A educação é um setor importantíssimo da sociedade e sem uma educação bem aplicada, é possível presenciar muitos prejuízos que afetam todo o sistema social. Por isso, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criou os 4 pilares da educação. Elaborados em 1999 pelo professor político e econômico francês, Jacques Delors, os 4 pilares regem a educação e determinam o que não pode faltar numa sala de aula.
Esses 4 pilares refletem uma educação completa, ou seja, aquela que visa preparar o aluno para a vida em sociedade, tornando-o cidadão. Não basta apenas focar no ensino de conteúdos pragmáticos, é necessário criar consciência crítica e trabalhar os campos emocionais e artísticos da criança.
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Assim, o papel da escola na formação do cidadão é promover:
- Compreensão sobre cidadania
- Consciência de direitos e deveres
- Capacidade de resolução de problemas
- Pluralidade de pensamentos
- Hábitos saudáveis para corpo e mente
- Domínio da comunicação oral e escrita
- Interpretação de texto
- Criatividade e liberdade de expressão
Quais são os 4 pilares da Unesco para a educação?
Pode parecer algo muito complexo, mas, na verdade, os 4 pilares são bastante simples. Eles trazem reflexões a respeito do que é essencial, ou seja, sem muita fantasia. A educação de forma simples e eficaz. Eles tratam desde conhecimentos empíricos, mais relacionados ao aprendizado de técnicas e conteúdos, até conhecimentos a respeito do convívio em sociedade. Os 4 pilares da Unesco tratam de uma educação socioemocional e prática.
Os 4 pilares da Unesco são focados em aprender a:
- Conhecer
- Fazer
- Conviver
- Ser
Vamos conhecer cada um deles e entender de que forma podemos aplicá-los em sala de aula?
1- Aprender a conhecer
O conhecimento deve ser algo muito valorizado desde cedo. Por isso, este pilar visa o aprendizado do conhecimento. Mas o que isso significa realmente? O aluno precisa aprender a descobrir coisas novas de forma autônoma, ou seja, buscar seus próprios conhecimentos, ser interessado e intuitivo. Não se trata apenas de receber informações, mas sim, de ir atrás delas.
Como a escola pode incluir este pilar no plano de aula?
- Incentivando a pesquisa bibliográfica
- Criando tarefas em que o aluno traga o conhecimento para compartilhar com a turma
- Promovendo discussões sobre temas abordados nas aulas
- Incentivando o aluno na criação de resenhas críticas
2- Aprender a fazer
Esta é a parte empírica do conhecimento. Este pilar é um dos mais importantes, afinal, é por meio da experimentação que o aluno mais aprende e fixa os conhecimentos adquiridos. Por isso, é muito importante que o aluno aprenda a ser autônomo antes de qualquer coisa. Isso influencia na capacidade de fazer escolhas e executar ações.
O professor pode incentivar a prática deste pilar:
- Criando atividades práticas para fixar os conteúdos de aula
- Oferecendo opções para a criança praticar a tomada de decisão
- Deixando o aluno ser mediador do conhecimento, promovendo seminários
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Super Dica: Conheça o projeto pedagógico que aumenta a autonomia dos alunos
Para aumentar a autonomia dos alunos e incentivar o interesse pela leitura, nada melhor do que transformar seus alunos em autores de suas próprias histórias. Você pode criar um projeto na sua escola com o intuito de fazer com que cada aluno escreva seu próprio livro ou ir em busca de projetos pedagógicos que auxiliem neste processo. Existem inúmeras formas de colocar isto em prática! O projeto SuperAutor, por exemplo, é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos.
Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?
E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!
3- Aprender a conviver
O convívio social é um dos primeiros aprendizados do aluno quando frequenta uma escola regular. A escola é onde se aprende novas realidades, afinal, são muitas famílias e formas de viver representadas pelos alunos que passam horas do seu dia neste ambiente. Por isso, a escola precisa focar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais para que os alunos saibam conviver da melhor maneira possível.
É importante que o aluno aprenda a:
- Encarar a diversidade
- Criar laços afetivos
- Fortalecer a empatia
- Tolerar e respeitar o próximo
Tudo isso pode ser trabalhado em atividades e projetos realizados em grupo. É importante que o professor faça a mediação entre estas interações, garantindo que cada um execute uma parte, para que um aprenda com o outro.
4- Aprender a ser
Numa sociedade padronizada, aprender a ser é uma tarefa árdua. Muitos adultos buscam esta habilidade em terapias e jornadas de autoconhecimento, mas a proposta deste pilar é incentivar este interesse em aprender a ser desde sempre.
É nos primeiros anos de vida que um indivíduo desenvolve suas características, personalidade e vontades. Por isso, aprender a ser é fundamental para o desenvolvimento na educação infantil.
Sendo assim, a escola precisa:
- Incentivar a diversidade de personalidade
- Evitar padrões de comportamento absolutos
- Proporcionar debates críticos e conversas francas
- Criar oportunidades para que os alunos experimentem e se descubram seu potencial
E aí, gostou deste conteúdo? Vamos aplicar os 4 pilares da Unesco na educação da sua escola?