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11 de novembro - 2019

Como escolher a metodologia de ensino adequada à sua escola

A forma como o professor apresenta o conteúdo é de suma importância para o processo ensino-aprendizagem. Tudo o que o professor utiliza como meio para facilitar o conteúdo para os alunos, pode ser considerado como metodologia de ensino. Portanto, a metodologia de ensino é um procedimento didático caracterizado por certas fases e operações para alcançar um objetivo previsto. 

Os métodos de ensino podem ser classificados em:

1 – Métodos individualizados de ensino


Valorizam o atendimento às diferenças individuais (fichas, estudo dirigido, ensino programado). A aprendizagem é sempre uma atividade pessoal, embora muitas vezes se realize em situação social;

2 – Métodos socializados de ensino

Valorizam a interação social (trabalho em grupo, dramatização, estudo de caso);

3 – Métodos socioindividualizados

Combinam a individualizada e a socializada (método de problemas, unidades de trabalho, unidades didáticas, unidades de experiência).

Leia também: Alfabetização e Letramento: Conheça os principais métodos e saiba como aplicá-los!

Como escolher a metodologia de ensino 

Escolher a metodologia de ensino da sua escola é um ponto fundamental para que tudo corra bem durante o desenvolvimento da sua instituição no ramo educacional. Ela é importante, principalmente, para captação e manutenção de alunos na a escola, afinal, os pais costumam procurar escolas em que a metodologia de ensino é compatível com as diretrizes que regem suas vidas. Por isso, a metodologia de ensino precisará gerar identificação com o público alvo da sua escola e também da região em que ela se encontra.

Primeiro, você precisa se fazer as seguintes questões: 

  • O que eu quero ensinar? 
  • Este é o melhor caminho para trabalhar este conteúdo com esses alunos?
  • Como os professores da sua instituição de ensino têm mediado a aprendizagem dos alunos?
  • Eles têm o costume de instigar os alunos e dar oportunidades para que eles aprendam empiricamente?
  • Seus alunos se sentem à vontade para falar, perguntar, propor hipóteses, experimentar e criar em sala de aula?

Saber se a metodologia de ensino da sua escola está atendendo às demandas e as necessidades dos seus alunos é muito importante. Eles devem ser os primeiros a se sentirem contemplados por esta escolha, afinal, são eles os principais interessados e afetados por ela. 

Você deve levar em consideração se a metodologia: 

  • Incorpora os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva
  • Estabelece conexões com o dia a dia
  • Traz ludicidade à aula
  • Promove aos alunos a execução de operações mentais significativas
  • Respeita o tempo de cada aluno
  • Está adequada ao público alvo da sua escola

Conheça as 3 principais metodologias de ensino 

Existem inúmeras metodologias de ensino que podem compor as diretrizes da sua escola. Elas variam muito, desde a mais conservadora até a mais dinâmica e moderna. 

É muito importante que, antes de decidir qual será a sua escolhida, você pesquise bastante sobre o assunto e conheça um bom número de metodologias para que seja possível avaliar com uma base de conhecimento maior.

Separamos as 3 principais metodologias de ensino que você precisa conhecer nesta pesquisa!

Metodologia de ensino Freiriana

Esta metodologia foi desenvolvida inicialmente para a alfabetização, pelo pedagogo Paulo Freire. Seu princípio básico é a “pedagogia libertadora”, ou seja, a ideia de que cada indivíduo é agente da própria libertação à medida em que adquire conhecimento.

Por isso, as escolas que adotam a pedagogia criada por Paulo Freire tem como objetivo educar respeitando as condições socioculturais dos alunos e desenvolver neles um senso crítico.

Nesta metodologia:

  • O objetivo de educar é formar cidadãos livres
  • Busca-se formar cidadãos capazes de fazer questionamentos e agir para transformar o mundo
  • O papel do professor é escutar os alunos e buscar entender suas realidades
  • O professor é  incentivado a criar confiança nos alunos, para que eles produzam conhecimento

Outro ponto importante é que no método freiriano as escolas costumam não usar a aplicação de provas para os estudantes, mas, ainda assim, em algumas escolas isso pode acontecer.

Metodologia de ensino Construtivista

O construtivismo é uma metodologia baseada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget. Ele propôs que o conhecimento é adquirido através da interação da criança com o ambiente em que ela vive.

Essa metodologia de ensino entende que o aluno é a peça central na aprendizagem. Por isso,  ele deve ser estimulado a conquistar independência, resolver problemas e elaborar hipóteses e perguntas.

Nesta metodologia:

  • O professor é um auxiliador
  • O aluno deve ser incentivado à ter suas próprias experiências
  • As salas de aula possuem menos alunos
  • As salas de aula são organizadas em círculo
  • Os alunos são incentivados a interagir uns com os outros

Além disso, no construtivismo as avaliações são diagnósticas, ou seja, são instrumentos para que o professor entenda os desafios e desenvolva ações para melhorar o aproveitamento dos alunos nas disciplinas.

Metodologia de ensino Montessori

O método de ensino Montessori foi criado pela italiana Maria Montessori. Ele tem como pilares a valorização da autonomia do aluno dentro da escola e o respeito pelo tempo de desenvolvimento de cada criança ou jovem.

Em escolas montessorianas, os materiais didáticos ficam à disposição dos alunos, que podem escolher trabalhar temas que os interessem mais. Além disso, os estudantes também escolhem em que local desejam realizar suas atividades e por quanto tempo desejam se dedicar ao mesmo trabalho. É, também, uma metodologia muito afetiva.

Nesta metodologia:

  • O papel do professor é guiar e observar os estudantes
  • Os auxiliadores devem buscar entender as necessidades de cada criança
  • Os professores interferem apenas no necessário
  • As classes são formadas por alunos de diferentes idades para que haja troca de experiências
  • Os objetos da vida cotidiana, como copos e talheres,  são utilizados com fins pedagógicos

Além disso, a corrente montessoriana também defende que educar significa muito mais que ensinar conteúdos prontos. Para os adeptos dessa pedagogia, a educação vai desde o desenvolvimento da segurança e da criatividade do aluno até o amadurecimento social, emocional e intelectual dele.

Por: Amanda Guimarães

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