Suporte para pais - (21) 99722-3393 Suporte para escolas - (21) 99694-5751
29 de novembro - 2022

Estimulando a curiosidade para promover o protagonismo infantil

As crianças são seres completos e dotados de capacidade para aprender e se relacionar. No passado, já foram tratadas como meras espectadoras, mas hoje são agentes de suas relações, necessidades e aprendizados, seja no ambiente familiar, escolar, de lazer e muitos outros! É possível estimular a curiosidade para promover o protagonismo infantil?

Vamos começar com um spoiler: sim! E, inclusive, estimular a curiosidade infantil é um caminho muito importante para que a criança se veja como ser pensante no mundo, com as próprias opiniões, gostos, necessidades e desejos.

A curiosidade se relaciona com a individualidade e também com a alegria de aprender e descobrir coisas novas, afinal, para seres tão pequenos e tão cheios de dúvidas, ideias e energia, ainda existe um mundo inteiro a ser descoberto.

O que é o protagonismo infantil?

Segundo a definição do dicionário, o protagonista é o personagem mais importante do teatro, ou seja, a trama se constrói ao redor da sua história, dos seus desafios. Já no sentido figurado, “protagonista” é o indivíduo que tem papel de destaque em algum acontecimento.

Como “protagonismo infantil”, é possível considerar que a criança, que antes era visto apenas como um ser em formação, que só deve aprender e obedecer sem questionar, hoje é vista como um ser tão completo quanto um adulto e que, assim como nós adultos, vai amadurecendo, mudando de opiniões e se desenvolvendo.

Ou seja, o valor da criança não existe apenas pelo valor do adulto que ela se tornará ao final da sua formação acadêmica, por exemplo, mas sim pelo ser pensante que ela é hoje. Por toda a sua contribuição no aqui e agora, seja nos espaços onde ela convive, seja dividindo suas opiniões com os colegas de classe, com as professoras, seja contando seus sonhos e ideias para seus familiares etc.

Isso não quer dizer que elas não devem ser orientadas ou vão fazer o que desejam. Pelo contrário, é essencial que existam regras, rotinas, horários e tarefas a serem cumpridas. É imprescindível que elas sejam direcionadas nos seus processos de aprendizado e troca com o mundo.

Mas tão importante quanto as orientações, regras e limites, é o respeito que deve existir pela fala, pela opinião, pelas necessidades e os desejos das crianças. A escuta ativa é um movimento essencial na valorização dos sentimentos e pensamentos infantis.

É muito importante demonstrar, desde os primeiros anos, que a criança tem valor e tem escolhas dentro das possibilidades, ela precisa sentir à vontade e segura para expressar seus sentimentos, suas opiniões, seus medos e principalmente para errar.

Dentro da educação voltada para o protagonismo infantil, é essencial que elas se sintam seguras o suficiente para tentar. O acerto não acontece sem a tentativa e muitas vezes a tentativa vem seguida do erro e tudo bem. Ou seja, é importante que sejam criados ambientes confortáveis e seguros para que a criança seja e aja por ela mesma, não pelo que esperam que ela aja ou seja.

Os educadores, familiares e adultos responsáveis devem ser um espaço de acolhimento nesses momentos e não de julgamento, impaciência e reprovação. Afinal, ninguém nasce sabendo e não existe “idade limite” para parar de errar, quem não erra até hoje?! 

Como utilizar o estímulo da curiosidade no incentivo do protagonismo infantil?

A partir do momento em que a criança é considerada protagonista dos seus processos de aprendizado, ela se sente livre para participar de forma ativa em diversos contextos da sua vida. Assim, começa um processo de exercício de suas habilidades sociais e sentimento de pertencimento dos grupos em que ela transita.

Um dos pilares do protagonismo infantil é entender as crianças como seres completos e, por isso, com seus próprios desejos. E da mesma forma que seus desejos precisam ser respeitados pelos educadores, os pequenos precisam ouvir e respeitar as opiniões dos seus colegas, o que também estimula a empatia, o respeito às diferenças e à individualidade.

Partindo do princípio da importância das escolhas dentro dos processos de aprendizado – na escola e na vida – é possível concluir que o estímulo à curiosidade, a busca por respostas para suas dúvidas são passos muito importantes para completar o ciclo desse processo. Mas como assim? Bem, o que desperta curiosidade na criança já caminha para assuntos que ela gosta e se interessa, o que já pode dizer um pouco sobre sua personalidade.

Por exemplo, o pequeno pode ter interesse por dinossauros e, desse interesse, surgirem dúvidas, que vão levar à pesquisas, diálogos, encontro com outros colegas que também gostem de dinossauros… Essa curiosidade pode ser sobre esportes, flores, cientistas, corpo humano e por aí vai! As possibilidades são infinitas!

Além disso, toda essa curiosidade pode ser utilizada em prol do ensino acadêmico, um exemplo: se o desejo de aprender mais sobre a natureza existir, é possível falar sobre o planeta Terra, sobre os países, sobre a vegetação e os animais, assuntos que podem ser englobados nas aulas de ciências e geografia, por exemplo.

Dicas de Livros que despertam a curiosidade nas crianças

Ler junto com as crianças é uma atividade que traz muitos benefícios, seja na escola, numa roda coletiva com os colegas de classe ou em casa, com os irmãos, pais e familiares. É um momento de troca de afeto, interação, conversa e reflexão.

Separamos alguns livros que podem auxiliar nesse mundo complexo da curiosidade infantil:

  1. Atlas Turma da Mônica: Conhecendo o mundo – por Ciranda Cultural
  2. Dúvida cruel: 80 respostas para as perguntas mais cabeludas – por Mari Fulfaro e Iberê Thenório
  3. Dúvida cruel 2: 80 respostas para perguntas ainda mais cabeludas – por por Kathy Wollard, Mariana Fulfaro e Iberê Thenório | Nina Lua (Tradutora)
  4. O livro dos porquês – por Ciência Hoje das Crianças
  5. Como eu cheguei aqui? – por Philip Bunting | Gilda de Aquino (Tradutora)
  6. Mulheres incríveis que mudaram o mundo – por Ciranda Cultural
  7. 500 Fatos Fantástico Sobre o Espaço – por Anne Rooney
  8. Perguntas e Respostas Curiosas Sobre os Dinossauros – por Camilla de la Bédoyère | Ana Uchoa (Tradutora)
  9. 101 curiosidades: Futebol – por Paloma Blanca Alves Barbieri

Além disso, realizar experiências também é solucionar na prática perguntas que despertam curiosidade nas crianças, fazendo os olhinhos brilharem ao ver os resultados!

Indicações de experiências no YouTube para as crianças:

Canal da Lelê
Maria Clara & JP
Mundo da Vivi
Ideias Incríveis

A criança como protagonista da sua História

No Programa SuperAutor, os pequenos têm a possibilidade de escrever e ilustrar um livro de verdade! Nesse processo, os alunos são responsáveis pelo desenvolvimento de suas histórias, complementando cada página com seus próprios desenhos.

Já imaginou transformar seus alunos em SuperAutores promovendo a imaginação, criatividade, curiosidade e o protagonismo infantil?!

Além disso, para fechar com chave de ouro esse processo incrível de produção dos livros, é possível oferecer um SuperEvento de Autógrafos na sua escola! Um momento de celebrar o trabalho dos educadores, as conquistas dos alunos e a aproximação das famílias com as escolas, uma verdadeira parceria de sucesso!

Faça um Super 2023 na sua escola, inscreva-se para o Programa SuperAutor:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.