6 de janeiro - 2020

5 passos para desenvolver uma escrita criativa

Ser criativo e ter uma escrita criativa é uma das qualidades que as pessoas mais querem hoje em dia. O mundo em que vivemos está cada vez mais repleto de distrações e, além disso,  conta com uma tecnologia que se renova trazendo novidades à todo momento. Quando falamos sobre o ambiente escolar, esta atenção é ainda mais disputada por aparelhos, jogos, brincadeiras e inúmeras coisas que fazem o jovem de hoje em dia perder o estímulo pela leitura e pela escrita.

A escrita criativa é uma saída para esse cenário de desinteresse pela leitura. Não é apenas ter ideias geniais e inovadoras na hora de escrever. Na verdade, ela é a soma de algumas técnicas que ajudam na elaboração de um bom texto. A escrita criativa não está relacionada à inspiração, todos nós somos criativos, o que precisamos é exercitar esta habilidade por meio destas técnicas existentes. Assim, podemos nos aperfeiçoar e tornar nossa escrita cada vez mais criativa. 

Algumas técnicas para desenvolver a escrita criativa: 

  • Use figuras de linguagem
  • Aposte em palavras simples
  • Use voz ativa 
  • Reduza os adjetivos
  • Use frases curtas 

Além disso, seja esforçado e tenha uma boa disciplina para desenvolver métricas e definir os objetivos do seu texto. Definir esses objetivos previamente ajuda a estruturar as ideias antes mesmo de começar a escrever.

Porque é importante desenvolver a escrita criativa?

Elaborar e aperfeiçoar a escrita criativa é muito importante não só para quem lê, mas para quem está escrevendo. Este processo criativo inspira tendências, torna a pessoa mais rápida para gerar soluções e inovações, torna a pessoa mais corajosa e a deixa com facilidade para se comunicar.  

Por isso, teste alguns exercícios para tornar sua escrita criativa:

  • Reescreva a sua história favorita
  • Escreva sobre um gênero que você não esteja habituado
  • Crie novos finais para histórias existentes

Pensando em te ajudar a desenvolver uma escrita criativa, separamos os 5 passos principais para que você consiga prender a atenção dos leitores usando a criatividade!

1- Tenha o hábito da leitura

Não adianta querer escrever de forma criativa se você não buscar um repertório cultural por meio da leitura. Ler constantemente ajuda muito a escrever, e a qualidade da escrita está diretamente relacionada ao tempo gasto lendo. 

Por isso, busque diversificar seu repertório cultural lendo conteúdos diversos e diferentes gêneros linguísticos. Assim você terá a inspiração necessária para desenvolver uma escrita criativa!

2- Escreva diariamente

Como foi dito anteriormente, a disciplina e a perseverança são pontos chave para uma escrita criativa. Dessa forma, ter uma rotina textual é muito importante para treinar as técnicas que irão tornar sua escrita criativa. Então separe todos os dias um tempo específico para escrever, anote suas ideias e inspirações e pratique isso como um exercício diário e, assim, a escrita criativa se tornará cada vez mais comum e natural para você.

3- Seja curioso

Ser curioso é um dos pontos principais para se tornar um ser criativo. Como já sabemos, a criatividade é uma habilidade que desenvolvemos de acordo com nossos esforços e técnicas criadas. 

Mas uma das principais técnicas é usar a curiosidade. Quando somos curiosos, buscamos respostas e conhecemos novos caminhos e possibilidades à partir da nossa busca pelo novo. Por isso, ser curioso ajuda muito a ter uma escrita criativa. 

A dica é buscar informações diversas e ser interessado por assuntos que não façam parte da sua realidade. Dessa forma você terá mais informações para diversificar os assuntos na hora de escrever.

4- Seja conciso

É muito comum ver textos que usam e abusam da redundância para chegar a determinado assunto. É mais comum ainda ver pessoas que consideram esses textos chatos e difíceis de entender e, consequentemente de difícil engajamento. Assim, os textos redundantes acabam gerando pouco interesse nos leitores

A objetividade é uma aliada importantíssima para prender a atenção dos leitores e tornar a escrita criativa. Por isso, ao escrever o seu texto, você deve:

  • Relê-lo buscando eliminar palavras que não acrescentam ao texto
  • Evitar ser prolixo e redundante
  • Tentar resumir ideias com sentenças curtas
  • Ser o mais claro possível na transmissão de suas ideias

Além de tornar o texto mais claro, a concisão faz com que a leitura seja mais harmoniosa. 

5- Se coloque no lugar do leitor

Outra coisa super importante para ter uma escrita criativa é se colocar no lugar do leitor sempre. Quando nós pensamos nele em primeiro lugar, entendemos qual é o seu perfil e que tipo de coisas o deixa engajado na leitura, podendo assim, direcionar o seu texto para que a leitura se torne ainda mais prazerosa.

Dessa forma você poderá: 

  • Prever futuras dúvidas que o leitor possa ter
  • Brincar com as palavras de forma que ele entenda
  • Usar trocadilhos que façam parte do contexto dele

Essas pequenas ações tornarão sua escrita muito mais criativa e estimulante. E aí, gostou do passo a passo? Vamos começar a colocá-lo em prática?

Por: Amanda Guimarães