A forma como o professor apresenta o conteúdo é de suma importância para o processo ensino-aprendizagem. Tudo o que o professor utiliza como meio para facilitar o conteúdo para os alunos, pode ser considerado como metodologia de ensino. Portanto, a metodologia de ensino é um procedimento didático caracterizado por certas fases e operações para alcançar um objetivo previsto.
Os métodos de ensino podem ser classificados em:
1 – Métodos individualizados de ensino
Valorizam o atendimento às diferenças individuais (fichas, estudo dirigido, ensino programado). A aprendizagem é sempre uma atividade pessoal, embora muitas vezes se realize em situação social;
2 – Métodos socializados de ensino
Valorizam a interação social (trabalho em grupo, dramatização, estudo de caso);
3 – Métodos socioindividualizados
Combinam a individualizada e a socializada (método de problemas, unidades de trabalho, unidades didáticas, unidades de experiência).
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Como escolher a metodologia de ensino
Escolher a metodologia de ensino da sua escola é um ponto fundamental para que tudo corra bem durante o desenvolvimento da sua instituição no ramo educacional. Ela é importante, principalmente, para captação e manutenção de alunos na a escola, afinal, os pais costumam procurar escolas em que a metodologia de ensino é compatível com as diretrizes que regem suas vidas. Por isso, a metodologia de ensino precisará gerar identificação com o público alvo da sua escola e também da região em que ela se encontra.
Primeiro, você precisa se fazer as seguintes questões:
- O que eu quero ensinar?
- Este é o melhor caminho para trabalhar este conteúdo com esses alunos?
- Como os professores da sua instituição de ensino têm mediado a aprendizagem dos alunos?
- Eles têm o costume de instigar os alunos e dar oportunidades para que eles aprendam empiricamente?
- Seus alunos se sentem à vontade para falar, perguntar, propor hipóteses, experimentar e criar em sala de aula?
Saber se a metodologia de ensino da sua escola está atendendo às demandas e as necessidades dos seus alunos é muito importante. Eles devem ser os primeiros a se sentirem contemplados por esta escolha, afinal, são eles os principais interessados e afetados por ela.
Você deve levar em consideração se a metodologia:
- Incorpora os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva
- Estabelece conexões com o dia a dia
- Traz ludicidade à aula
- Promove aos alunos a execução de operações mentais significativas
- Respeita o tempo de cada aluno
- Está adequada ao público alvo da sua escola
Conheça as 3 principais metodologias de ensino
Existem inúmeras metodologias de ensino que podem compor as diretrizes da sua escola. Elas variam muito, desde a mais conservadora até a mais dinâmica e moderna.
É muito importante que, antes de decidir qual será a sua escolhida, você pesquise bastante sobre o assunto e conheça um bom número de metodologias para que seja possível avaliar com uma base de conhecimento maior.
Separamos as 3 principais metodologias de ensino que você precisa conhecer nesta pesquisa!
Metodologia de ensino Freiriana
Esta metodologia foi desenvolvida inicialmente para a alfabetização, pelo pedagogo Paulo Freire. Seu princípio básico é a “pedagogia libertadora”, ou seja, a ideia de que cada indivíduo é agente da própria libertação à medida em que adquire conhecimento.
Por isso, as escolas que adotam a pedagogia criada por Paulo Freire tem como objetivo educar respeitando as condições socioculturais dos alunos e desenvolver neles um senso crítico.
Nesta metodologia:
- O objetivo de educar é formar cidadãos livres
- Busca-se formar cidadãos capazes de fazer questionamentos e agir para transformar o mundo
- O papel do professor é escutar os alunos e buscar entender suas realidades
- O professor é incentivado a criar confiança nos alunos, para que eles produzam conhecimento
Outro ponto importante é que no método freiriano as escolas costumam não usar a aplicação de provas para os estudantes, mas, ainda assim, em algumas escolas isso pode acontecer.
Metodologia de ensino Construtivista
O construtivismo é uma metodologia baseada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget. Ele propôs que o conhecimento é adquirido através da interação da criança com o ambiente em que ela vive.
Essa metodologia de ensino entende que o aluno é a peça central na aprendizagem. Por isso, ele deve ser estimulado a conquistar independência, resolver problemas e elaborar hipóteses e perguntas.
Nesta metodologia:
- O professor é um auxiliador
- O aluno deve ser incentivado à ter suas próprias experiências
- As salas de aula possuem menos alunos
- As salas de aula são organizadas em círculo
- Os alunos são incentivados a interagir uns com os outros
Além disso, no construtivismo as avaliações são diagnósticas, ou seja, são instrumentos para que o professor entenda os desafios e desenvolva ações para melhorar o aproveitamento dos alunos nas disciplinas.
Metodologia de ensino Montessori
O método de ensino Montessori foi criado pela italiana Maria Montessori. Ele tem como pilares a valorização da autonomia do aluno dentro da escola e o respeito pelo tempo de desenvolvimento de cada criança ou jovem.
Em escolas montessorianas, os materiais didáticos ficam à disposição dos alunos, que podem escolher trabalhar temas que os interessem mais. Além disso, os estudantes também escolhem em que local desejam realizar suas atividades e por quanto tempo desejam se dedicar ao mesmo trabalho. É, também, uma metodologia muito afetiva.
Nesta metodologia:
- O papel do professor é guiar e observar os estudantes
- Os auxiliadores devem buscar entender as necessidades de cada criança
- Os professores interferem apenas no necessário
- As classes são formadas por alunos de diferentes idades para que haja troca de experiências
- Os objetos da vida cotidiana, como copos e talheres, são utilizados com fins pedagógicos
Além disso, a corrente montessoriana também defende que educar significa muito mais que ensinar conteúdos prontos. Para os adeptos dessa pedagogia, a educação vai desde o desenvolvimento da segurança e da criatividade do aluno até o amadurecimento social, emocional e intelectual dele.