Conheça os principais tipos de letramento e por que promovê-los!
O letramento é um pouco mais profundo do que a alfabetização. Ele corresponde à interpretação e ao domínio da língua, não apenas à decodificação dela. Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado.
O letramento surgiu para atender uma nova realidade social, na qual se tornou imprescindível o desenvolvimento de habilidades a serem utilizadas para ler e escrever no contexto das práticas sociais, não somente realizando a leitura e a escrita de palavras.
Principais tipos de Letramento
O letramento é um processo muito amplo e complexo, e envolve diversos aspectos: pessoais, sociais, culturais, históricos, econômicos, tecnológicos, entre outros.
Entenda os principais tipos de letramentos e porque promovê-los:
Letramento Científico
Refere-se ao uso dos conhecimentos científicos para adquirir novos saberes, identificar e interpretar as práticas científicas para utilizá-las no cotidiano, seja na vida pessoal ou social.
O letramento científico relaciona-se à compreensão de conceitos científicos, à capacidade de aplicar esses conceitos e pensar conforme uma perspectiva científica, a fim de atuar sobre o meio e transformá-lo.
Letramento Digital
Aborda o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas ao uso dos recursos digitais com proficiência, às práticas socioculturais, aos sentidos e às reflexões estabelecidas entre a humanidade e o uso de tecnologia.Caracteriza-se pelo entendimento das relações humanas mediadas pela comunicação digital, e envolve a compreensão de textos narrativos, análise e interpretação das informações recebidas pelo meio digital e o conhecimento das mídias envolvidas.
O letramento digital permite a utilização adequada das Tecnologias da Informação e Comunicação, graças ao desenvolvimento das competências necessárias adquiridas em conjunto com os demais conceitos que embasam o currículo de referência em tecnologia e computação.
Letramento Matemático
Refere-se à capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática no mundo e utilizá-la com o objetivo de atender às necessidades do indivíduo no cumprimento de seu papel de cidadão consciente, crítico e construtivo.
Além de utilizar os conhecimentos matemáticos para a realização de atividades práticas, como as operações, possibilita o raciocínio lógico, a argumentação, a comunicação, a modelagem, a colocação e solução de problemas, a representação e uso de linguagem simbólica, formal e técnica.
Letramento Linguístico
É a habilidade de dominar a linguagem em todas as suas dimensões e utilizar os conhecimentos linguísticos no cotidiano, isto é, nas relações sociais, na comunicação e nas ações praticadas socialmente.
Além de possibilitar a capacidade de ler e escrever, o letramento linguístico proporciona as habilidades de interpretar, compreender e dar sentido ao mundo, bem como de transformar o meio social mediante a linguagem.
Letramento Acadêmico
Envolve os conhecimentos adquiridos no processo de ensino e aprendizagem, e contempla as habilidades de estudo, escolarização e socialização no ambiente escolar.
Refere-se à produção e sistematização do conhecimento por meio da educação formal, que acontece em uma instituição de ensino, e permite a interação entre os processos internos do indivíduo e os processos sociais, a fim de produzir novas formas de linguagem.
Letramento Literário
Envolve o processo de apropriação da literatura como linguagem. Por meio das histórias descritas nos livros, é possível ampliar a consciência, conhecer novas possibilidades e modos diferentes de ser.
A literatura permite estimular a criatividade e a produção de significados e sentidos, mediante a interação do leitor com a obra, o que requer habilidades de interpretação e compreensão.
Multiletramentos
Refere-se aos vários tipos de letramento existentes na sociedade, considerando a diversidade cultural, as diferentes formas de produzir textos e a multiplicidade semiótica.
O multiletramento permite uma comunicação mais ampla, pois os textos são expressos em diferentes línguas, mídias e sentidos.
Nesse contexto, o discurso envolve diferentes modalidades: letras, códigos, símbolos, imagens, som, interação, percepção, conhecimento do contexto local e toda habilidade não linear.
Gostou do artigo? Compartilhe com sua equipe pedagógica!
Adorando os artigos. Objetivos e ricos em conteúdos.
Que bom que estão sendo úteis Ana!
Olá, que belo artigo! Meus parabéns! tenho um pedido: vcs teriam a fonte sobre o letramento linguístico (explicado acima) para me enviar? forte abraço!
Parabéns pelo artigo ; linguagem clara e objetiva como dever ser toda narrativa.
Matéria textual de grande relevância, pois enfoca de maneira panorâmica, tudo e “um pouco mais” só de a necessidade de ser um indivíduo Letrado. Que maravilha! Gracias, Gracias…
Parabéns,um excelente artigos bem explícito e amplo
Precisa de alguma orientação.
A ciência linguística, a partir das duas últimas décadas do século XX, esteada na Linguística Geral (1916), de Ferdinand de Saussure, prosperou assustadoramente e revolucionou todo o estudo da linguagem. Sem negar a validade dos ensinamentos da gramática tradicional, que surgiu com os primeiros gramáticos das antiguidades hindu, grega e romana, as correntes linguísticas contemporâneas conceberam e disseminaram toda essa terminologia que mostra a riqueza dos termos técnicos que dão precisão aos fatos linguísticos, quer os particulares de cada língua, quer os universais linguísticos.
A ciência linguística, a partir das duas últimas décadas do século XX, esteada na Linguística Geral (1916), de Ferdinand de Saussure, prosperou assustadoramente e revolucionou todo o estudo da linguagem. Sem negar a validade dos ensinamentos da gramática tradicional, que surgiu com os primeiros gramáticos das antiguidades hindu, grega e romana, as correntes linguísticas contemporâneas conceberam e disseminaram toda essa terminologia que mostra a riqueza dos termos técnicos que dão precisão aos fatos linguísticos, quer os particulares de cada língua, quer os universais linguísticos. Entre esses termos técnicos, podemos citar: Letramento, Alfabetização, letramento e alfabetização científicos, os diversos tipos de letramento etc.