em casa
  • Realizar o cadastro dos alunos na plataforma
  • Enviar ao consultor (via planilha) os dados dos pais para que ele os ajude, cadastrando os dados no portal e auxiliando na divulgação
  • Enviar a pais e responsáveis os conteúdos de apoio da SuperAutor para ajudar no processo de criação dos livros

Depois desses passos, os pais podem iniciar o projeto com as crianças. Os pais e responsáveis irão adorar ver seus filhos se tornando autores dentro de casa! 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o com algum gestor que esteja interessado em aplicar projetos pedagógicos em sua escola!

Comentários

    1. Oi Simone!
      O SuperAutor é um projeto didático que pode ser aplicado na sua escola, faça seu cadastro e nossa equipe de parcerias vai te explicar direitinho!

  1. Preciso muito de ajuda pois sou orientadoras gosto trabalhar com projetos.preciso atualizar se com as diretrizes da bncc

    1. Oi Adailda, aqui no Blog, temos alguns outros artigos relacionados à BNCC que podem lhe auxiliar nessa atualização.

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