A educação pré-escolar é uma fase muito importante para o aluno como um todo. É nela que são transmitidos os primeiros conhecimentos, além de ser o momento em que as crianças têm os primeiros contatos com a sociedade, com as diferenças e aprendem a agir com respeito e cooperação. Apesar de não ser uma etapa escolar obrigatória, a pré escola é essencial para um bom desenvolvimento do aluno durante toda a vida escolar.
A alfabetização por exemplo, é um ponto importantíssimo que pode ser iniciado no período pré escolar, que é o período preparatório para que a criança já inicie na escola com a familiaridade necessária para ter um bom desempenho escolar. Além disso, é neste período que a criança desenvolve:
- Psicomotricidade
- Dominância lateral definida
- Capacidade de controlar os dois lados do corpo
Alfabetização: 4 dicas para qualificar sua equipe e melhorar este processo
E tudo isso é estimulado pelas atividades para pré escola voltadas para a alfabetização. É por meio das brincadeiras, dos exercícios e dos jogos, que as crianças mais aprendem e fixam os conhecimentos. Por isso, crie atividades para pré escola que estimulem as diversas habilidades dos alunos e desenvolvam:
- Visão
- Tato
- Olfato
- Audição
- Paladar
- Movimento corporal
- Segurança
- Limites
- Reflexos
- Raciocínio lógico
Todos estes sentidos juntos são chamados de coordenação motora global. Já a coordenação motora fina é estimulada quando a criança desenha, pinta com diversos tipos de lápis, quando faz atividades manuais com recorte e colagem e quando se concentram para aprender a escrever.
Alfabetização e Letramento: Como avaliar os alunos nesta fase educacional?
Porque alfabetizar no período de pré escola?
Alguns educadores são receosos quanto a iniciação do aluno na alfabetização antes dos 6 anos, por temerem a perda da ludicidade no ensino infantil. Mas na verdade, uma coisa não exclui a outra. O período pré escolar é o momento perfeito para introduzir a criança no mundo letrado. É o momento da criança reconhecer as letras, sílabas e palavras por meio de brincadeiras, enquanto os pais leem para ela antes de dormir ou por meio da musicalidade.
Conheça os principais métodos de alfabetização e letramento e saiba como aplicá-los!
Na realidade, é muito importante que a criança tenha familiaridade com o mundo letrado antes mesmo de ser alfabetizada e isso é construído na escola e, principalmente, em casa. Os pais podem iniciar a criança neste processo de alfabetização de diversas formas:
- Lendo para a criança
- Estimulando que ela explique a história
- Incentivando que ela monte as próprias histórias
- Deixando os livros disponíveis para ela
Atividades para pré escola com jogos
A tendência de usar jogos para ensinar é cada vez mais utilizada nas escolas. Os resultados dessa experiência são muito positivos e trazem inúmeros benefícios ao processo de ensino-aprendizagem. A dica é ser criativo e ter a mente aberta para experimentar novidades e brincadeiras que estimulem os alunos a querer aprender cada vez mais!
Curso ABC: Saiba a importância da qualificação profissional na alfabetização para educadores
Como usar os jogos nas atividades para pré escola?
- Crie desafios
- Divida em equipes
- Crie gincanas
- Busque incentivar com premiações
- Faça rankings
Separamos 3 atividades que vão te ajudar a iniciar seus alunos no mundo letrado durante a pré escola!
1- Jogo da memória
Esta atividade é ótima para alunos da pré escola. O jogo da memória estimula sentidos e capacidades como o desenvolvimento do raciocínio rápido, a memória fotográfica e a atenção. Além disso, como todos os jogos, ele incentiva a sociabilidade do aluno por se tratar de um jogo onde apenas um ganha.
Para realizar esta atividade você precisa de um tema específico para que você crie as cartas de forma personalizada. Você fará pares de cartas e, em uma das cartas do par, deverá ter a imagem do objeto escolhido e na outra, o nome do objeto. Assim, seus alunos poderão brincar enquanto memorizam a grafia de cada palavra correspondente aos objetos.
2- Qual é a música
Os bebês e crianças de 0 a 6 anos são muito musicais e são facilmente envolvidos pelos sons. Por isso, é muito importante que os pais e a escola introduzam as crianças no mundo musical desde sempre.
Além de promover calma, tranquilidade e sensações à criança, a música é um dos primeiros contatos da criança com a alfabetização, afinal, é por meio dela que eles aprendem a falar as primeiras palavras e a relacionar os sons às letras correspondentes à eles. Por isso, use esta atividade para que a criança seja estimulada a reconhecer as melodias, letras e sons das palavras!
3- Projeto superautor
Uma ótima forma de engajar os alunos e encaixar o projeto de letramento no seu plano de aula é fazer com que o projeto deixe as aulas práticas e estimulantes. Existem projetos que incentivam o interesse pela leitura e ajudam os alunos a ter experiências próprias de uma só vez. Um deles é o projeto SuperAutor, um projeto de letramento que transforma os alunos em autores de suas histórias.
Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. O resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!
Assim, o projeto de letramento passa a fazer parte do plano de aula de uma forma lúdica e interessante!
E aí, vamos experimentar aplicar atividades para pré escola?