Retenção e captação de matrículas estão diretamente ligadas, afinal, quando alunos e famílias estão satisfeitos com a escola, fidelizam-se à instituição de ensino e, geralmente, acabam sendo clientes propagadores. Ou seja, o boca a boca acontece e a escola passa a ser procurada por mais pessoas em busca de uma educação modelo.
Para isso, fique atento à uma série de questões:
- Como anda a reputação da sua escola?
- Você tem entregado o que prometeu?
- O índice de avaliação do conhecimento dos alunos está satisfatório?
- Você incentiva seus professores a buscarem atualizações profissionais?
- Como está a estrutura física da sua escola?
- A escola comporta o grande número de alunos que você deseja atrair?
Neste artigo, você vai entender a importância de ações estratégicas de retenção, como atrair matrículas usando Projetos Pedagógicos e como usar a mídia espontânea a seu favor!
Como fidelizar pais e alunos no período de rematrícula?
Um dos maiores desafios das escolas no fim de ano é gerar valor aos pais e alunos e promover retenção de matrícula. Uma ação pedagógica bem realizada deve estar nas metas de matrícula do fim de ano. Por isso, pense quais são as melhores estratégias para que a instituição possa cativar os pais e alunos gradativamente e as coloque no papel.
Como aplicar isso na escola?
- Faça pesquisas de opinião para entender o que mais funciona na escola;
- Entenda seu público e faça propostas correspondentes à realidade;
- Busque agregar as famílias nas atividades escolares;
- Tenha um calendário pedagógico e administrativo estruturado;
- Comece a incluir as comunicações sobre matrículas com antecedência.
Passo a passo para a captação de matrículas usando Projetos Pedagógicos!
Os projetos pedagógicos são ótimos instrumentos para atrair e reter alunos, pois são capazes de atender os desejos das famílias, dos alunos e dos professores. Acontece da seguinte forma: Os pais estão sempre em busca de novidades que tragam novas experiências educacionais aos seus filhos e, nestes projetos, eles encontram o que estavam procurando.
Já os alunos, com o passar do tempo acabam ficando pouco entusiasmados com a rotina escolar e, para isso, um projeto pedagógico ajuda a trazer novidades, desafios e atividades extra classe. E para os professores, acaba sendo a grande chance de motivar os alunos e trazer inovação para a sala de aula!
1- Inclua os pais nas tomadas de decisão
Envolver pais e alunos nas escolhas e decisões da instituição é uma ótima maneira de gerar reciprocidade. Quando oferecemos algo bacana a alguém, automaticamente, geramos a necessidade de retribuição.
Comece incluindo a comunidade escolar nas decisões mais simples, como:
- Melhor horário para reuniões sobre o projeto;
- Que tipo de atividade é melhor para ser realizada dentro do projeto;
- Organização de eventos de conclusão de projetos;
2- Surpreenda sempre!
Quando se trata de instituição de ensino, surpreender é primordial na hora de fidelizar. Isso porque estamos lidando com a emoção dos pais que estão em busca do melhor para os filhos. Quando a escola trata os alunos como indivíduos, se importa com cada criança de forma única e promove ações de impacto para marcar a experiência infantil naquele ambiente, os pais se esforçam mais para manter os filhos na escola.
3- Divulgue o Projeto de forma estratégica
O marketing digital não pode ser deixado de lado pelas escolas, por isso, é necessário que a sua escola tenha, primeiramente, uma rede social ativa. É muito importante que o projeto pedagógico seja divulgado nas redes sociais da escola.
É interessante que:
- Sejam produzidos conteúdos de engajamento para os pais;
- Expectativa em torno do projeto e seus resultados;
- Prova social clara sobre o andamento do projeto pedagógico.
4- Saiba usar a Mídia espontânea a seu favor!
Se a sua escola possui mil alunos, podemos arredondar para cerca de 2.000 responsáveis. Imagine que a sua escola promoveu um projeto de letramento, e você incentivou os pais a usarem a hashtag #superliteratura. Se metade dos pais postarem alguma foto, eles vão impactar pelo menos outras 10 pessoas.
São 10.000 pessoas vendo o trabalho da sua escola sem nenhum investimento em publicidade!
5- Inclua um Projeto de Letramento no Planejamento Escolar 2022
Você já ouviu falar sobre o projeto que transforma alunos em autores de suas histórias? Com o Projeto SuperAutor, as crianças desenvolvem o letramento enquanto escrevem e ilustram seus próprios livros autorais. Isso ajuda a promover o incentivo à leitura, criatividade, protagonismo e contato com o mundo dos livros.
Veja o poder do Projeto Pedagógico SuperAutor na captação de novas matrículas!
Na mídia televisiva, e também impressa, o Projeto SuperAutor já foi citado em diversos canais, levando o nome das escolas a inúmeros lugares, gerando visibilidade e muitos resultados positivos!
Gostou dessa ideia? Leve o projeto SuperAutor para sua escola também!