A escrita e a leitura caminham juntas e são poderosas ferramentas de registro e expressão da percepção e dos sentimentos humanos. Desde os primeiros anos de vida, é possível trabalhar com os pequenos atividades de escrita e projetos relacionados à leitura, planejando atividades em que sejam trabalhadas:
- ilustrações;
- a criatividade;
- a imaginação;
- diferentes percepções;
- ampliação de vocabulário;
- expressão de opiniões e sentimentos
Esses momentos podem acontecer em casa, com a família e na escola com os educadores e os colegas de turma. Inclusive, no processo de letramento, a parceria família + escola é essencial e só traz benefícios para a criança, que está em constante desenvolvimento e aprendizado!
As marcas que deixamos na História
O desenho e a escrita são marcas que registram contextos histórico-culturais e hábitos de diversos povos desde os princípios da história da humanidade. Sendo assim, pode-se dizer que são ferramentas que nos conectam com o passado, reafirmam o presente e nos auxiliam a construir e planejar o futuro.
Como exemplo dos desenhos, temos a arte rupestre, encontrada em forma de pintura nas paredes das cavernas e em alguns instrumentos utilizados nas áreas externas durante a Pré-História. Esses registros tornaram-se fontes históricas para pesquisadores que investigam os primeiros vestígios humanos e os permitiram compreender mais a fundo sobre hábitos diários, crenças e costumes.
No Brasil, as pinturas rupestres estão preservadas em parques nacionais e em áreas preservadas nos Estados:
- Piauí;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Minas Gerais;
- Mato Grosso e
- Rio Grande do Norte
Já a escrita, desenvolvida e praticada em outro momento da História, reúne uma extensa gama de informações: documentos de decisões governamentais, registros de guerras, pandemias, trocas comerciais entre países, formas com que se deram as colonizações e muito mais!
Produções artísticas como peças de teatro, radionovelas, livros, filmes, entre outras, também pertencem ao mundo das palavras e contribuem para que a enorme trajetória humana até os dias de hoje seja pesquisada, analisada, compreendida, interpretada e reinterpretada.
Atividades de Escrita na Infância
Durante a infância, as atividades de escrita auxiliam no desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas, assim como o pensamento crítico, a interpretação de texto e de diferentes percepções de diferentes perspectivas sobre a vida. Além de instigar o lado lúdico e estimular a imaginação e a criatividade!
Na escola, é importante escolher as atividades de leitura e escrita de acordo com a idade e a série das crianças, pois tanto as atividades quanto seus objetivos precisam ser compatíveis com a capacidade de entendimento dos alunos.
Além disso, a prática da escrita na escola permite que as crianças testem as diversas maneiras de se expressar, de descrever situações ou ambientes e muito mais! O espaço escolar deve permitir a escrita, revisão e reescrita das peças redigidas, sem pressão ou julgamento.
O colégio deve promover um local seguro de aprendizado, onde a tentativa e erro sejam permitidos e recebidos com carinho e acolhimento, exatamente por ser um momento de exercício e experimentação.
Atividades de Escrita para fazer na Escola
1. Montar o alfabeto juntos:
- Sentar em meia lua com os alunos e montar o alfabeto que ficará na sala de aula juntos;
- Para cada letra, peça para as crianças escolherem uma palavra com a mesma inicial.
2. Troca-troca de histórias:
- Entregar para cada aluno um papel com:
– Quem
– Onde
– Como
– Quando - Marcar no relógio um tempo determinado, exemplo: 30 seg.
- A cada 30 segundos, os alunos devem dobrar a parte que escreveram, escondendo e trocando entre si o papel;
- No final, cada um lê em voz alta como ficou a história em sua versão final.
3. Reescrever histórias já conhecidas:
- O aluno deve escolher algum clássico como um conto dos Irmãos Grimm, por exemplo, e vai reescrevê-lo, no formato de redação, adaptando a história para o contexto atual, na cidade ou bairro da escola, incluindo seus amigos, familiares etc.
4. Trabalhar em cima da primeira letra do nome:
- Atividade para ser realizada nas classes de alfabetização;
- Com a primeira letra do nome do aluno, pedir para escrever tudo o que gostam: comida, lugar, pessoas etc.
5. Ler um livro coletivamente e depois cada aluno dar um final que gostaria para a história lida:
- Durante as aulas, ler em roda um livro escolhido especialmente para sua turma;
- No dia que o livro terminar, pedir para que cada aluno reescreva o final do livro da forma que gostariam que terminasse a história.
Atividades de Escrita para fazer em Casa
1. Escrita sobre o dia:
- Ao final do dia ou pela manhã, cada membro da família escreve como foi o dia anterior.
2. Lista de Mercado:
- Faça junto com as crianças da sua vida a lista de mercado
- Deixe elas escreverem com a letrinha delas!
3. Jogar Stop:
- Em uma folha de papel ofício, separe algumas seções como:
– Nome
– Filme
– CEP (Cidade, Estado ou País)
– Fruta
– Cor e por aí vai…
- Cada participante precisa de um papel;
- Jogar adedanha para escolher uma letra e ela será a inicial das palavras de cada seção;
- Reúna a família e amigos no final de semana para jogarem juntos.
4. Bingo da Alfabetização
- Fazer cartelas com objetos, comidas, lugares etc.;
- Sortear uma letra entre todas as letras do alfabeto;
- Caso seja sorteada a letra B, por exemplo, poderão ser marcadas na cartela todas as ilustrações que remetem a objetos que começam com essa letra.
Alunos como Protagonistas
A produção de texto é uma atividade de escrita que pode ser realizada com alunos de diferentes idades. Uma forma rica de produzir um texto é escrevendo seu próprio livro! Incentivando a autonomia, imaginação, sensação de autorrealização e muitas outras!
O Programa SuperAutor pode ser realizado por alunos de 5 a 13 anos, colocando o pequeno SuperAutor como protagonista de suas escolhas e de sua história.
Inscreva sua escola no Programa SuperAutor e faça dos seus alunos SuperAutores ainda em 2022!
Por Thayana Freitas