A alfabetização e as atividades de alfabetização e letramento são parte de um processo de aprendizagem que o aluno passa para decodificar o código linguístico. Este método é muito usado e ao longo do tempo foi bastante problematizado pelos educadores, por ser um método que não contempla um aprendizado efetivo e social da língua.
Alunos alfabetizados não são necessariamente alunos letrados e preparados para usar os conhecimentos aprendidos no dia a dia. Dessa forma, quando ensinamos a criança a apenas a decorar o alfabeto, memorizar palavras e a ler por obrigação, sem que isso faça parte do contexto dela, o uso da escrita e da leitura passa a ser algo totalmente à parte da vida da criança.
Alfabetização e Letramento: Conheça os principais métodos e saiba como aplicá-los!
Por isso, é muito importante iniciar a criança no mundo letrado antes mesmo de levá-la à alfabetização. Isso faz com que a criança entenda o que está aprendendo e tenha uma consciência da leitura e da escrita como um todo, para aplicá-la em suas diferentes demandas sociais. Além disso, o processo de alfabetização e letramento compreende basicamente três períodos: descobrir a escrita, aprender a escrita e usar a escrita
Saiba como iniciar a criança no mundo letrado:
- Deixe livros à disposição da criança
- Leia para a criança antes mesmo dela sabe falar
- Relacione as palavras com as ações do dia a dia
- Questione a criança sobre o som das palavras
- Use a musicalidade para letrar a criança
- Dê o exemplo e seja um adulto interessado pela leitura e escrita
- Incentive a criança a escrever suas próprias histórias
- Use artifícios para contar histórias de forma envolvente
Conheça alguns livros infantis que são ótimas ferramentas para engajar as crianças na leitura!
Como inovar nas atividades de alfabetização e letramento
A forma como aprendemos a ler é fragmentada de toda compreensão de como nós entendemos as coisas. Por isso, o letramento deve ser contextualizado com o cotidiano da criança e da família dela. Afinal, se ela não consegue compreender bem o outro e o mundo ao seu redor e, além de tudo, ser compreendida, como ela vai aprender a ler e escrever de forma eficaz?
Alfabetização e letramento: Como desenvolver de forma lúdica!
Esse período afeta toda a vida da criança, por isso, é necessário criar um fascínio e um contato encantador pela leitura e pela escrita logo nos primeiros contatos da criança com esses aprendizados. Mas normalmente, a forma que essa aprendizagem acontece é mecanizada, não introduz e não produz sentidos para os alunos.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você inovar nas atividades de alfabetização e letramento:
- Explore a curiosidade das crianças
- Respeite o tempo de cada uma
- Não deposite as informações na criança sem criar um contexto
- Entenda e aproveite os conhecimentos prévios da criança
- Medie o conhecimento ao invés de ensinar
- Provoque a criança com mais perguntas do que respostas
Saiba como alfabetizar usando atividades para pré escola!
Atividades de alfabetização e letramento que você precisa conhecer
Montando palavras
Essa atividade de alfabetização e letramento é muito prática, barata e ecológica. Com um rolo de papel higiênico você irá fazer um quebra cabeça de sílabas que sejam propícias à montagem de inúmeras palavras diferentes. Dessa forma, a ideia é instigar o aluno a montar palavras à partir das sílabas que ele tem em mãos e pensar de que formas diferentes as sílabas podem se encaixar.
Isso promove um grande aumento no vocabulário do aluno e faz com que ele entenda melhor o processo de formação das palavras. Para realizar esta atividade você:
- Precisa coletar rolos de papel
- Recortar um pedaço do rolo
- Encaixar um rolo dentro do outro
- Escrever de um lado uma sílaba e de outro lado, outra sílaba
Assim, quando o aluno girar um lado do rolo, as sílabas formarão palavras diferentes à cada girada.
Alfabeto de tampinhas
Esta atividade também propõe a montagem de palavras, mas dessa vez, o aluno deverá se esforçar para montar letra por letra das palavras propostas. Então, para esta atividade você precisará de:
- Ilustrações das palavras que deverão ser escritas
- Tampas de garrafas para escrever as letras
- Bicos de garrafa para enroscar nas tampas
- Caixa de sapato para colar os bicos das garrafas
Com as tampinhas em mãos e a caixa pronta para as tampinhas serem encaixadas, proponha que os alunos formem as palavras encaixando as tampinhas na ordem certa das palavras que correspondem a cada figura. Além de estimular o raciocínio lógico, esta atividade é ótima para melhorar a coordenação motora das crianças, que precisarão enroscar cada tampinha.
Projeto pedagógico de leitura
Uma das melhores maneiras de conseguir engajar os alunos é permitir que eles experimentem e façam as coisas sozinhos. Para incentivar o interesse pela leitura, nada melhor do que transformar seus alunos em autores de suas próprias histórias.
Você pode criar um projeto na sua escola com o intuito de fazer com que cada aluno escreva seu próprio livro ou ir em busca de projetos pedagógicos que auxiliem neste processo. Existem inúmeras formas de colocar isto em prática! O projeto SuperAutor, por exemplo, é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos.
Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros.
Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?
E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!
E aí, gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo com alguém apaixonado pela educação!