As atividades para educação infantil são um verdadeiro treinamento para diversas habilidades que deverão ser desenvolvidas até a vida adulta. Na escola e em casa, as crianças aprendem muito com brincadeiras e jogos quando eles possuem uma intencionalidade pedagógica.
Quando as atividade para educação infantil são bem trabalhadas e tem objetivos pedagógicos claros, ainda que sejam aplicadas de forma lúdica, podem gerar mais efeitos positivos do que muitos modelos tradicionais de ensino. Por meio de atividades simples, podemos desenvolver:
- Criatividade;
- Psicomotricidade;
- Oralidade;
- Raciocínio Lógico;
- Destreza e senso corporal;
- Imaginação;
- Letramento.
Mas se engana quem pensa que as atividades para educação infantil se limitam apenas ao desenvolvimento básico da criança. A partir das atividades também podemos abordar temas muito importantes que são pouco explorados na educação infantil. A gestão de tempo, por exemplo, é uma habilidade que traz muitos benefícios ao ser humano e, ela pode ser desenvolvida por meio de atividades para educação infantil.
Quer saber como? Então continue aqui com a gente até o final deste artigo!
Gestão de tempo: Saiba como é importante estimular desde a infância!
A gestão de tempo faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa, principalmente na vida das crianças. Você já reparou como uma simples rotina ajuda a criar bons hábitos e comportamentos na infância?
Por outro lado, podemos perceber as consequências de quando a gestão de tempo não é trabalhada desde cedo. Adultos que deixam tudo para a última hora, que não sabem priorizar demandas, que não entendem a importância de separar tempo para eles mesmos e que procrastinam tarefas básicas do dia a dia não desenvolveram esta habilidade.
Por isso, para que a gestão de tempo possa ser trabalhada desde a infância por meio de atividades para educação infantil, é importante que os adultos também sejam exemplos. Quando estimulamos e, principalmente, mostramos o caminho para uma vida mais organizada e plena, as crianças se desenvolvem muito mais.
Isso ajuda a promover:
- Comprometimento;
- Autogestão;
- Responsabilidade;
- Persistência;
- Autoestima;
- Disciplina.
Com o passar do tempo, cada um desses benefícios se tornarão hábitos consolidados ao longo da vida da criança. Para isso, preparamos 4 atividades para educação infantil que vão te ajudar!
1- Cronômetro de trava línguas
Para ajudar na gestão do tempo, as atividades para educação infantil não precisam ser necessariamente focadas neste tema. Você pode estimular diversos sentidos e habilidades enquanto reforça a importância da administração do tempo para as crianças.
Com esta atividade você pode criar desafios de linguagem para a criança enquanto mostra a importância de respeitar o tempo estabelecido. Dá pra criar uma verdadeira gincana com esta atividade. Cada criança vai buscar desempenhar a função no tempo combinado e, para isso, elas precisarão de:
- Estratégia;
- Raciocínio lógico;
- Letramento;
- Oralidade;
- Noção de tempo.
2- Relógio quebrado
As crianças adoram uma contação de história durante as atividades para educação infantil. Por isso, aposte no lúdico e crie histórias fictícias para incentivar as crianças a pensarem a respeito da própria rotina. Por exemplo, você pode criar uma atividade com o nome “Joana quebrou o relógio”.
Nesta atividade, as crianças deverão ajudar a personagem Joana a completar as atividades do dia, indicando em quais momentos ela deve fazer cada tarefa. Isso pode acontecer de forma ilustrada, com fantoches, com imagens coladas na parede, e de diversas outras maneiras.
3- Quadro estrelado
Nesta atividade, você pode estimular a gestão de tempo usando uma atividade que gera recompensas. Primeiro, é importante listar com a criança o que ela precisa fazer durante o dia. Depois, com o combinado estabelecido, você pode ativar alarmes para ajudar a criança na realização das tarefas.
A cada tarefa concluída dentro do tempo acordado, ela colocará uma estrelinha no quadro, simbolizando seu comprometimento e responsabilidade durante todo o dia. O legal desta atividade é que ela promove autogestão. A criança que não conseguir realizar o que foi proposto, terá maior consciência de em quais pontos ela pode melhorar, com a ajuda dos adultos.
E aí, o que você achou dessas dicas? Comente aqui!