Sair da rotina é essencial para manter a vida ativa e gerar melhores resultados. Quando estamos lidando com alunos em fase de letramento, não podemos deixar a monotonia tomar conta e precisamos criar atividades de letramento inovadoras. O comodismo no conforto do dia a dia gera uma ilusória impressão de que estamos mais organizados e produtivos. Mas o que pouca gente sabe é que na educação infantil, principalmente na fase de letramento, os estímulos gerados pela quebra de rotina são fundamentais.
Leia também: Projeto de letramento: Saiba como tornar o seu PPP inovador
Muitos professores têm dificuldades em sair da rotina. Isso porque existem inúmeros fatores que, ao ajudar a organizar a rotina do professor, acabam por engessar e padronizar o dia a dia em sala de aula. Mas na realidade, o que se percebe é que os alunos respondem muito mais à aulas criativas e diferentes, que contam com atividades de letramento, do que às aulas monótonas.
Como sair da monotonia em sala de aula:
- Ofereça pequenas recompensas aos alunos;
- Incentive as tentativas e valorize o processo;
- Esteja sempre ao lado, mostrando novos caminhos para tentar;
- Estabeleça objetivos e metas;
- Baseie sua aula nos interesses dos alunos;
- Reveja sua rotina e retire tudo que não for essencial.
Uma boa forma de fugir da rotina é combinar múltiplas estratégias de ensino e desenvolver atividades de letramento inovadoras que estimulem o interesse dos alunos. Isso não quer dizer abandonar as formas de ensino tradicionais, mas sim, incorporá-las e atualizá-las de acordo com as demandas da sua turma.
Como escolher atividades de letramento inovadoras para a sua turma
Antes de tudo, lembre-se que inovar significa ser algo que atenda às demandas específicas do seu grupo de alunos. Por isso, esteja sempre atento e faça testes para entender quais atividades de letramento mais dão certo e o que mais gera resultados e interesse dos alunos pela sua aula.
Por isso:
- Ouça o que os alunos têm a dizer;
- Ouse mudar e saia da zona de conforto;
- Avalie sua forma de ensinar e observe o que funciona ou não.
Para que você escolha as atividades de letramento inovadoras para a sua turma, separamos uma lista com 3 tendências que estão trazendo inovação para as atividades de letramento!
1- Uso de elementos cotidianos
Uma tendência forte em letramento infantil é usar elementos do cotidiano da criança para criar atividades de letramento. Todo ambiente em volta da criança deve ser visto como um ambiente alfabetizador, pois é nele que a criança tem os primeiros contatos com o mundo. Isso acontece quando a criança ouve a conversa dos adultos, começa a relacionar o nome dos objetos com a figura física de cada um, ou até mesmo quando ele escuta uma música.
Todos esses elementos contribuem para a formação do mundo letrado da criança, e para trabalhar estas ferramentas da melhor forma, você pode criar atividades de letramento inovadoras usando:
- Musicalidade
- Culinária
- Turismo
- Filmes
- Esportes
2- Incentivo à autonomia
Nada melhor do que aprender de forma atrelada à prática, não é? Existem projetos pedagógicos que podem ajudar bastante a criar atividades de letramento inovadoras por meio do incentivo à autonomia dos alunos. As criações autorais são um grande estímulo ao interesse pela leitura e escrita.
O projeto de leitura SuperAutor, por exemplo, é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita. Para os que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros.
3- Envolvimento dos pais
Os pais devem ser os maiores incentivadores dos filhos e, quando as atividades de letramento da escola são complementadas pelo ensino conjunto em casa, tudo flui muito melhor! Por isso, a escola precisa envolver e engajar os pais neste processo.
Pensando nisso, você pode:
- Promover oficinas de leitura com os pais na escola;
- Fazer palestras que ensinam os pais a conduzir o letramento em casa;
- Fazer feiras do livro para incentivar a compra de livros para as crianças;
- Criar atividades de letramento que contem com a ajuda dos pais para serem feitas em casa.
E aí, vamos fugir da monotonia e inovar nas atividades de letramento?