Um termo bastante usado ultimamente por educadores e que tem gerado algumas dúvidas sobre o que se trata exatamente, é o termo “Literacia Familiar”. Bom, a literacia nada mais é do que o reconhecimento de que os pais são os primeiros professores de seus filhos. Esta ideia não é nenhuma novidade no meio educacional, mas apesar de ser uma tecla bastante batida, implementar a parceria entre pais e professores no processo educacional ainda é um grande desafio.
A literacia familiar envolve um conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem oral, a leitura e a escrita, vivenciadas por intermédio dos pais ou responsáveis. Interagir, conversar, ler em voz alta com os filhos e estimulá-los a desenvolver a escuta, a fala, a leitura e a escrita parece simples, mas para muitos pais isso pode ser bastante complicado.
Saiba como capacitar os pais dos alunos para a literacia familiar!
Isso porque é natural que a maioria deles veja a escola como o único pilar responsável pelo desenvolvimento dessas habilidades nas crianças. Esta visão equivocada é muito enraizada na sociedade e, por isso, educar os pais para que eles se sintam capazes de promover a literacia familiar é tão importante.
Quais são as práticas de literacia familiar?
- Interação verbal
- Leitura dialogada
- Narraçao de histórias
- Contatos com a escrita
- Atividades diversas
- Motivação
O que os pais precisam ter em mente é que não precisa ter muito estudo, materiais caros e nem morar em uma casa toda equipada e espaçosa para praticar a Literacia Familiar. É em momentos especiais de afeto, carinho e diversão em família que ela acontece.
Conheça 3 formas práticas de promover a literacia familiar em casa!
Por que praticar a literacia familiar?
A família exerce uma influência enorme sobre o desenvolvimento da linguagem de seus filhos. O ambiente familiar, sobretudo durante a primeira infância, é decisivo para o futuro escolar das crianças. Além disso, crianças criadas em lares onde os pais promovem a Literacia Familiar se tornam melhores leitores e estudantes mais bem-sucedidos.
É muito importante que as famílias e as escolas façam o possível para que as crianças estejam alfabetizadas ao final do primeiro ano do Ensino Fundamental, pois, nos anos seguintes, a leitura se tornará um instrumento essencial para elas continuarem aprendendo outras matérias, como Ciências, História, Geografia e Matemática.
Quanto antes a criança tiver o contato com a linguagem oral e escrita, melhor. A partir dos 6 meses de vida, a criança já pode receber estímulos de materiais escritos, atividades e experiências sensoriais e contato visual e auditivo com livros e histórias.
Saiba como a literacia digital pode ajudar no desenvolvimento do aluno!
Fisicamente, as atividades que promovem a literacia familiar resultam em ganhos motores muito relevantes, aumentando a motricidade fina e grosseira da criança, além da coordenação durante o manuseio de materiais como livros e revistas.
Além disso, a literacia promove o aumento de:
- Capacidades cognitivas
- Linguagem oral
- Linguagem escrita
- Motivação para a leitura e escrita
- Criatividade
- Conhecimento lexical e morfossintático
- Consciência fonológica
- Compreensão da narrativa
Ou seja, o contato precoce da criança com a literacia promove benefícios e aprendizagens muito importantes que a preparam para o convívio social. Outro benefício importante é que as práticas de Literacia Familiar também aproximam pais e filhos, possibilitando que aprendam e se divirtam juntos.
Como consequência dessa maior interação em casa, os pais tendem a se envolver mais com a vida escolar de seus filhos: acompanham os deveres de casa, participam das reuniões escolares e entendem melhor as necessidades e dificuldades das crianças. Além disso, em um país como o Brasil, ainda marcado pela condição socioeconômica desfavorável de milhões de famílias, a Literacia Familiar é um instrumento poderoso para romper o ciclo da pobreza.
Pensando nisso, o Ministério da Educação lançou uma série de práticas para auxiliar os pais nesta promoção da literacia familiar. O programa “Conta pra Mim”, faz parte da Política Nacional de Alfabetização e disponibilizou um rico material com dicas e informações sobre a literacia familiar. Leia o material completo aqui!
Projeto SuperAutor em casa
Você já ouviu falar sobre o projeto que transforma alunos em autores? O SuperAutor é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita nas crianças. Para as crianças que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para as que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros.
O projeto pode ser utilizá-lo como complemento para as disciplinas escolares. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo? E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!