Avaliar os alunos da pré-escola em fase de alfabetização e letramento é sempre um desafio. Isso porque eles ainda estão numa fase muito lúdica da educação e os avanços cognitivos são evidenciados no dia a dia, não apenas em um momento específico de teste. Mas é importante acompanhar o desenvolvimento dos alunos e buscar formas de avaliar que façam sentido para esta fase.
Em 1990, o MEC criou um sistema para medir a qualidade da alfabetização das crianças no Brasil. Mas esta avaliação, conhecida como ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), foi extinta em 2018. A partir de então, as avaliações a respeito da alfabetização e letramento no Brasil são feitas a cada 2 anos, por meio de testes do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Para os alunos em fase de alfabetização e letramento, ou até mesmo para aqueles que já estão no ensino fundamental, a avaliação não deve ser formativa. Ou seja, ela não deve buscar punir ou premiar o desempenho dos alunos, mas única e exclusivamente, entender como anda o desenvolvimento. Acompanhar o desenvolvimento dos alunos é essencial para que o professor possa ajudá-los no que for necessário.
Letramento: Como avaliar o desenvolvimento dos alunos ao longo dos anos
Dessa forma, avaliar é:
- Dialogar
- Questionar
- Ouvir
- Refletir em conjunto
- Compartilhar conhecimento
Por que é importante avaliar a alfabetização?
Como já falamos, acompanhar o aprendizado dos alunos é fundamental. Muitas vezes os professores não conseguem identificar alunos com dificuldade e, por isso, alguns alunos acabam se perdendo no caminho e ficando para trás. Isso não é incomum, pois, de acordo com o levantamento realizado pelo MEC, em 2016, 54,73% das crianças acima de 8 anos não sabiam ler e interpretar texto de forma satisfatória. Por isso é tão necessário avaliar o desenvolvimento dos alunos neste sentido.
Para avaliar o letramento dos alunos ao longo dos anos é necessário saber como se dá um processo de letramento eficaz. É muito comum que a escola foque no ensino de outras competências após a conclusão do letramento, mas até mesmo a forma como os alunos absorvem estes novos conteúdos é afetada pelo processo de letramento.
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Quais são as características de um processo de letramento eficaz?
Os alunos são letrados quando conseguem desprender do sentido do que se lê nos textos, sabendo relacionar causa e efeito e entendendo sentidos figurados, de forma natural. Ou seja, vai muito além da memorização de palavras, é necessário entender realmente o que está sendo proposto.
Um letramento eficaz promove no aluno a:
- Capacidade de interpretação de texto
- Facilidade para sintetizar ideias e textos
- Habilidade de se expressar e se comunicar
- Confiança para lidar com as demandas sociais
- Identificação dos diferentes gêneros textuais
Se os seus alunos apresentam estas habilidades, significa que o processo de letramento da sua escola está trazendo bons resultados. Agora, o papel da escola é promover e avaliar este letramento ao longo dos anos, para que ele tenha ainda mais sucesso.
Use um projeto de alfabetização e letramento para avaliar seus alunos
Esta é uma forma lúdica de realizar a avaliação, sem jogar uma pressão em cima dos alunos. O projeto de alfabetização e letramento não carrega o peso de um teste, mas ajuda a identificar em que fase do desenvolvimento está cada aluno. Além disso, ajuda a envolver as famílias dos alunos neste processo, o que torna o aprendizado muito mais proveitoso.
Para aumentar a autonomia dos alunos e incentivar o interesse pela leitura, nada melhor do que transformar seus alunos em autores de suas próprias histórias. Você pode criar um projeto na sua escola com o intuito de fazer com que cada aluno escreva seu próprio livro ou ir em busca de projetos pedagógicos que auxiliem neste processo. Existem inúmeras formas de colocar isto em prática! O projeto SuperAutor, por exemplo, é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos.
Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e, também, promove um interesse maior pelo universo dos livros. Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?
E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!