SuperAutor – Um Projeto Pedagógico Encantador

Projeto pedagógico encantador: Como agregar valor à sua escola?

projeto pedagógico

Usar um projeto pedagógico é uma forma de organizar a construção de conhecimentos educacionais por meio de metas de ensino e aprendizagem pré-definidas com a equipe escolar. Estas metas são desenvolvidas no Projeto Político Pedagógico da escola, um documento criado para alinhar os objetivos e as atividades a serem desenvolvidas por cada membro do corpo docente ao longo de um determinado período letivo. 

Assim, para que este projeto político pedagógico se realize, é necessário contar com projetos ao longo do período, para que as metas possam ser alcançadas de forma clara, objetiva e dinâmica. Além disso, os projetos pedagógicos possibilitam uma infinidade de ideias e ações práticas que estimulem nos alunos o desejo pelo conhecimento. Isso porque, na maioria das vezes, tratam-se de projetos pedagógicos que atrelam teoria e prática, levando os alunos à atividades extraclasse.

Estes projetos podem ser muito variados. Dentre eles, existem os projetos de:

Cada um deles reserva inúmeras possibilidades de realização, desenvolvimento e avaliação. Saiba como inovar usando um projeto pedagógico na sua escola!

Como encantar os pais com um projeto pedagógico?

Um dos maiores desejos da direção de uma escola é tornar a experiência de pais e alunos encantadora. Mas, para que os pais possam ficar encantados com a instituição, é preciso inovar e trazer benefícios que vão além daquilo que eles estão esperando. Por este motivo, apostar em um projeto pedagógico é uma ótima estratégia, tanto para a melhoria da qualidade de ensino da escola quanto para o desenvolvimento de um melhor relacionamento com os responsáveis, por parte dos alunos e, também, da própria escola. 

Por isso, se você quer encantar os pais com um projeto pedagógico, é necessário conhecer e entender bastante sobre seu público. Ou seja, conheça os pais dos alunos para, então, pensar em possíveis formas de atender e superar suas expectativas. Isso pode ser benéfico para a escola em diversos sentidos. Conhecer o público-alvo da instituição é importante para que a escola possa ter tomadas de decisão mais assertivas e direcionadas. 

Passada esta etapa de estudo e reconhecimento do público, a escola precisa buscar um projeto pedagógico que:

Como o projeto pedagógico pode agregar valor à minha escola?

Um projeto pedagógico encantador inevitavelmente tem um enorme potencial para se tornar um dos maiores agentes na hora de agregar valor à escola. A maior questão neste caso é saber usar este potencial da melhor forma. Mas antes de tudo, o que seria uma escola de valor?

Pense numa escola modelo da sua região, aquela escola que todo mundo quer estudar. Pois é, este tipo de escola geralmente aposta em muitas ações para chegar e manter-se neste posto. São estratégias que podem ser desde o investimento em infraestrutura até o marketing, por exemplo. Dessa forma, uma escola de valor é aquela que: 

E além de tudo isso, esta escola de valor precisa contar com um projeto pedagógico de qualidade, pensado e elaborado para atender às demandas educacionais dos alunos. Mas tudo isso que falamos é parte da construção de valor simbólico, ou seja, essas ações colaboram na construção de autoridade, transformando a escola em referência para a comunidade onde está inserida. Mas e se fossemos pensar em um valor monetário?

Bom, podemos pensar em duas maneiras de usar o projeto pedagógico da escola para agregar recursos financeiros à instituição.

1- Marketing espontâneo

Os projetos pedagógicos, principalmente os projetos encantadores, tem por característica o estímulo ao marketing espontâneo. Quando os pais estão satisfeitos e contentes com a realização e progresso acadêmico dos filhos, eles tendem a externar isso, falando com parentes, amigos e vizinhos. 

Dessa forma, sua escola passa a ser conhecida como referência e o marketing boca a boca acontece. Além disso, é possível criar interações propositais ou desafios para que os pais divulguem a escola por meio do projeto pedagógico em suas redes sociais. Assim, sua escola será vista por uma rede maior de pessoas na internet. 

2- Atração e retenção de matrículas

A segunda forma, é um resultado da primeira. Ou seja, quando o marketing espontâneo acontece, a escola ganha autoridade e, consequentemente, passa a ser mais procurada por outros pais e responsáveis. Assim, o projeto pedagógico pode aumentar significativamente o número de matrículas da escola, além de promover a retenção das matrículas já existentes, afinal, pais contentes não mudam seus filhos de escola. 

E aí, o que achou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos educadores!