Ser criativo e ter uma escrita criativa é uma das qualidades que as pessoas mais querem hoje em dia. O mundo em que vivemos está cada vez mais repleto de distrações e, além disso, conta com uma tecnologia que se renova trazendo novidades à todo momento. Quando falamos sobre o ambiente escolar, esta atenção é ainda mais disputada por aparelhos, jogos, brincadeiras e inúmeras coisas que fazem o jovem de hoje em dia perder o estímulo pela leitura e pela escrita.
Escrita criativa: saiba como crianças podem desenvolver em casa
Esta escrita é uma saída para esse cenário de desinteresse pela leitura. Não é apenas ter ideias geniais e inovadoras na hora de escrever. Na verdade, ela é a soma de algumas técnicas que ajudam na elaboração de um bom texto. A escrita criativa não está relacionada à inspiração, todos nós somos criativos, o que precisamos é exercitar esta habilidade por meio destas técnicas existentes. Assim, podemos nos aperfeiçoar e tornar nossa escrita cada vez mais criativa.
Algumas técnicas para desenvolver a escrita criativa:
- Use figuras de linguagem
- Aposte em palavras simples
- Use voz ativa
- Reduza os adjetivos
- Use frases curtas
Além disso, seja esforçado e tenha uma boa disciplina para desenvolver métricas e definir os objetivos do seu texto. Definir esses objetivos previamente ajuda a estruturar as ideias antes mesmo de começar a escrever.
Porque é importante desenvolver a escrita criativa?
Elaborar e aperfeiçoar a escrita criativa é muito importante não só para quem lê, mas para quem está escrevendo. Este processo criativo inspira tendências, torna a pessoa mais rápida para gerar soluções e inovações, torna a pessoa mais corajosa e a deixa com facilidade para se comunicar.
Por isso, teste alguns exercícios para tornar sua escrita criativa:
- Reescreva a sua história favorita
- Escreva sobre um gênero que você não esteja habituado
- Crie novos finais para histórias existentes
Pensando em te ajudar a desenvolver uma escrita criativa, separamos os 5 passos principais para que você consiga prender a atenção dos leitores usando a criatividade!
1- Tenha o hábito da leitura para ter uma escrita criativa
Não adianta querer escrever de forma criativa se você não buscar um repertório cultural por meio da leitura. Ler constantemente ajuda muito a escrever, e a qualidade da escrita está diretamente relacionada ao tempo gasto lendo.
Por isso, busque diversificar seu repertório cultural lendo conteúdos diversos e diferentes gêneros linguísticos. Assim você terá a inspiração necessária para desenvolver esta escrita!
2- Escreva diariamente
Como foi dito anteriormente, a disciplina e a perseverança são pontos chave para uma escrita criativa. Dessa forma, ter uma rotina textual é muito importante para treinar as técnicas que irão tornar sua escrita criativa. Então separe todos os dias um tempo específico para escrever, anote suas ideias e inspirações e pratique isso como um exercício diário e, assim, a escrita criativa se tornará cada vez mais comum e natural para você.
3- Seja curioso para desenvolver a escrita criativa
Ser curioso é um dos pontos principais para se tornar um ser criativo. Como já sabemos, a criatividade é uma habilidade que desenvolvemos de acordo com nossos esforços e técnicas criadas.
Mas uma das principais técnicas é usar a curiosidade. Quando somos curiosos, buscamos respostas e conhecemos novos caminhos e possibilidades à partir da nossa busca pelo novo. Por isso, ser curioso ajuda muito a ter uma escrita criativa.
A dica é buscar informações diversas e ser interessado por assuntos que não façam parte da sua realidade. Dessa forma você terá mais informações para diversificar os assuntos na hora de escrever.
Escrita criativa: Saiba como incentivar seus alunos a criarem histórias
4- Seja conciso
É muito comum ver textos que usam e abusam da redundância para chegar a determinado assunto. É mais comum ainda ver pessoas que consideram esses textos chatos e difíceis de entender e, consequentemente de difícil engajamento. Assim, os textos redundantes acabam gerando pouco interesse nos leitores.
A objetividade é uma aliada importantíssima para prender a atenção dos leitores e tornar a escrita criativa. Por isso, ao escrever o seu texto, você deve:
- Relê-lo buscando eliminar palavras que não acrescentam ao texto
- Evitar ser prolixo e redundante
- Tentar resumir ideias com sentenças curtas
- Ser o mais claro possível na transmissão de suas ideias
Além de tornar o texto mais claro, a concisão faz com que a leitura seja mais harmoniosa.
Os 4 Ps da Aprendizagem criativa: como colocá-los em prática?
5- Se coloque no lugar do leitor
Outra coisa super importante para ter uma escrita criativa é se colocar no lugar do leitor sempre. Quando nós pensamos nele em primeiro lugar, entendemos qual é o seu perfil e que tipo de coisas o deixa engajado na leitura, podendo assim, direcionar o seu texto para que a leitura se torne ainda mais prazerosa.
Dessa forma você poderá desenvolver a escrita criativa e:
- Prever futuras dúvidas que o leitor possa ter
- Brincar com as palavras de forma que ele entenda
- Usar trocadilhos que façam parte do contexto dele
Essas pequenas ações tornarão sua escrita muito mais criativa e estimulante. E aí, gostou do passo a passo? Vamos começar a colocá-lo em prática?