Os projetos pedagógicos são ótimas ferramentas para auxiliar as escolas a melhorar o desempenho na hora de ensinar. Eles são atividades que complementam a aula e trazem uma perspectiva diferente ao conteúdo ensinado em sala. Para os alunos, estes projetos são uma fonte de engajamento enorme, porque eles ajudam a fugir da monotonia do dia a dia. Já para os professores, os projetos são ótimos para otimizar o tempo de aula e maximizar o rendimento escolar.
O engajamento gerado por esta ferramenta pedagógica é fundamental para o crescimento da escola. Isso porque, alunos desengajados geram maus resultados e, consequentemente, uma menor credibilidade da escola para manter alunos e atrair novas matrículas.
O que é gestão escolar democrática e como aplicá-la?
O engajamento dos alunos é muito importante para:
- Gerar confiança nos pais
- Criar um relacionamento forte entre alunos e escola
- Aumentar o marketing espontâneo da escola
Por isso, aposte em formas eficientes de aumentar o engajamento dos alunos em sala de aula. Você pode experimentar modificar o método de aplicação das aulas, testando ferramentas educacionais. Sair da rotina do dia a dia é muito importante para manter o interesse dos alunos e, o professor deve trazer novidades sempre que possível para melhorar suas aulas.
Além disso, você pode criar espaços de comunicação e interação com os alunos, para entender o que eles pensam a respeito das aulas e o que eles esperam delas. A comunicação entre aluno e professor é muito importante para o engajamento escolar. Por isso, busque sempre alinhar as expectativas com seus alunos:
- Observando a sua turma
- Ouvindo seus alunos
- Entendendo a realidade de cada um
- Buscando a reciprocidade
Outra coisa importante para aumentar o engajamento dos alunos é optar por formas de avaliar diferenciadas. A tradicional prova é uma avaliação bastante criticada por educadores. Ela gera inseguranças e medos desnecessários e, acredita-se que ela não é a melhor forma de avaliar o desempenho real dos alunos.
Protagonismo infantil previsto pela BNCC: 3 formas de colocar em prática!
Por isso, tente diversificar sua avaliação e tente uma forma mais prática, entendendo as realidades e observando os esforços. Isso gera engajamento por ser uma forma empática de trocar conhecimentos.
4 motivos para usar projetos pedagógicos para aumentar o engajamento dos alunos
Como vimos, os projetos são excelentes em ajudar os professores a deixar suas aulas mais interessantes. Mas se além de todos estes benefícios ditos anteriormente nós ainda não te convencemos a aplicar ferramentas pedagógicas no ensino da sua escola, fique calmo!
Separamos uma lista de 4 motivos que vão te convencer a usar os projetos pedagógicos na sua escola.
1- Eles aumentam a criatividade dos alunos
Os alunos estão acostumados à rotina do dia a dia na escola, sempre marcada pelas mesmas atividades, festividades e momentos de recreação. Sair da rotina e explorar momentos criativos com as crianças é essencial para o desenvolvimento infantil.
Trabalhar a criatividade ajuda a:
- Melhorar a forma como as crianças se expressam
- Criar um pensamento crítico
- Promover o raciocínio lógico
Os projetos pedagógicos oferecem a ferramenta necessária para que você incentive a criação livre nos seus alunos.
2- Melhoram o relacionamento da escola com os pais
Os projetos pedagógicos em sua grande maioria são atividades que envolvem toda a comunidade escolar. Os pais fazem parte desta comunidade e devem ser participantes ativos de todo o processo educacional. Por isso, aproveite os projetos pedagógicos para criar atividades para casa, estimular visitas dos pais à escola e incentivar a participação deles em atividades de pais e filhos, como por exemplo:
- Rodas de leitura
- Palestras para os pais
- Gincanas
- Oficinas
3- Incentivam a autonomia
Para que uma criança cresça e se desenvolva com eficiência, é necessário que os pais e os demais adultos à sua volta aprendam a controlar aquela vontade natural de proteger e tomar à frente, impedindo que a criança tenha autonomia em suas ações.
Sabemos que não é fácil deixá-las tomar suas próprias decisões e fazer suas coisas sozinhas, mas isso é essencial para que elas desenvolvam a autonomia necessária para viver em sociedade. Por isso, os projetos pedagógicos são aliados eficientes. Isso porque eles promovem atividades que estimulam a criança a fazer algo por conta própria e experimentar!
4- Aumentam a autoestima
O fato de estimular a criação autoral e a experimentação empírica, promove na criança uma confiança e uma autoestima que as encoraja a continuar buscando aprender cada vez mais. Isso é importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem.
Quando a criança não tem autoestima, ela não é motivada o suficiente para se interessar pelos conteúdos passados em sala, o que diminui o engajamento na escola e acarreta uma série de problemas. Por isso, use os projetos pedagógicos para aumentar a autoestima dos seus alunos e promover um sentimento de capacidade
Projeto SuperAutor
Você já ouviu falar sobre o projeto SuperAutor? Ele é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos.
Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros.
Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?
E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!
E aí, gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo com alguém apaixonado pela educação!