A crise da saúde causada pelo coronavírus afetou a todos no início de 2020. O vírus se originou na China em dezembro de 2019 e se espalhou pelo mundo alarmando a população, gerando crises financeiras e, principalmente, desacelerando as rotinas das pessoas e as colocando em quarentena por tempo indeterminado. Isso fez com que professores tivessem que dar aula a distância, o que é um grande desafio para muitos.
Segundo o relatório da ONU, quase 300 milhões de alunos estão sendo afetados pelo fechamento das escolas durante a quarentena obrigatória. Isso afeta desde a educação infantil até os níveis superiores e nota-se que as instituições de ensino ainda não estão preparadas para lidar com mudanças tão bruscas de cenário.
Leia também: Atividades para pré escola: Como usá-las para alfabetizar
Além disso, quando se trata de educação infantil o desafio é ainda maior, isso porque os alunos ainda dependem muito do auxílio dos professores e de um acompanhamento intenso. Mas se desesperar nesses momentos não é a melhor opção. O que os professores precisam fazer é pesquisar novas formas de produzir conteúdo e se adaptar para que os alunos sejam afetados o mínimo possível.
Porque você não deve ter medo de dar aula a distância para alunos da pré escola
Diferentemente dos adultos, as crianças têm uma enorme facilidade de se adaptar e ressignificar as coisas. Afinal, elas mesmas estão em constante transformação e com isso, aprendem a se acostumar com suas novas fases, sejam elas de crescimento do corpo, da mente, de mudanças de rotinas na escola e na família etc.
A criança tem seu tempo dividido entre escola e família e, por isso, os pais devem se unir com a escola quando se trata de adaptação e mudanças de rotina. De forma conjunta, esses dois pilares precisam trabalhar para que a criança tenha um processo de adaptação tranquilo, principalmente quando as mudanças acontecem de forma tão brusca como presenciamos neste início de ano.
3 atividades pré escola para introduzir a criança no mundo letrado
Para que o professor crie esse processo de adaptação dos alunos às aulas a distância de forma eficiente, separamos algumas dicas!
1- Concentre sua comunicação para dar aula a distância
Esta dica é muito importante para que os pais não se sintam perdidos e sobrecarregados neste período em que eles precisarão ajudar na mediação desta educação à distância. O ideal é que se estabeleça um só meio de comunicação para que os pais recebam os materiais que serão usados nas aulas virtuais.
Você pode criar:
- Lista de transmissão no whatsapp
- Grupo de e-mail
- Pasta no google drive
- Grupo de whatsapp
Outro recurso muito legal são os apps de celular. Algumas escolas já possuem aplicativos para se comunicar com os pais e agora este recurso está sendo ainda mais necessário e útil. Pensando em aumentar a participação das famílias na rotina dos filhos, a WPensar, empresa que produz softwares que otimizam a educação no país, criou a agenda digital WPensar.
Com este aplicativo você poderá:
- Montar seu calendário de atividades para o ano letivo
- Enviar mensagens individuais ou em lote em apenas alguns cliques
- Usar lembretes para ninguém esquecer nenhum compromisso
- Avisar de recebimento e confirmação de leitura dos comunicados
- Anexe fotos e arquivos e envie mensagens com o conteúdo que você precisa
- Tenha uma comunicação segura com responsáveis e alunos
Saiba mais sobre a Agenda Digital WPensar!
2- Explore recursos visuais e sonoros
Para que suas aulas virtuais fiquem mais interessantes e prendam a atenção dos alunos, é necessário que você explore recursos visuais e sonoros ao máximo. Isso porque a criança se prende mais a estes estímulos, o que explica a aptidão que elas têm pelos desenhos animados com músicas e cores vibrantes. Por isso, use esses recursos na edição dos seus vídeos ou até mesmo na execução deles.
Para dar aula a distância, você pode:
- Se fantasiar para contar uma história
- Usar fantoches e diferentes vozes para dar aula
- Criar um painel interativo de fundo para seus vídeos
- Usar músicas que estão relacionadas aos assuntos das suas aulas
- Ter sempre uma trilha sonora de fundo
- Usar efeitos sonoros como: risadas, palmas, sons de animais etc
3- Seja breve e objetivo
Ainda falando sobre a atenção das crianças, a objetividade é essencial para que sua aula seja um sucesso. Sabemos que é difícil resumir os conteúdos sem perder a qualidade, mas nestes momentos, precisamos exercitar esta habilidade. Aulas muito longas irão gerar um engajamento menor das crianças na hora de assistir, por isso, seja breve. Uma boa dica é usar tópicos para separar os assuntos do vídeo e criar uma linearidade do seu raciocínio dentro desses tópicos. Assim, seus alunos prestarão mais atenção e conseguirão absorver bem mais os conteúdos transmitidos.
Quais são as atividades essenciais a serem desenvolvidas na aula a distância
A pré escola é o período em que se deve focar no desenvolvimento pessoal da criança, ou seja, é a fase de iniciação social da criança, afinal, na escola ela tem os primeiros contatos com o trabalho em equipe e o convívio com outras crianças. Além disso, nesta fase deve ser desenvolvido os aspectos emocionais e sociais, que englobam a socialização da criança e o desenvolvimento emocional e a resolução de conflitos.
O foco principal das atividades pré escola deve ser no desenvolvimento da:
- Ludicidade
- Capacidade motora
- Linguagem e comunicação
As atividades então, devem ser pensadas para estimular estes aspectos da criança. Por isso, use ferramentas e utensílios de casa para atividades manuais, estimule a criança a explorar a linguagem e deixe que ela teste coisas sozinha. Separamos algumas atividades que pode realizar nas vídeo aulas e garantir a atenção da criançada.
Além de usar as músicas para interagir com os alunos, você pode criar vídeos ensinando como fazer esses instrumentos caseiros.
Roda musical
As rodas musicais fazem o maior sucesso nas salas de aulas, mas nas vídeo aulas elas também podem funcionar e trazer ótimos resultados. A música é muito estimulante para a criança, e com ela, a atenção está garantida. Você pode usar recursos como instrumentos musicais ou até mesmo, criar seus próprios instrumentos com materiais caseiros.
Contação de história
A contação de histórias também está sendo muito utilizada por professores que estão tendo que aderir às aulas a distância. Para que você faça a diferença e chame bastante atenção das crianças enquanto conta as histórias, você pode usar fantoches, fantasias, maquiagem especial e muitos outros recursos que te ajudarão a não só contar a história, mas a encená-la.
Alongamento
O alongamento é muito importante nesses dias em que a criança está em quarentena e esse exercício pode servir tanto para a criança quanto para os pais. Além de ser um exercício para o corpo, você pode aproveitar para exercitar a mente dos alunos, ensinando conteúdos sobre o corpo humano e explicando a função de cada parte do corpo que está sendo exercitada.
E aí, gostou das dicas? Compartilhe este artigo com algum professor que está tendo dificuldades em criar aulas virtuais!