O coordenador pedagógico é uma figura importante para qualquer instituição de ensino. É por meio deste profissional que a maior parte dos processos de gestão de ensino e aprendizagem acontecem. Dessa forma, o desempenho do coordenador pedagógico está diretamente relacionado ao desempenho do processo de ensino da escola. Por isso, um bom coordenador pedagógico precisa buscar melhorar cada vez mais sua atuação, para que a escola possa evoluir e se tornar referência na área pedagógica.
São muitos os desafios do coordenador pedagógico, afinal, este cargo abrange muitas tarefas e responsabilidades. Dentre os desafios, podemos destacar:
- Acúmulo de funções
- Falta de autonomia
- Necessidade de lidar com diferentes contextos
- Dificuldade para unir e gerir a equipe pedagógica
- Saber como inovar a cada ano
Assim, para que este profissional melhore seu desempenho, é preciso primeiramente que ele entenda qual é o seu papel estratégico dentro da escola. Leia também: Coordenador pedagógico: saiba qual é seu papel estratégico na escola!
Quais são as principais competências de um bom coordenador pedagógico?
O trabalho do coordenador pedagógico demanda competências específicas no que diz respeito à área pedagógica, mas também demanda boas habilidades de gestão. Por isso, o coordenador precisa equilibrar estas duas necessidades, sendo uma figura referência quando o assunto é educação e gestão de pessoas.
Além disso, é importante que o coordenador se atualize constantemente a respeito das políticas públicas que envolvem a educação no Brasil, como a LDB, Lei de Diretrizes Básicas da Educação e a BNCC, Base Nacional Comum Curricular. Isso é necessário, pois no dia a dia dos professores, se torna complicado acompanhar esses assuntos. Por isso, o coordenador pedagógico tem como parte do seu papel estratégico, trazer propostas inovadoras que estejam de acordo com as leis.
Assim, as principais competências do coordenador pedagógico são:
- Clareza e boa comunicação
- Senso crítico a respeito do processo de ensino
- Visão integrada nos processos de ensino e aprendizagem
- Liderança e organização
- Habilidades socioemocionais
Gestão pedagógica: Saiba como montar uma reunião pedagógica com a equipe
Como melhorar o desempenho como coordenador pedagógico?
Como já vimos, o papel do coordenador pedagógico envolve muitas funções, práticas e pedagógicas. Para que tudo funcione da melhor maneira, é preciso que essas duas áreas ganhem a atenção do profissional de forma conjunta, afinal, uma depende da outra. Separamos 4 dicas para ajudar a melhorar o desempenho do coordenador pedagógico na escola!
1) Priorize as atividades em listas
Criar listas de atividades ajuda bastante na organização do dia a dia do coordenador pedagógico. São muitas as tarefas e, quando colocamos cada uma delas no papel, tudo fica mais claro. Dessa forma, o coordenador poderá priorizar ações, organizar logísticas e acompanhar os prazos, melhorando seu desempenho.
2- Auxilie no planejamento dos professores
O planejamento dos professores precisa ser orientado pelo coordenador pedagógico. Sem esse acompanhamento de perto, o trabalho do coordenador pode se perder no caminho. Por isso, ajude os professores a realizar um trabalho pedagógico alinhado à coordenação.
O coordenador pode analisar estrategicamente de que forma os conteúdos podem ser divididos, sugerir atividades e materiais de apoio. Além disso, é importante oferecer aos professores um cronograma geral, que irá auxiliar no planejamento de cada um deles. Assim, os professores terão o apoio necessário para montar planos de aula cada vez mais assertivos.
4- Incentive a interdisciplinaridade
Para que o coordenador desempenhe bem o seu papel e torne o processo de ensino da escola um sucesso, nada melhor do que incentivar o trabalho conjunto entre as disciplinas. A interdisciplinaridade é fundamental para que o aluno crie uma visão unificada a respeito da educação e entenda o papel de cada aprendizado nas diferentes áreas da vida.
Por isso, incentive os professores a trabalharem juntos e, conduza isso da melhor maneira. Monte calendários de atividades interdisciplinares, apontando prazos, objetivos de aprendizagem, materiais didáticos necessários etc. Isso ajudará a manter os alunos engajados e trará mais dinamicidade e entrosamento para a equipe pedagógica.
E aí, gostou deste artigo? Se ele te ajudou de alguma forma, compartilhe com sua equipe!