23 de agosto - 2021

5 dicas para promover o melhor ecossistema de aprendizagem na sua escola!

O ecossistema de aprendizagem envolve diversas áreas da escola. Um bom ecossistema parte desde a forma como a gestão escolar é conduzida, ou seja, envolve o projeto político pedagógico da instituição, a coordenação pedagógica, os projetos educacionais, as atividades e metodologias aplicadas e o plano de aula dos professores. 

Além disso, o ecossistema de aprendizagem também é influenciado:

  • Pela estrutura física da escola
  • Nível de interação com as famílias 
  • Confiança e comunicação estabelecida com os alunos
  • Interdisciplinaridade e inovação 
  • Diversidade e inclusão 

O aluno no centro do ecossistema de aprendizagem

No meio educacional, já foi muito comum que professores e especialistas fossem o centro do processo de ensino. Mas hoje em dia, cada vez mais profissionais da área de educação entendem que o professor não é o único detentor do conhecimento. Isso quer dizer que ele é parte importante do processo de ensino aprendizagem, mas que as experiências e saberes do aluno também devem ser considerados no ecossistema de aprendizagem. 

Dessa forma, mesmo que o professor tenha um plano de aula para seguir, é interessante não se prender tanto ao que foi planejado e permitir que a aula seja conduzida de acordo com as oportunidades de aprendizagem percebidas. Por isso, esteja sempre atento e aberto a ouvir e aprender com os alunos, eles podem te surpreender.

Protagonismo infantil previsto pela BNCC: 3 formas de colocar em prática!

Como desenvolver um bom ecossistema de aprendizagem? 

Quando a escola dá a atenção devida à construção do ecossistema de aprendizagem, toda a instituição percebe os benefícios. Os alunos se tornam cada vez mais interessados e com isso, o rendimento escolar aumenta. E é claro que, com alunos interessados no processo de aprendizagem, o engajamento familiar na escola também tem uma melhora significativa. 

Os pais começam a perceber o desenvolvimento dos filhos e a escola ganha credibilidade e muito mais relevância. Isso ajuda a promover retenção de matrículas, diminuição da evasão escolar e novas oportunidades de matrículas. Por isso, comece a planejar suas ações para a construção do melhor ecossistema de aprendizagem possível na sua escola.

Separamos 5 passos para promover um bom ecossistema de aprendizagem na sua escola!

1- Promova o desafio em todas as atividades escolares

O desafio é fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos. Ele estimula o interesse e promove engajamento escolar. Ele pode ser estimulado em sala de aula, ou por meio das atividades recreativas e pedagógicas. Envolva os alunos usando desafios e metas de aprendizagem, para que eles tenham ainda mais interesse em aprender e ainda assim, desenvolvam:

  • Persistência
  • Comprometimento
  • Auto Responsabilidade

Leia também: Como aplicar atividades para educação infantil fora da sala de aula

2- Estimule o ecossistema de aprendizagem cooperativa 

É muito importante que os alunos tenham um espaço para compartilhar seus conhecimentos uns com os outros. Isso gera diversidade e aumenta as possibilidades de aprendizagem, já que cada um poderá dividir o que aprenderam em seus diversos contextos sociais e familiares. 

3- Não abra mão da tecnologia na sua escola

A tecnologia é uma forte aliada na promoção de um ecossistema de aprendizagem eficiente na escola. Por meio dela, a escola pode se atualizar, promover inclusão, melhorar a comunicação com pais e alunos e promover inovação nos planos de aula. Por isso, as escolas devem buscar incluir processos tecnológicos que possam agregar positivamente no aprendizado dos alunos.

Projeto digital na escola: Promova engajamento e inclusão no seu PPP

4- Senso de comunidade

É importante que seus alunos, assim como toda a comunidade escolar, se sintam à vontade para expressar suas dúvidas, ideias, propostas e insatisfações. Um ecossistema de aprendizagem eficiente permite que os alunos possam influenciar ativamente as tomadas de decisões da escola, afinal, eles são os mais interessados e afetados pelo processo educacional.

Por isso, tenha sempre sua coordenação e direção aberta a conversas com os alunos, para que eles criem um relacionamento saudável com a instituição e, com isso, criem senso de comunidade na escola. 

5- Aposte em projetos estimulantes

O projeto SuperAutor é uma ótima ferramenta para quem quer criar um ecossistema de aprendizagem na escola. Neste projeto seus alunos poderão escrever e ilustrar o próprio livro autoral. Para os estudantes que estão em processo de letramento, o projeto ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura

Para os que já passaram dessa fase, ele auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo? 

E aí, vamos promover o melhor ecossistema de aprendizagem na escola? Coloque essas dicas em prática!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro do nosso conteúdo?

Preencha os campos ao lado e assine a nossa newsletter



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.