SuperAutor – Um Projeto Pedagógico Encantador

Como usar um projeto pedagógico para atrair e reter matrículas?

projeto pedagógico

Usar um projeto pedagógico na escola pode ser a solução para vários problemas relacionados à retenção e atração de matrículas. Seja uma escola grande ou de pequeno porte, atrair matrículas é um desafio enorme. Mas por incrível que pareça, reter matrículas é um desafio ainda maior. Isso porque, assim como em muitos outros setores, o que acontece é que pais e alunos muitas vezes se encantam com a proposta da escola e tomam a decisão de realizar a matrícula, mas num segundo momento, acabam mudando de ideia. 

Essa mudança de ideia pode acontecer por diversos fatores e, em alguns casos, isso realmente não acontece por responsabilidade da escola. Mas o que a instituição precisa ter em mente é fazer de tudo para não dar nenhum motivo para o aluno trocar de escola, assim como ser a escola exemplo para atrair novas matrículas. 

Planejamento pedagógico: Saiba como realizar em 5 passos!

Retenção e atração de matrículas estão diretamente ligadas, afinal, quando alunos e famílias estão satisfeitos com a escola, não buscam trocar de instituição de ensino e, geralmente, acabam sendo clientes propagadores. Ou seja, o boca a boca acontece e a escola passa a ser procurada por mais pessoas em busca de uma educação modelo. 

Para que isso aconteça, é necessário estar atento à uma série de questões:

Projeto pedagógico: O seu aliado nessa missão!

Os projetos pedagógicos são ótimos instrumentos para atrair e reter alunos. Esses projetos funcionam neste sentido por serem capazes de atender os desejos das famílias, dos alunos e dos professores. Acontece da seguinte forma: Os pais estão sempre em busca de novidades que tragam novas experiências educacionais aos seus filhos e, nestes projetos eles encontram o que estavam procurando. 

Projeto pedagógico encantador: Como agregar valor à sua escola?

Já os alunos, com o passar do tempo acabam ficando pouco entusiasmados com a rotina escolar e, para isso, um projeto pedagógico ajuda no sentido de trazer novidades, desafios e atividades extra classe. E para os professores, acaba sendo a grande chance de motivar os alunos e trazer inovação para a sala de aula!

Além disso, usar um projeto para atrair e reter matrículas: 

Aposte em estratégias de marketing para divulgar o projeto pedagógico

O marketing digital não pode ser deixado de lado pelas escolas, por isso, é necessário que a sua escola tenha, primeiramente, uma rede social ativa. O segundo passo é criar uma presença digital forte, postar com frequência e compartilhar valores, cultura e propósitos da escola. Dessa forma, pais, alunos e possíveis alunos poderão entender melhor qual é a proposta pedagógica da sua instituição, se identificar com ela e buscar uma decisão de compra, que neste caso, será a matrícula.

Para isso, é muito importante que o projeto pedagógico seja divulgado nas redes sociais da escola. É interessante que se produza conteúdos de engajamento para os pais, que seja gerada uma expectativa em torno do projeto e seus resultados e que as pessoas possam ver de forma clara, o andamento do projeto pedagógico. Uma boa dica é usar uma agenda digital de comunicação com os pais, como o da WPensar, uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares de gestão escolar.

Pensamos em 2 estratégias que te ajudarão a engajar nas redes sociais e usar o projeto pedagógico para reter e atrair alunos!

1- Estratégia para retenção de matrículas

A ideia é criar desafios para os pais participarem do projeto junto com os filhos. Esses desafios podem ser semanais, para criar uma rotina de interação dos pais com a escola. Além disso, dessa forma as famílias poderão ver os resultados do projeto de forma gradual e, entender melhor o que está sendo proposto. Sem falar no sentimento de satisfação que isso irá causar nos alunos, que, muitas vezes, tem poucas chances de realizar algo em conjunto com os responsáveis.

2- Estratégia para atração de matrículas

A estratégia para atração vem do resultado positivo da estratégia de retenção. Com os pais engajados no projeto e satisfeitos com a escola, é possível gerar pequenos conteúdos com depoimentos das famílias e dos alunos sobre o projeto. Vale pedir para que eles contem como foi cada etapa, de forma bem pessoal. Isso será ótimo para as redes sociais da escola e, assim, pessoas de fora poderão notar as ações realizadas pela instituição e vê-la como referência de ensino. 

Projeto Pedagógico SuperAutor

Para aumentar a autonomia dos alunos e incentivar o interesse pela leitura, nada melhor do que transformar seus alunos em autores de suas próprias histórias. Você pode criar um projeto na sua escola com o intuito de fazer com que cada aluno escreva seu próprio livro ou ir em busca de projetos pedagógicos que auxiliem neste processo. Existem inúmeras formas de colocar isto em prática! O projeto SuperAutor,  por exemplo, é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos. 

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

Clique aqui para baixar o Guia Prático de Como Captar alunos e ampliar a comunidade escolar usando mídia espontânea.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com sua escola e leve essa proposta para o corpo docente!