Whatsapp (21) 99722-3393 | Telefone de contato (21) 2042-0483
1 de junho - 2022

Atividades que ajudam no processo de alfabetização

Aprender a ler é uma etapa essencial para o desenvolvimento de uma criança e fará diferença no resto de sua vida. Assim, voltar as atenções para esse momento é muito importante, sendo necessário, para que o processo de alfabetização ocorra, a mobilização de atividades que possam preparar uma criança para essa imersão.

Para ajudar nesse novo momento tão importante para pais e filhos, confira algumas atividades que você pode fazer com as crianças em casa, que podem ser conduzidas de forma divertida e de uma maneira lúdica! Veja a seguir.

Trabalhar com rimas

Com rimas é possível perceber que os sons das palavras são estimulados. A criança começa a perceber que existem palavras com sonoridade parecida; que terminam com som semelhante. Incentive-a, portanto, a buscar por palavras curtas, como “panela” e “canela”, “não” e “caminhão”.

Quando a gente faz essa sonoridade, você mostra essas palavras repetidas e pode-se perceber que as crianças assemelham as figuras. A partir disso, elas podem concluir que as palavras têm o mesmo som. Essa habilidade é muito importante na hora da alfabetização.

Jogo da memória

Esta atividade de alfabetização além de divertida, estimula a coordenação motora. Mas ao invés de figuras, utilize palavras inteiras. Incentive a criança a tentar a ler, compreender seu significado e encontrar o par.

Escrever cartas 

Brinquem de escrever e enviar cartas para os familiares e amigos e, juntos, leiam as respostas. Trocar cartinhas para estimular juntos a vontade de ler e escrever, e também, a criatividade. Quanto mais tempo os pequenos dedicarem à leitura e a escrita, melhor será para o futuro delas.

Ler livros na companhia dos filhos

Estimular a leitura é fundamental na fase inicial, mesmo que a criança ainda tenha pouca intimidade com as palavras. De início, os pais leem para as crianças, deixando que elas observem as letras e as frases no papel.

Assim que começarem a reconhecer as primeiras letras, já podem oferecer livros para as crianças, para que tentem encontrar o que aprenderam nas páginas. Trata-se de uma atividade muito divertida e, quanto antes iniciada, maior a probabilidade se tornar um hábito na vida adulta.

O SuperAutor é um projeto que auxilia o letramento infantil enquanto proporciona à criança a experiência de escrever seu primeiro livro autoral.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.