19 de dezembro - 2019

4 motivos- Aumente o engajamento dos alunos com projetos pedagógicos

Os projetos pedagógicos são ótimas ferramentas para auxiliar as escolas a melhorar o desempenho na hora de ensinar. Eles são atividades que complementam a aula e trazem uma perspectiva diferente ao conteúdo ensinado em sala. Para os alunos, estes projetos são uma fonte de engajamento enorme, porque eles ajudam a fugir da monotonia do dia a dia. Já para os professores, os projetos são ótimos para otimizar o tempo de aula e maximizar o rendimento escolar. 

O engajamento gerado por esta ferramenta pedagógica é fundamental para o crescimento da escola. Isso porque, alunos desengajados geram maus resultados e, consequentemente, uma menor credibilidade da escola para manter alunos e atrair novas matrículas. 

O engajamento dos alunos é muito importante para: 

  • Gerar confiança nos pais
  • Criar um relacionamento forte entre alunos e escola
  • Aumentar o marketing espontâneo da escola

Por isso, aposte em formas eficientes de aumentar o engajamento dos alunos em sala de aula. Você pode experimentar modificar o método de aplicação das aulas, testando ferramentas educacionais. Sair da rotina do dia a dia é muito importante para manter o interesse dos alunos e, o professor deve trazer novidades sempre que possível para melhorar suas aulas. 

Além disso, você pode criar espaços de comunicação e interação com os alunos, para entender o que eles pensam a respeito das aulas e o que eles esperam delas. A comunicação entre aluno e professor é muito importante para o engajamento escolar. Por isso, busque sempre alinhar as expectativas com seus alunos:

  • Observando a sua turma
  • Ouvindo seus alunos
  • Entendendo a realidade de cada um
  • Buscando a reciprocidade 

Outra coisa importante para aumentar o engajamento dos alunos é optar por formas de avaliar diferenciadas. A tradicional prova é uma avaliação bastante criticada por educadores. Ela gera inseguranças e medos desnecessários e, acredita-se que ela não é a melhor forma de avaliar o desempenho real dos alunos. 

Por isso, tente diversificar sua avaliação e tente uma forma mais prática, entendendo as realidades e observando os esforços. Isso gera engajamento por ser uma forma empática de trocar conhecimentos.

4 motivos para usar projetos pedagógicos para aumentar o engajamento dos alunos

Como vimos, os projetos são excelentes em ajudar os professores a deixar suas aulas mais interessantes. Mas se além de todos estes benefícios ditos anteriormente nós ainda não te convencemos a aplicar ferramentas pedagógicas no ensino da sua escola, fique calmo!

Separamos uma lista de 4 motivos que vão te convencer a usar os projetos pedagógicos na sua escola. 

1- Eles aumentam a criatividade dos alunos

Os alunos estão acostumados à rotina do dia a dia na escola, sempre marcada pelas mesmas atividades, festividades e momentos de recreação. Sair da rotina e explorar momentos criativos com as crianças é essencial para o desenvolvimento infantil. 

Trabalhar a criatividade ajuda a: 

  • Melhorar a forma como as crianças se expressam
  • Criar um pensamento crítico
  • Promover o raciocínio lógico

Os projetos pedagógicos oferecem a ferramenta necessária para que você incentive a criação livre nos seus alunos.

2- Melhoram o relacionamento da escola com os pais

Os projetos pedagógicos em sua grande maioria são atividades que envolvem toda a comunidade escolar. Os pais fazem parte desta comunidade e devem ser participantes ativos de todo o processo educacional. Por isso, aproveite os projetos pedagógicos para criar atividades para casa, estimular visitas dos pais à escola e incentivar a participação deles em atividades de pais e filhos, como por exemplo:

  • Rodas de leitura
  • Palestras para os pais
  • Gincanas
  • Oficinas

3- Incentivam a autonomia

Para que uma criança cresça e se desenvolva com eficiência, é necessário que os pais e os demais adultos à sua volta aprendam a controlar aquela vontade natural de proteger e tomar à frente, impedindo que a criança tenha autonomia em suas ações. 

Sabemos que não é fácil deixá-las tomar suas próprias decisões e fazer suas coisas sozinhas, mas isso é essencial para que elas desenvolvam a autonomia necessária para viver em sociedade. Por isso, os projetos pedagógicos são aliados eficientes. Isso porque eles promovem atividades que estimulam a criança a fazer algo por conta própria e experimentar!

4- Aumentam a autoestima 

O fato de estimular a criação autoral e a experimentação empírica, promove na criança uma confiança e uma autoestima que as encoraja a continuar buscando aprender cada vez mais

Isso é importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, porque quando a criança não tem autoestima, ela não é motivada o suficiente para se interessar pelos conteúdos passados em sala, o que diminui o engajamento na escola e acarreta uma série de problemas. Por isso, use os projetos pedagógicos para aumentar a autoestima dos seus alunos e promover um sentimento de capacidade 

Projeto SuperAutor

Você já ouviu falar sobre o projeto SuperAutor? Ele é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros. 

Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

E o resultado do projeto é visto no Super Evento de Autógrafos, realizado pela escola para que os alunos possam autografar os livros e receber o carinho e o prestígio da família!

E aí, gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo com alguém apaixonado pela educação!

Por: Amanda Guimarães