7 de abril - 2020

Conheça o projeto de incentivo à leitura que pode ser feito em casa

O incentivo à leitura é essencial para a educação infantil e para a boa formação de um indivíduo. Hoje em dia, as crianças têm tido pouco contato com livros e obras literárias e cada vez mais buscam diversão e distração em jogos online e redes sociais. Contudo, a tecnologia não é o vilão desta história, pois quando usada de forma correta, pode até contribuir para que este interesse pela leitura seja promovido, por meio de algum projeto de incentivo à leitura.

O que precisamos ter em mente é que a falta de estímulo e incentivo à leitura por parte dos adultos que cercam a criança é que distanciam a criança do mundo letrado cada vez mais. Por isso, promover atividades, projetos de incentivo à leitura e maneiras de envolver a criança neste universo, é tão importante. 

Quando a escola apoia projetos de incentivo à leitura, promove também a criatividade da criança, o aumento do domínio da linguagem, a concentração e outros benefícios como: 

  • Habilidades de interpretação de texto
  • Enriquecimento do vocabulário
  • Maior pensamento crítico e capacidade de argumentação
  • Ampliação das visões de mundo 

O hábito de ler contribui para o crescimento e aperfeiçoamento das capacidades dos estudantes. Dessa forma, a escola deve unir forças com os pais para promover o incentivo à leitura dentro e fora da sala de aula. 

Projeto SuperAutor Em Casa

A SuperAutor sabe que períodos de suspensão das aulas, como o causado pela pandemia do coronavírus (COVID-19), trazem uma série de dificuldades tanto para as escolas como para os pais e responsáveis. Nesse intervalo, as famílias precisam conciliar o trabalho do dia a dia com o maior tempo junto dos filhos. 

Pode se tornar uma tarefa difícil para elas manter as crianças entretidas, estudando e ainda tendo espaço para que consigam trabalhar de casa. Pensando nesse cenário, a SuperAutor desenvolveu uma novidade exclusiva: o projeto agora pode ser feito de forma remota! Assim, você ajuda os pais a ocuparem as crianças com um projeto pedagógico e lúdico.

Como o projeto SuperAutor em Casa ajuda os pais e escolas?

  • Oferece uma atividade pedagógica e lúdica, ocupando o tempo das crianças de forma produtiva
  • Mostra às famílias que a escola se preocupa com elas, que continua presente mesmo em momentos de dificuldade
  • Permite que os pais acompanhem o progresso de seus filhos de perto
  • Usa o tempo dos alunos de forma produtiva, evitando que eles apenas assistam à televisão, joguem videogame ou usem o celular sem parar
  • Fideliza os pais: sua escola vai se posicionar como um apoio, mesmo neste momento difícil

Como o projeto de incentivo à leitura funciona?

A SuperAutor permite que cada pai ou responsável possa fazer o download das folhas de desenho no site. Assim, eles podem imprimir essas folhas em casa, permitindo aos alunos escrever e ilustrar seus livros como se fosse um dever de casa! 

Portanto, para que o projeto SuperAutor Em Casa aconteça, as escolas precisam:

  • Comunicar aos pais, mostrando que eles podem usar o projeto para ocupar de forma produtiva o tempo das crianças em casa
  • Realizar o cadastro dos alunos na plataforma
  • Enviar ao consultor (via planilha) os dados dos pais para que ele os ajude, cadastrando os dados no portal e auxiliando na divulgação
  • Enviar a pais e responsáveis os conteúdos de apoio da SuperAutor para ajudar no processo de criação dos livros

Depois desses passos, os pais podem iniciar o projeto com as crianças. Os pais e responsáveis irão adorar ver seus filhos se tornando autores dentro de casa! 

E aí, vamos começar um projeto de incentivo a leitura e continuar impactando a vida das crianças, mesmo de longe?

Por: Amanda Guimarães