Cada vez mais os alunos têm sua atenção mais disputada por diversas distrações da era pós moderna. As atividades escolares precisam competir com os jogos eletrônicos, redes sociais e vídeos. Mas sabemos que a leitura é muito importante para o desenvolvimento das pessoas e esta prática precisa ser incentivada desde a infância.
A família e a escola tem um papel fundamental neste estímulo, é essencial que este processo seja iniciado nos primeiros anos da criança, durante as atividades escolares e na pré-escola. As famílias podem incentivar a leitura de inúmeras maneiras:
- Lendo para o bebê
- Deixando ele escolher o livro a ser lido
- Colocando livros à sua disposição
- Fazendo uma mediação de leitura dinâmica
Dessa maneira, a criança chegará na escola com uma bagagem muito maior e uma introdução já estabelecida no mundo letrado. Isso ajuda muito no desenvolvimento escolar da criança e a torna um indivíduo muito mais preparado.
Saiba como usar a literacia digital para otimizar o processo de ensino
Dicas práticas para promover o interesse pelas atividades escolares de leitura:
- Estimule os alunos a ler mais por prazer
- Promova visitas a bibliotecas
- Invista em projetos de leitura
- Busque a variar os estilos de livros
Todas essas dicas podem ser aplicadas dentro e fora da escola, pelos pais e pelos professores. Além disso, os professores podem desenvolver atividades escolares focadas neste objetivo e, assim, otimizar os esforços da escola em relação ao incentivo à leitura. Por isso, separamos 4 atividades escolares incríveis que vão te ajudar a promover o interesse pela leitura nos alunos.
1- Faz de conta e encenação teatral
As crianças adoram fazer de conta e imaginar situações diferentes da realidade. Imagine que legal seria se elas fizessem encenações sobre os livros que elas estão lendo em sala de aula? Isso seria muito estimulante e proporciona uma experiência prática aos alunos, além de criar experiências artísticas importantes.
Atividades escolares como estas ajudam a:
- Aumentar a concentração dos alunos
- Melhorar a capacidade criativa
- Trabalhar as emoções da criança
2- Atividades escolares de Contação de histórias
Oficinas de contação de histórias são muito eficientes na promoção do interesse pela leitura. Isso porque a criança tem o adulto como referência e, quando ela vê que ele se interessa pelos livros e está disposto a despender de seu tempo para contar uma história, a leitura se torna um exemplo a ser seguido.
A dica é: Separar 10 a 15 minutos do seu dia para ler para a criança todos os dias, tornando isso um hábito rotineiro.
3- Atividades escolares de Leitura incompleta
As atividades com desafios são as preferidas das crianças, pois elas são muito competitivas e obstinadas quando são motivadas a superar alguma dificuldade. Portanto, uma boa forma de atrelar a leitura com o desafio é promover a experiência de completar as palavras.
O professor pode criar uma atividade de reconhecimento das palavras ao decorrer do texto, colocando espaços incompletos nas palavras para que as crianças possam completar. Assim, além de trabalhar o reconhecimento das letras, as crianças aumentam o repertório de palavras e testam seus conhecimentos sobre a gramática de cada uma delas.
Literacia familiar: Como capacitar os pais dos alunos?
4- Projeto SuperAutor
Você já ouviu falar sobre o projeto que transforma alunos em autores? O SuperAutor é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita nas crianças. Para as crianças que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para as que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros.
E aí, gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo com alguém apaixonado pela educação!