O desenvolvimento motor infantil se inicia quando o bebê ainda vive no útero de sua mãe biológica. Esse desenvolvimento continua acontecendo durante a primeira infância. O crescimento físico, assim como o desenvolvimento neurológico, se conecta com a construção de habilidades sociais, cognitivas e afetivas. Após o nascimento, é possível que sejam praticadas atividades que auxiliam o desenvolvimento motor infantil tanto em casa, quanto na escola.
Neste artigo, iremos apresentar algumas etapas do desenvolvimento motor infantil e a importância da participação das famílias e da comunidade escolar no estímulo dessa construção.
Lembrando que, apesar de existir a expectativa de que determinados movimentos aconteçam de acordo com o tempo biológico da criança, cada ser é único e tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.
O que é o desenvolvimento motor?
Podemos chamar de primeira infância o período que vai de zero a cinco anos, é nessa fase que as crianças se encontram mais receptivas aos estímulos vindo do ambiente. Nesse momento, o desenvolvimento das habilidades motoras ocorre de maneira rápida, porém complexa.
Nesse processo, todas as mudanças estão interligadas: a maturação dos aparelhos e sistemas do organismo e seu crescimento físico. Por isso, é possível concluir que o desenvolvimento motor não depende apenas da maturação do sistema nervoso, mas também da biologia, do comportamento e do ambiente em que a criança é inserida.
Apesar de cada criança ter o seu tempo de desenvolvimento, é essencial que se observe de perto o desenvolvimento motor, principalmente nos primeiros anos, porque se houver a existência de algum atraso motor, será possível realizar o diagnóstico nos estágios iniciais, movimento que pode facilitar o tratamento e torná-lo muito mais rápido.
Um bom desenvolvimento motor reflete na vida e no futuro da criança nos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e culturais. Por conta disso, é muito importante que seus cuidadores, sejam eles familiares ou a comunidade escolar, pratiquem atividades que auxiliem nesse desenvolvimento.
Quais são as etapas do desenvolvimento motor infantil?
As fases do desenvolvimento motor infantil podem ser divididas em três momentos e não se deve estimular a criança a pular essas fases, mas sim incentivá-las a dar o seu melhor de acordo com o que o momento pede.
- Fase inicial – até os 2 anos de idade: os movimentos locomotores são bastante irregulares, assim como a noção de tempo e espaço. Por isso, é comum a perda de equilíbrio, a facilidade de esbarrar e talvez cair.
- Fase elementar – de 25 meses a 4 anos: o pequeno começa a dominar quase todas as funções básicas de uma vida funcional. Durante o processo de algumas crianças, o desenvolvimento se estabiliza aqui.
- Fase madura – ocorre quando a criança completa 5 anos de idade: a criança possui total coordenação motora e rítmica. A partir dessa etapa, existe a possibilidade de serem aprendidas habilidades mais complexas.
Durante os 5 primeiros anos das crianças, é importante que os estímulos sejam realizados, porém, é importante ressaltar a diferença entre incentivar e pressionar. Até porque, como dito anteriormente, cada criança vai ter o seu ritmo de desenvolvimento e ele precisa ser respeitado.
Se em algum momento o tempo de desenvolvimento estiver muito distante do esperado para determinado tempo de vida, é um alerta para que esse comportamento seja investigado, porém, sem afobação. Nesse momento, o que a criança vai precisar é carinho, paciência e acolhimento.
Qual é o papel da família no desenvolvimento motor no primeiro ano de vida do bebê?
O papel da família no desenvolvimento motor no primeiro ano de vida do bebê envolve oferecer espaços físicos para que ele possa treinar e se locomover de forma segura. É importante que:
- As tomadas sejam protegidas;
- As quinas de mesas, cadeiras e armários sejam bloqueadas e
- Que haja uma superfície plana e macia para o pequeno testar seus movimentos, como um tapete de EVA ou materiais similares.
Caso o lar do bebê não seja tão espaçoso, é importante levá-lo com frequência a locais onde ele possa brincar, descobrir e treinar seus movimentos em segurança, como berçários, parques, praças, casa de amigos ou parentes em que ele possa explorar ao máximo seu desenvolvimento corporal e cognitivo.
Além disso, existem brinquedos infantis voltados exatamente para o desenvolvimento da coordenação motora dos bebês. Esses brinquedos são uma mistura de cores, sons e texturas, trabalhando, assim, a maioria dos sentidos da criança.
Qual é o papel da escola no desenvolvimento motor das crianças?
As atividades praticadas em casa com os bebês podem ser reproduzidas no ambiente escolar. Já com as crianças um pouco maiores, diversos tipos de estímulos podem acontecer na escola, exatamente por ser um espaço de convivência, se torna um local de desenvolvimento de outras habilidades sociais, como a noção de coletividade, personalidade, respeito às diferenças e muitas outras!
Em grupo, é possível realizar brincadeiras que estimulem a coordenação motora, como por exemplo:
- Pular corda;
- Amarelinha;
- Dança das Cadeiras;
- Brincadeiras de Roda;
- Jogo da Memória;
- Brincar com Massinha;
- Quebra-cabeça;
- Desenhar;
- Recorte e colagem e muito mais!
Além das atividades em grupo, existem exercícios que podem ser feitos de forma individual e artesanal, onde as crianças podem desenvolver não só a coordenação motora, mas também outras habilidades, construindo junto com as professoras as brincadeiras!
Separamos algumas para inspirar você:
1. Preencher as asas da borboleta:
2. Encaixar as bolinhas coloridas nos espaços coloridos da mesma cor:
3. Ser cabelereiro por um dia:
4. Conectar os caminhos e cores iguais:
5. Guiar as joaninhas pelo caminho certo:
6. Pescaria colorida:
7. Colagem com papel amassado em bolinha por cima do desenho:
Já imaginou estimular a coordenação motora dos seus pequenos alunos enquanto eles ilustram e escrevem o próprio livro?
Seu sonho é ver seus alunos praticando a escrita, a criatividade e a coordenação motora através de um programa pedagógico pronto e totalmente gratuito para a sua escola? A SuperAutor está aqui para torná-lo realidade!
Com o Programa SuperAutor, você pode transformar seus alunos em autores de livros de verdade, desenvolvendo a criatividade, imaginação, escrita, letramento, autoconfiança e coordenação motora dos seus pequenos.
Conheça a SuperAutor e leve o Programa para sua comunidade escolar: